Home | Faça você mesmo | Como fazer um quiet book: aprenda a fazer o livro sensorial

Como fazer um quiet book: aprenda a fazer o livro sensorial

Você já ouviu falar em quiet book? Esse livro feito de tecido, feltro ou até EVA é uma ferramenta que estimula a coordenação motora fina das crianças. Além disso, o livrinho sensorial estimula os sentidos com seu mix de cores, formas e texturas. E que tal aprender como fazer um quiet book? O tutorial não é difícil, mas requer algum tempo de trabalho para preparar as “páginas” recheadas de materiais para as crianças explorarem. Confira o vídeo do livro de pano que preparamos aqui na redação do Blog do Elo7 e inspire-se para criar o seu!

Como fazer um quiet book: veja inspirações para criar o seu

+ No Elo7 você encontra os livros sensoriais mais criativos para presentear os pequenos

+ Brinquedos feitos à mão: confira a seleção de produtos aqui

Como fazer um quiet book: materiais necessários

  • feltros coloridos
  • manta acrílica
  • linha e agulha
  • caneta permanente
  • botões
  • velcro

Faça você mesmo!

A inspiração para criar o quiet book pode vir de uma estória infantil ou então você mesmo pode criar uma historinha para seu filho ou filha explorar. Ou ainda, cada página do livro sensorial pode proporcionar uma experiência diferente.

Para fazer o livro, recorte 4 retângulos de feltro com 40 x 20 centímetros. Recheie dois retângulos com manta acrílica para deixar a página macia. Costure com agulha grossa e linha para bordar todo o contorno. Nessa etapa, se você preferir deixar o livro mais firme, coloque 2 retângulos de papel paraná cortados com tamanho um pouco menor do que a página do livro. Faça isso com os outros dois retângulos e una as páginas do livro costurando o meio.

Na capa, você pode fazer uma personalização com o nome da criança, um boneco ou boneca para vestir, balões feitos com feltro, fita e velcro. Use caneta permanente para fazer detalhes pequenos ou se preferir, borde com agulha e linha de bordado.

Para fixar o velcro, use fita dupla face ou costure com linha mais fina.

E nas demais páginas, vá fazendo aplicações de botões (costure bem para não soltar enquanto a criança brinca com o livro) e peças para encaixar, como flores, frutinhas, sorvete, bolo etc.

Em uma das páginas do livro que montamos aqui na redação do Blog do Elo7 utilizamos dedoches da Chapeuzinho Vermelho. Os moldes você pode baixar gratuitamente clicando aqui. Aproveite também para conferir o passo a passo da montagem.

A inspiração para fazer as páginas do livro sensorial pode estar nos elementos da natureza ou até nos números, letras e formas

Como fazer um quiet book: confira algumas dicas

  • coloque números e abecedário para estimular o aprendizado
  • brinque com alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes
  • inclua estórias (ou até a história da criança nas páginas)
  • coloque nas páginas bolsos e espaços para encaixar peças do próprio livro!

Mais ideias para fazer para as crianças:

Encontre opções no Elo7:

Quiet Book cheio de detalhes, encontre aqui.

 

Quiet book casinha de boneca. Encontre aqui.

 

Quiet book casinha de cogumelo. Daqui.

Curtiu aprender como fazer um quiet book? Você já criou brinquedos para seus filhos (ou sobrinhos, alunos)? Conte-nos aqui nos comentários!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.