Home | Faça você mesmo | Como fazer abajur com garrafa

Como fazer abajur com garrafa

abajur_pap

Para o passo a passo de hoje, a ideia é reutilizar vidro para decoração! Quem comanda o passo a passo é a lojista Alessandra Carvalho, do Atelie Decoreco. O conteúdo foi apresentado originalmente no site parceiro VivaDecora e agora está aqui para também aprender como fazer abajur com garrafa!

Vamos lá? Acompanhe os passos e fotos!

Escolha uma garrafa bonita e que tenha uma base larga para equilibrar a cúpula. Leve a um vidraceiro para que faça furo na garrafa de 2,5 a 3 mm.

abajur_pap1

Materiais necessários para parte elétrica:

  • fiação para abajur com interruptor
  • 1 rolha,
  • 1 niple,
  • 1 porca para niple,
  • 1 soquete,
  • 1 bucha de borne (parte dourada),
  • estilete,
  • chave de fenda.

Passe o fio por dentro do furo da garrafa e puxe a extremidade do fio para fora da garrafa até o interruptor ficar bem próximo do furo, e dê um nó, o nó serve para proteger o fio. Abra o fio ao meio em sua extremidade com o auxílio do estilete. Da parte que foi aberta ao meio deverá ser retirada todo o plástico/borracha, ficando exposto a parte de cobre. Use estilete ou de alicate próprio para descascar fio.

abajur_pap2

Agora, você pode utilizar uma rolha usada, ou comprar alguma que já tenha 1 furo no meio, geralmente usada para garrafa de azeite. A rolha deverá ser cortada com o auxílio de uma serrinha, o tamanho ideal é 1,5 cm, o diâmetro do niple.

Coloque o niple no furo que você fez na rolha, existe niple pronto já cortado e existem barras de niple, o tamanho ideal é de 2,5 cm. Para prender o niple na rolha coloque a porca. Encaixe a rolha, com o niple e a porca no soquete e vá girando até encaixar completamente no soquete. Passe o fio pelo niple até percorrer todo o soquete.

abajur_pap3

Desparafuse um pouco os dois parafusos da bucha de borne (parte dourada) para que você consiga colocar as pontas do fio. Dentro da bucha de Borne (parte dourada) existe um parafuso na parte interna que é fixado dentro do soquete, após o encaixe dos fios pressione essa peça para o interior do soquete de modo a encaixar o parafuso, feito isso e aperte o parafuso. Pronto! A parte elétrica do seu abajur já está pronta. Faça o teste para ver se acende, se não acender, desencaixe e veja se soltou algum fio!

Vamos para a cúpula forrada de tecido!

abajur_pap4

Meça o diâmetro e a altura da sua cúpula para saber quanto você irá precisar de tecido. Corte o tecido deixando 2,0 cm de margem superior, inferior e nas laterais para acabamento. Passe cola branca com rolinho de espuma na cúpula e vá assentando o tecido respeitando as margens superiores e inferiores, vá alisando de dentro para fora para tirar as bolhas e rusgas. Estique o tecido e dobre as margens do tecido superior e inferior para o interior da cúpula. Passe cola quente cobrindo a parte de metal da cúpula e corte qualquer excesso com tesoura ou estilete.

abajur_pap_final

Agora sim! Seu abajur com base de garrafa está pronto para decorar! Gostou da ideia e quer ver mais luminárias criativas? Encontre aqui!

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.