Home | Festas | Datas Comemorativas | Dicas de decoração para o arraiá das crianças

Dicas de decoração para o arraiá das crianças


Por Dani Toledo, da Gabi Pinheiro arte em eventos

Um dos festejos mais adorados pelas crianças é a tradicional festa junina. Organizá-lo, porém, não é tarefa fácil. São muitos detalhes, comidas e é claro, a decoração cheia de elementos craft! Para deixar sua festa muito mais criativa, econômica e sustentável, vou dar algumas dicas para decoração de festa junina infantil reaproveitando itens que você já tem em casa.

Para agradar as crianças, que até hoje se encantam com essa festa tradicional, não poderá faltar muita cor, texturas e sabores. Vamos lá, chame os pequeninos e comece “a caça ao tesouro”!

Sabe aquele tecido que você comprou e guardou, com absoluta certeza de que um dia usaria? Aquela colcha de retalhos? A passadeira de renda? O caminho de mesa de crochê? Os botões, as fitas, lacinhos e os cordões? A barra da calça? A panelinha de sua filha, o baldinho do seu filho? O santinho de devoção? A bandeja, a lata, a garrafa, o pote, o potinho e o potão?

Então! Tudo isso são verdadeiros tesouros que estão aí e precisam apenas de um toque especial. Para começar, as bandeirinhas. Não podem faltar, né?

Você poderá utilizar as bandeirolas tradicionais de papel de seda, com retalhos de tecidos, revistas, jornais e até com os lindos desenhos de seu filho. Confie em mim: fazer bandeirinhas é uma tarefa que as crianças adoram!

Para ficar ainda mais com a cara dos pequenos, você poderá escolher algum espaço e montar uma mesa em que as delícias fiquem ao alcance da criançada. Sem esquecer os devidos cuidados, é claro! Não tem uma mesa baixa? Estenda uma toalha no jardim, como num piquenique. Para agradar as crianças o que importa é sair da rotina, muito mais do que seguir as convenções dessa data. ;)

Colorir sua mesa não será difícil, use toalha ou apenas passadeiras. O tecido não precisa ser chita. Use aquele que está guardado, a colcha de retalhos, a toalha de renda. Aqui tudo pode!

Se as bandeirinhas não podem faltar, o chapéu é um verdadeiro curinga da decoração junina! É possível utilizá-lo de várias formas, não somente para compor o visual caipira.

Escolha alguns pontos do espaço a ser decorado e pendure-os. Devidamente higienizados e protegidos do contato direto, também dá para colocar os alimentos, bebidas ou ainda como cachepôs. Para enfeitar os docinhos, dê vida às forminhas guardadas no armário, reaproveite potinhos de papinhas e geleias!

Os brigadeiros, beijinhos e paçocas complementam deliciosamente os sabores desta festa. Para dar uma graça aos saquinhos tradicionais de pipoca, aplique algum detalhe. Aquela barra ou bolso de calça que sobrou em casa pode virar porta-guardanapos.

Se você foi utilizar flores na decoração, prefira vasinhos, pois flores plantadas têm maior durabilidade. Depois, é só replantar e cuidar para que novas flores possam nascer. Forre o vasinho com tecido (tem até passo a passo aqui no blog) ou até mesmo com um saco de papel, fica lindo!

Se preferir as flores na água, a dica é reaproveitar, a garrafa PET ou de vidro. Dê um toque com um laço de chita ou fita de cetim. Complemente o arranjinho com as flores do seu jardim!

Para identificar os ambientes da sua decoração, um simples pedaço de madeira ou papelão vira uma linda placa. Basta escrever o que deseja com giz de cera ou tinta guache e fixá-la com uma fita ou tira de chita. Um charme, não é mesmo? Já para identificar os quitutes na mesa você pode utilizar este pap que divulgamos aqui no blog, com pregadores de roupa forrados de tecido, uma graça!

Descubra as preferências de sua família e amigos, assim saberá o que não poderá faltar nesta deliciosa festa. Além de músicas, danças e muitas brincadeiras. Veja aqui uma lista bacana de brincadeiras juninas para entreter as crianças. Afinal, uma festa será sempre para celebrar a vida!

Espero ter despertado em você um novo olhar aos objetos de casa. Abuse de sua criatividade para reaproveitar e transformar uma coisa simples em maravilhosa! Um beijo e…

(Imagens: Dani Toledo e Paloma Lopes)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.