Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Fabiana, da 1 Up Móveis

Lojista em destaque: Fabiana, da 1 Up Móveis

Olá! Meu nome é Fabiana Bertone, de São Paulo. Minha paixão é o garimpo e restauro de móveis antigos. A vontade de repaginá-los com muita cor e estampas diversas fez surgir a minha marca 1 Up móveis.

Sempre gostei de trabalhar com arte e processo criativo, tanto que deixei de lado minha profissão de dentista para me dedicar ao artesanato! Por muitos anos, trabalhei com mosaico,fazia projetos e dava aulas. Paralelamente, me dedicava a cursos de restaurações de móveis, como de técnica de pátina e pinturas especiais. Visitar brechós em busca de peças para restaurar sempre esteve entre meus passeios!

No começo, era eu mesma que cuidava de tudo: trabalhava na restauração, lixava e pintava os móveis. Tudo para economizar e tornar o negócio mais lucrativo. Mas percebi que para obter um acabamento perfeito acabava usando mais tinta e tinha até mais gastos! Comecei a terceirizar parte da mão de obra e desde então, os móveis têm um acabamento perfeito e aparência brilhante.

A mim, ainda cabe a liderança de todo o processo criativo que começa na busca pelos móveis perfeitos até a escolha de cores, combinação de puxadores, de tecidos alegres e junção de estampas e texturas. Ver o resultado final das peças é o que me dá maior prazer! Penso que resgatar um  móvel descartado por algum motivo, velhinho e destruído e poder transformá-lo em uma peça nova, colorida e estilosa é muito gratificante.

Hoje em dia, conto com uma casinha que funciona como um showroom da minha marca. É lá que recebo clientes que querem ver as peças de perto e posso estocar a variedade que produzo. Antes, no início, era a minha casa que parecia um brechó, com móveis restaurados por todos os cômodos.

Da mesma forma que separei o trabalho da minha casa, também é fundamental ter disciplina e planejamento para levar adiante um negócio próprio. Cuido de toda a administração da marca enquanto meu filho está na escola ou vai dormir, mas percebo que quando a gente faz o que gosta, sempre se encontra  um jeito de conciliar tempo /trabalho /casa /família! Mas tudo compensa ao receber avaliações de clientes satisfeitos e elogios pelo reconhecimento do meu trabalho. O Elo 7 tem ajudado no crescimento de minha loja com todo o suporte que oferece, além de possibilitar o acesso à venda dos produtos.

Quando comecei meu negócio tinha poucos produtos cadastrados, aí logo começaram as vendas e fui investindo em mais e mais produtos. Hoje a 1 Up  é minha fonte de renda e  o retorno é aplicado em novos produtos e repaginações.

 Se me perguntarem qual produto é o meu xodó na loja, acho difícil de dizer. Toda hora me encanto por um móvel que fica pronto! Ver o antes e depois é muito bacana. Mas talvez meu preferido seja o cadeirão de bebê, este daqui, que é muito antigo e vira um carrinho. Adoro os criado-mudos e as cadeiras também.

Já entre outras lojas colegas de Elo7, sei bem minhas preferidas! Sou fã da Duoo Papelaria Artesanal que recentemente fez todo o meu kit de cartões e tags para os produtos. Gosto também da Banana-Cazza que faz lindos trabalhos em crochê e Juliana Curi que vende almofadas coloridas bem ao estilo 1 Up.

Adoro resgatar a vida dos móveis herdados e cheios de história.  Uma vez repaginei um criado-mudo que era da minha avó para vendê-lo, mas ao finalizar, acabei ficando com ele pelo valor simbólico que representava, pois era algo que remetia a minha infância. E percebo que é bem isso o significado da releitura de relíquias e antiguidades. O móvel entra em cena novamente e traz consigo toda sua história.

Além dos mobiliários antigos na decoração ser uma tendência que nunca sai de moda, acho que devemos pensar duas vezes antes de descartar aquele móvel da vovó. Penso que precisamos reaproveitar peças que foram muito bem produzidas, com madeiras nobres e duráveis. Depois de restauradas, podem se destacar em qualquer ambiente com muita beleza e charme, basta dar “um up” neles. É um gesto de sustentabilidade e essa é minha proposta.

Faça uma visita à 1 Up Móveis e conheça mais garimpos da Fabiana.

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

16 comentários

  1. Amei amei amei !!
    Me identifiquei muito .
    Não sei passar por móvel velho ,quebrado ,sujo ou algo que tenha sido jogado fora sem parar e pensar em como poderia ser reaproveitado .
    Parabéns pela criatividade !!!

  2. Amei amei amei !!
    Me identifiquei muito .
    Não sei passar por móvel velho ,quebrado ,sujo ou algo que tenha sido jogado fora sem parar e pensar em como poderia ser reaproveitado .
    Parabéns pela criatividade !!!

  3. Amei amei amei !!
    Me identifiquei muito .
    Não sei passar por móvel velho ,quebrado ,sujo ou algo que tenha sido jogado fora sem parar e pensar em como poderia ser reaproveitado .
    Parabéns pela criatividade !!!

  4. Adorei Fabiana. Criatividade é tudo……….

  5. Fabiana, penso como você.

    Acho muito triste encontrar móveis e caixotes(que é o meu caso) jogados, descartados. Precisamos lembrar que o móvel foi uma árvore que deixou de ter vida para servir ao homem inanimada.

    É questão de honra respeitar móveis e outros arteftos de madeira.
    Parabéns pela sua criatividade, pela sua loja, e tudo é lindo!
    Abraço

    Lia Faccio – artesanato ecológico

  6. Carolina - Caçambaria

    Muito Legal!!!
    A Caçambaria ( http://www.elo7.com/cacambaria ) também tem essa proposta, mas, nós garimpamos na rua, nossos móveis são resíduos transformados!!! Sem duvida a 1 up é uma inspiração as peças são lindíssimas!!! Parabéns Fabiana!!!

  7. Yoná Valentim | Chiquitabacana

    Parabéns pelo trabalho!

  8. Yoná Valentim | Chiquitabacana

    Parabéns pelo trabalho!

  9. Yoná Valentim | Chiquitabacana

    Parabéns pelo trabalho!

  10. muito bacana, gostaria de ter uma profissão dessa!! (:

  11. muito bacana, gostaria de ter uma profissão dessa!! (:

  12. muito bacana, gostaria de ter uma profissão dessa!! (:

  13. maria de fatima de oliveira andrade

    olha eu amei td que vc fez,me indentifiquei demais com voce kkk,quero fazer meu atelier ,tipo o seu em minha casa e vc me deu otimas dicas . bjos foi um prazer conhecer seu trabalho .

  1. Pingback: Na mídia «

  2. Pingback: Na mídia «

  3. Pingback: Na mídia «