Home | Bebê e Infantil | Método montessoriano: quarto de criança

Método montessoriano: quarto de criança

Já ouviu falar no método montessoriano? Esse método tem como base a independência da criança e a exploração das atividades motoras e sensoriais. Com isso, decorar o quarto dos pequenos sob a ótica desse estudo é a dica de decoração do ZAP em Casa desta semana.

Método montessoriano: premissas

No método montessoriano é importante deixar a criança livre para explorar o seu espaço e tomar suas próprias decisões. Aqui, a ordem é quanto menos, melhor! Com uma decoração minimalista, a criança consegue explorar tudo o que está disponível no quarto, e ainda por cima desenvolve a concentração.

metodo montessoriano 1

Tudo ao alcance dos pequenos

No lugar do berço, coloque uma cama baixa, ou somente um colchão no chão, dessa maneira, a criança consegue se levantar e deitar sozinha. Espelho na altura da criança também é indicado para que ela se veja e se reconheça. Além disso, é preciso ter um espaço que estimule a higiene pessoal.

No quesito objetos, eles variam de acordo com idade. Eles devem ser lúdicos, de preferência, e em alguns casos é preciso ter a supervisão dos pais.  Lembre-se que é sempre bom manter os objetos favoritos ao alcance dos pequenos, de acordo com o método montessoriano, é a criança que deve conduzir suas escolhas e ser motivada para isso. Fotos, livros e quadros devem ser posicionados na altura do olhar da criança.

método montessoriano 2

Cama quarto montessoriano loja Irmãs Sampaio

Método montessoriano: organização

Para manter tudo no lugar, aposte nos organizadores de plásticos, que além de econômicos, são leves e podem ser empilhados, estimulando assim, a ajuda da criança na arrumação do ambiente. Outra sugestão são as estantes para colocar livros apoiados apresentando a capa, para impulsionar a leitura, e também nichos de madeira que organizam e decoram.

Nessa matéria há mais dicas de uma especialista no assunto e aqui você encontra objetos para quarto infantil montessoriano criativos e feitos à mão.

Texto: ZAP em Casa

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.