Home | Faça você mesmo | Faça você mesmo: arranhador de gatos com playground

Faça você mesmo: arranhador de gatos com playground

gato_play

Achou que nossos queridos pets ficariam de fora dos projetos de upcycling? Nossa comunidade criativa também se lembrou deles! Depois das ideias para embalagem e decoração, agora a vez é dos bichanos. Quem nos ensina a criar um arranhador para gatos que também é um super playground todo reaproveitado é o Durva Simão do Ateliê Feito à Mão.

Para fazer também, anote os materiais e siga os passos abaixo!

materiais

O artesão, que é amante dos peludos, explica que gatos adoram caixas de papelão e arranhadores e foi daí que surgiu a ideia. Juntando esses dois elementos à paixão pela reutilização, resolveu criar um divertido playground e/ou casinha para os gatos.

Dica do artesão

Durva recomenda que antes de colocar a mão na massa, você faça um breve esboço do projeto, anotando as medidas de largura, altura e profundidade. Isso vai ajudar nos cortes e na dimensão do arranhador/playground. Qualquer que seja o desenho da sua estrutura, ele deverá ser composto de bases horizontais (placas de papelão) e colunas (tubos de papelão).

A montagem

Passo 1: Para fazer as estruturas horizontais, corte as placas de papelão nas medidas que projetou e corte um tubo de papelão rígido em várias fatias de 2 a 3cm cada. Para cada estrutura horizontal, faça um “sanduíche”, colando as fatias do tubo entre 2 placas de papelão idênticas. Dessa forma, sua estrutura horizontal ficará bem firme para suportar o peso do gato, sem envergar.

papelao

Passo 2: Depois de feitos os “sanduíches”, corte várias tiras de papelão na medida suficiente para cobrir as placas e vá colando-as de pé (imagem acima), sobre as placas, uma ao lado da outra, até cobrir totalmente a superfície. Então, corte as rebarbas e pronto. Estão prontas as estruturas horizontas, que já servem também como arranhadores.

passo1

Passo 3: Corte os tubos de papelão na medida necessária para fazer as colunas e os pés. Depois, monte e cole as estruturas horizontais e verticais, de acordo com seu projeto. Reforce toda a colagem com fita crepe e deixe até que a cola seque totalmente. Depois de seco, retire a fita.

gato_play1jpg

Por último, enrole e cole a corda ou barbante de sisal nas colunas e faça o acabamento que desejar no restante. Você pode pintar, revestir com papel, passar verniz, etc. Depois de tudo pronto, é hora de instalar o arranhador de gatos no melhor lugar da casa e apresentar ao seu gatinho seu novo brinquedo!

play_pronto

O lojista conta para finalizar que este formato é apenas uma referência para o seu projeto, mas que vale criar estruturas mais simples e com outros desenhos também. A equipe do blog agradece o empenho do Durva e de todos que colaboram com ideias tão criativas de reaproveitamento!

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

21 comentários

  1. Gostei, vou tentar fazer um pra minha gatinha!

  2. Marcela, o link para a loja não está funcionando, pelo menos aqui no meu browser.
    Obrigado.
    https://www.elo7.com.br/designfeitoamao

    Durva.

  3. oba!!! isso muito me interessa!! tenho 5 fofinhas!! bj

  4. É lindo, adorei… mas só o papelão não aguentaria um dos meus gatos! Ele é grande e pesadinho! rs

  5. Tenho 19 gatos e por isso algumas partes da estrutura teriam que ser mais resistentes, mas sem deixar de utilizar o papelão pois realmente os gatos não conseguem resistir a uma boa caixa de papelão!

  6. Achei a ideia mto legal, mas gostaria de entender melhor, sob a base de papelao, cola tirar de tubos e por cima tiras de papelao? Foi isso que entendi, e depois encaixa os tubos grandes ebrolados no sisal? Agradeço se esclarecerem

    • Marcela Stump

      Olá!
      Você deve cortar as tiras de papelão e colá-las justapostas para as bases. Para as colunas, cole os círculos de papelão. : ) E depois, passe o sisal no entorno.
      Será que ficou mais fácil? Boa criação!

  7. Por favor, poderiam explicar melhor o passo 1? Não entendi como cortar o tubo de papelão e juntar com as placas de papelão.

    • Marcela Stump

      Oi, Thaís! Tudo bom?

      A ideia inicial da montagem é cortar o papelão ondulado em tiras com a mesma largura e ir colando uma a outra. E então, quando terminar de fazer toda a base, recorte o círculo (um buraco), onde vai encaixar o tubo, que será a pilastra da estrutura. Será que ficou mais simples? Essa dica de juntar fatias de papelão é para que fique mais resistente. Porém, você pode também grudar grandes placas para cada andar caso o seu gato não seja muito pesadinho. ;)

      Obrigada e venha sempre nos visitar!

  8. Eu acho que você deveria fazer um vídeo explicando o passo a passo. É bem criativo, mas não consegui entender bem, pegar todos os detalhes. Um vídeo explicativo seria uma boa. Parabéns pela ideia. bjos

  9. Amei! Vou tentar fazer! To com três agora e preciso que saim de cima dos sofás :P Porem to embananada em como foi feita a colagem o tubos nas partes horizontais :( Tipo, as partes que foram coladas para baixo, as partes que ficarão em contato com o chão como pé, eu entende, mas não entende os tubos mais altos… A colagem por cima das é suficiente pra dar fixação na peça ou foram feitos buracos e os tubos passaram por dentro? O.o

    • Marcela Stump

      Olá! Faça sim, Evelyn!
      Segundo a criativa que desenvolveu a peça, a estrutura é suficiente para a fixação. :) Encaixe os tubos entre os papelões. Boa criação!

  10. Marcela, iniciei a minha estrutura me baseando na sua, mas ainda tenho dúvidas em relação a base. No texto diz pra cortar tiras dos tubos pra fazer um sanduíche, mas se eu utilizar duas placas com tiras no meio e mais as tiras horizontais coladas por cima, a base ficará enorme e não é o que parece na foto. Pode me explicar melhor como faço uma base mais resistente por favor? Obrigada.

    • Marcela Stump

      Oi, Juliana!
      Como você está? Obrigada pela visita! Que legal que gostou do projeto e começou a colocar em prática! Nas imagens, é a artesã Durva quem ensina o projeto e deixarei também com você o contato de sua loja para tirar dúvidas: https://www.elo7.com.br/designfeitoamao
      Para a estrutura, dê uma olhadinha na imagem acima do passo 2: ela corta os papelões em tiras estreitas e cola suas superfícies. O resultado é uma base mais firme, mas não muito grossa. Utilize papelão ondulado e vá cortando várias faixinhas com a largura do seu playground. :) Será que ajudamos? Obrigada!

  11. Alexandre Furlan

    Marcela, olá!
    Adorei a ideia da Durva. Muito interessante mesmo. Entendi todos os passos. Mas percebo que muitos estão com dúvidas. A sugestão da Sabrina é pertinente. Fazer um vídeo seria mais fácil de entender.
    Abraços,
    Alexandre Furlan
    Amante do faça você mesmo, principalmente por envolver trabalhos manuais, considero-me artesão, ;).

    • Marcela Stump

      Oi, Alexandre! Esse projeto faz o maior sucesso mesmo! Vamos fazer o convite para a lojista! Vai que rola mesmo um vídeo bem completo? Aproveite para conferir esse passo a passo também para os bichanos: https://blog.elo7.com.br/faca-voce-mesmo/brinquedo-interativo-para-gatos.html Acho que vai gostar!

      • Alexandre Furlan

        Você leu meus pensamentos?
        Fiz uma parecida ontem a noite para a minha gatinha. A minha foi feita com caixa de sapatos, furos aleatórios de várias formas, bolinhas de papel e uma bolinha com sininho dentro que comprei em um petshop. Ela adorou. Mas percebi que não irá durar muito tempo, pois ela fica tentando entrar dentro da caixa pelos buracos. OBS.: lacrei a caixa com fita crepe.

        Abraços,

  12. Amei a ideia, vou colocar em prática agora nas minhas férias. Será que pode ser pintado??
    Não entendo mto de felinos,mas surgiu uma vira-latinha na minha casa, e tem alegrado bastante meu filho, e todos nós. Quero dar um presente pra ela, mas esses brinquedos são muito caros.

    Como gosto de trabalhos manuais, amei a proposta…

    Acho que a tinta não faz mal pros gatinhos, né??

  13. Muito legal! Parabéns!
    É muito importante manter os gatinhos ativos e oferecer arranhadores para que não arranhem os móveis…afinal, eles precisam arranhar e se não tiverem o lugarzinho deles, vão nos móveis…rs

    Uma dica legal também, além do sisal é testar outros materiais pra saber qual o seu gato mais gosta!
    E se logo de cara ele não se interessar, não desanime!
    É preciso estimular ele a brincar e interagir. Muitos gatinhos não estão acostumados então em um primeiro momento se mostram desinteressados, mas é necessário insistir, mostrar que é legal e que ali ele pode arranhar e brincar a vontade! Dá super certo! =)

  14. Boa noite, você teria como passar as dimensões dele? Gostei do tamanho, está perfeito para o nosso bichano <3