Home | Dicas | Frida Kahlo

Frida Kahlo

>

Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 em Coyoacán, um subúrbio da Cidade do México. Uma artista que nunca na verdade teve tempo de ser treinada pra ser artista e uma mulher com uma vida tremendamente intensa, complexa e dramática. Talvez tenha herdado uma forma especial de olhar o mundo a partir de seu pai Guillermo, um fotógrafo que sempre admirou fotografar como passatempo. Foi seu pai que conseguiu suas primeiras aulas de desenho. Nessa época, de 1922 a 1924, Frida estudou na Escola Preparatória e ela demonstrou que tomava jeito pra pintura e desenho quando nas cartas em que escreveu pro seu primeiro amor, Alejandro, já decorava com alguns pequenos desenhos.
Em 17 de setembro de 1925, Frida sofreu um acidente sério em um transporte público da Cidade do México o que quase custou sua vida e fez com que não pudesse mais atender às aulas de desenho. Ela ficou deitada em uma cama durante meses e esse estado de inatividade forçou-se a procurar uma atividade, o que foi ajudado de certa forma pelos seus pais que a presentearam com pincéis, telas e tintas. Frida pintou entre 1926 e 1928 diversos auto-retratos e retratos de sua família.

Auto-retrato de Frida Kahlo

Em 1929, Frida casa-se com Diego Rivera, um dos maiores pintores muralistas da história do México e isso limitou sua produtividade como artista. Ela durante alguns anos viveu apenas acompanhando Diego no papel de esposa em suas viagens de negócio. Mas é digno dizer que Diego sempre considerou a opinião de Frida como a mais importante em seu trabalho. Frida trabalhou apenas gradualmente e muito mais de acordo com impulsos que tinha e estimulada pelos vários problemas que teve durante o período inicial de casamento com Diego Rivera. Ela teve, por exemplo, duas gravidezes interrompidas, o que rendeu algumas pinturas que refletiam a habilidade das mulheres em suportarem a realidade, crueldade e sofrimento.

Casamento de Frida e Diego – 1929

Em 1938, Frida teve uma primeira exibição na Cidade do México na galeria da universidade e que foi organizada por Diego. Algum tempo depois teve uma exibição em New York organizada por Julien Levy que teve uma repercussão muito boa e foi inclusive citada pela revista Times. Nessa exibição Frida conseguiu vender algumas de suas pinturas e também a partir disso no México potenciais compradores passaram a ter interesse em seu trabalho. Em 1939, teve sua primeira exibição na Europa, em Paris, a convite do surrealista André Breton. A exibição foi um sucesso e apreciada por pintores como Picasso, Juan Miró, entre outros.

Frida Kahlo – 1938

Reconhecimento como uma grande artista foi seguido por tragédias em sua vida pessoal. Quando ela se divorciou de Diego em 1939, caiu em depressão e isso refletiu no resultado de seu trabalho. Como para Frida era importante ser independente financeiramente, aceitou alguns trabalhos comissionados, que nem sempre era coroados com sucesso devido ao seu pouco comprometimento. Mesmo depois da reconciliação com Diego em 1940, ela continuou convicta de ser independente de Diego e participou de várias exibições. Seu reconhecimento no México foi crescendo bastante o que resultou em um prêmio nacional por sua pintura “Moses”.

“The Two Fridas” – 1939 – 1940

Nos anos 40, sua saúde foi ficando cada vez mais sensível e ela foi forçada a repetitivamente interromper seu trabalho criativo. Um ano antes de sua morte em 1954, Frida teve a primeira exibição solo no México e foi um grande evento e alegria. Frida fez questão de participar da exibição e foi transportada em cima de sua própria cama até a galeria.

Como acontece frequentes vezes com alguns artistas, a verdadeira apreciação pelo trabalho de Frida só aconteceu após sua morte. O trabalho de Frida reflete algumas das representações humanas mais verdadeiras e poderosas do nosso tempo e será inestimável para futuras gerações. Como ela mesma registrou em uma cara para Carlos Chávez, em 1939, “I didn’t expect anything from my work but the satisfaction that I gained from simply painting and expressing what I otherwise could not put into words”. Ela conseguiu transportar pra suas pinturas sofrimentos e sentimentos que ela própria viveu que dificilmente poderia ser transcritos.

Última foto de Frida e Diego – 1954

Museu Frida Kahlo na Cidade do México – “Blue House”
Frida e Diego viveram nessa casa de 1929 a 1954

O Elo7 selecionou algumas peças artesanais inspiradas no talento da mexicana Frida Kahlo:

T-shirt Frida Kahlo da Fernanda França

Bolsa Frida Kahlo da Chikita

https://www.elo7.com.br/item/1FB06/

Vaso inspirado em Frida Kahlo da Arte-Sã Atelier

https://www.elo7.com.br/artesaatelier/
https://www.elo7.com.br/item/1A053/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.