Home | Festas | Casamento | Casamento sustentável, é possível realizar um eco wedding?

Casamento sustentável, é possível realizar um eco wedding?

Embora a maioria de nós possua a ligeira impressão que este é um tema bastante atual, gostaria de dizer que, na verdade, a ideia de sustentabilidade já existe a mais tempo que imaginamos. Mundialmente falando, este conceito surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environment – em junho de 1972, em Estocolmo. Isso mesmo, já faz mais de 40 anos que esta ideia vem se desenvolvendo e tomando força. Mas vamos logo à parte que nos interessa: casamentos! Como elaborar um casamento sustentável?

Casamento sustentável: é possível realizar um eco wedding?

Falar em sustentabilidade para casamentos com certeza é algo interessante e, até certo ponto, bem instigador: será que é possível?

Mas é claro que é! E estou aqui para ajudá-las a dar este toque especial em seu evento. ;)

Para as noivinhas que querem que seu grande dia seja mais sustentável, algumas medidas podem ser tomadas e escolhas podem ser feitas em prol do meio ambiente! Claro que para algumas noivinhas algumas dessas medidas podem parecer radicais, mas ao mesmo tempo outras são bem fáceis de serem aplicadas. Veja abaixo algumas opções:

  • Use papéis reciclados e/ ou papel semente para confecção de convites e itens de papelaria.
  • O casamento de dia economiza eletricidade. Abuse da luz natural, do pôr do sol e da beleza das velas!
  • Fazer a cerimônia e a festa no mesmo local ou em locais próximos ajuda muito a diminuir a poluição causada durante o deslocamento dos convidados. Além disso, contratar vans para transporte dos convidados evita que cada um utilize seu próprio carro, o que também reduz a poluição com este deslocamento.

+ Encontre aqui lembrancinhas de suculentas!

Decor, lembrancinhas e comidinhas!

  • Lembrancinhas: uma opção linda e sustentável são as mudinhas de plantas! Fica um charme e você pode escolher a plantinha que mais gosta. Tem noivas que optam por pimenteiras, margaridinhas, alecrim, etc.
  • Na decoração, priorize as flores plantadas ao invés de arranjos com flores soltas, que serão descartadas após o evento. As flores plantadas poderão ser reutilizadas normalmente após o seu evento! Ainda na decoração, dê preferência a móveis de madeira de demolição e fibras naturais.
  • Quanto a alimentação, dê preferência a alimentos da época, orgânicos e que não façam uso de agrotóxicos. Procure empresas que também se preocupam com sustentabilidade e que, por exemplo, destinem corretamente o óleo utilizado.

garrafas

A realização de um casamento sustentável é para as noivas que realmente acreditam na ideia e fazem desse o seu estilo de vida. Nós sempre podemos ficar atentos e ajudar a manter nosso ambiente limpo e saudável, mesmo que nas pequenas coisas.

Juntos fazemos a diferença, e num casamento também é possível!

Caso você possua outras ideias sustentáveis para casamentos, não deixe de comentar aqui embaixo. Eu e outras noivinhas iremos adorar tomar conhecimento!

casamento sustentável

Imagens de decoração de casamento: Pinterest

Apaixonadas por casamentos, as irmãs Karina, Vanessa e sua mãe Angela queriam proporcionar para esse mercado um alto padrão de organização e profissionalismo. Quando conheceram o formato da franquia Sweet Beginnings, não tiveram dúvidas que seria perfeito trazê-la para o Brasil. Vem conhecer!

Veja mais posts deste autor.