Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Tiago, da Mafagafo

Lojista em destaque: Tiago, da Mafagafo

mafagafo1

Olá! Sou o Tiago e minha loja no Elo7 é a Mafagafo. Produzo brinquedos, instrumentos musicais infantis, desafios e outros artigos em madeira, proveniente de retalhos de marcenarias e madeiras certificadas.

Cresci na cidade de Itu, interior de São Paulo, e desde pequeno gostava de desmontar coisas e fabricar meus próprios brinquedos. Martelava, serrava, amarrava, colava e me divertia muito com essa bagunça. Sempre fui estimulado pela minha família a criar coisas, tanto que no meu aniversário de 9 anos, meu avô me deu uma furadeira de verdade!

Não sou marceneiro formado, minha formação é de músico e professor de música, mas nunca deixei o hobby da marcenaria e, nas férias escolares, ajudava um marceneiro com quem aprendi técnicas valiosas sobre madeira. Na minha casa, fazia questão de produzir os móveis.

mafa-post

O negócio dos brinquedos começou quando já casado e morando em Salto, resolvemos abrir uma loja de brinquedos educativos, pois minha esposa e eu trabalhávamos com crianças e sabemos da importância desse tipo de brinquedo na sua formação intelectual e social. De brincadeira, fui produzindo umas coisinhas pra vender também na loja e acabou dando tão certo que fechamos a loja e continuei com a minha produção, vendendo em feiras e também para lojas do ramo.

Meu trabalho com música e com crianças me incentivou a desenvolver uma linha de instrumentos fora do convencional. Fazíamos oficinas de instrumentos com sucata e quando uma engenhoca funcionava legal, passava para a linha de instrumentos.

A Mafagafo virou coisa séria quando em 2010, resolvi me dedicar exclusivamente à produção dos brinquedos. Criamos coragem e vimos que era possível cair de cabeça nessa brincadeira. Com mais tempo para me dedicar, a técnica foi aprimorada e novos produtos surgiram, a qualidade aumentou e os prazos de entrega diminuíram. Por enquanto ainda temos muita dificuldade quanto à programação de ganhos, pois a venda do brinquedo é sazonal e precisamos sempre buscar novos clientes e produtos.

mafa-post2

As feiras ajudam muito a superar a época em que os pedidos de lojas esfriam e é ótima opção de conhecer o cliente. O contato direto nos faz entender as expectativas e necessidades de cada público, além de ser um prazer imenso ver uma pessoa comprando um produto feito por você mesmo!

Encontrar o lugar certo para vender também faz uma enorme diferença e nos faz perceber que existe público para qualquer produto, mesmo os menos comuns. O Elo7 é uma referência de bons produtos e um ponto de encontro de artesãos e apreciadores de artesanato. Fiquei imensamente feliz quando a minha filha me contou sobre um site que vendia artesanato e que qualquer artesão podia ter sua loja nele. Tem me ajudado muito, tanto nas vendas como na divulgação e também como selo de qualidade do meu produto.

mafagafo33

Sobre o meu local de trabalho, posso dizer que a minha oficina é ambulante, pois gradativamente vai crescendo e o espaço vai se tornando pequeno e apertado devido ao aumento da produção. O negócio começa de mansinho no quintal, e de repente, percebemos que tem coisas espalhadas pela casa toda! Hoje, depois de 4 mudanças, ocupo dois cômodos na casa da minha sogra e a oficina ficou mais organizada. Já está pequena de novo e estou estudando alugar um salão e arrumar um ajudante, pois os produtos são feitos exclusivamente por mim. Todas as etapas da produção: coleta de retalhos em marcenarias, seleção, corte, furação, lixamento, pintura, montagem, embalagem e venda. Ufa! O artesão tem dificuldade em delegar seu serviço, pois, para ele cada produto é uma arte única.

Minha esposa me ajuda muito na parte da divulgação, atendimento nas feiras e na criação de novos produtos, pois, também é pedagoga e conhece como ninguém o universo infantil.

Hoje tenho 34 anos e acredito que tenha encontrado o trabalho que mais me estimula e mais me desafia. É arriscado, mas é ótimo ter o próprio negócio. Espero um dia poder retribuir todo o apoio que tenho recebido da minha família, amigos e Elo7.

Muito obrigado, um abraço e sejamos todos felizes!

Tiago Mafagafo

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

22 comentários

  1. Adorei sua estória, Tiago. Identifiquei-me na hora como você quando disse que tem dificuldade em delegar tarefas… nós, artesãos, temos mesmo este pensamento de que ninguém fará nosso trabalho tão bem quanto nós…rs E eu, que sou muito perfeccionista em tudo que faço, fica ainda mais complicado..rs
    Legal perceber a paixão pela arte, pelo que se faz. Também tenho esse grande sonho que é viver exclusivamente do meu trabalho como artesã. Comecei há algum tempo na área de cosméticos artesanais (sabonetes, aromatizadores, sachês, hidratantes, etc) e não me vejo fazendo outra coisa!
    Boa sorte na sua empresa e muito sucesso! É um trabalho muito bonito!
    Abraço.

    • Fláva, tudo bem?
      Obrigado pelas palavras de incentivo! Te desejo toda sorte por aí e muito trabalho duro! Já estou sentindo o cheiro!!!.
      É tão gostoso que o tempo voa!!
      Um abraço e seja feliz!
      Tiago Mafagafo

  2. Aeeeeee!!! Obrigado pela matéria e por toda a força que tenho recebido de vocês! Um abraço e sejam felizes!
    Tiago Mafagafo

  3. Parabéns!! Pela motivação, pela força de vontade, por acreditar naquilo que faz! Tb amo o que faço e considero uma arte(sou dentista) … além disso a música e os brinquedos educativos são partes importantes da formação em cada um de nós!

    • Daniela, tudo bem?
      Legal que gostou dos brinquedos!! É um resgate ao brincar pra valer! A criatividade rola solta com esse tipo de brinquedo!!
      Boa sorte aí com sua arte de cuidar dos sorrisos!!
      Um abraço e seja feliz!!
      Tiago Mafagafo

  4. Adorei os brinquedos e ainda mais a o crachá da primeira foto. =D Parabéns!

    • Monica, tudo bem?
      Que legal que gostou!!
      A Reatech é um evento fantástico!! Pena que ainda poucos tem acesso a tudo que é oferecido lá!
      Um abraço e seja feliz!
      Tiago Mafagafo

  5. Nivea Relvas

    Parabéns Tiago! Pela iniciativa, pelo carinho com as crianças e pelo seu trabalho.

  6. Tatiana Ramalho Brown

    Olá Tiago! Adorei a sua história, me identifiquei! Sou Musicoterapeuta e também Educadora Musical, trabalho com crianças e também tenho este “veio” com as artes manuais. Sinto que uma arte completa a outra na minha vida, e tudo segue em harmonia… Gostaria muito de falar contigo, conhecer seu trabalho mais de perto e também seus instrumentos! Minhas crianças vão adorar essas novidades! Um grande abraço!

    • Tatiana, tudo bem?
      Que legal que gostou!! Os instrumentos são tudo de bom mesmo!! Todos esquisitos mas bacanas rsrs. Precisa conhecer o som!!! É coisa de gente grande!!!
      Em breve, postarei vídeos para melhor apresentação dos brinquedos! Aguarde.
      Obrigado, quebre tudo e seja feliz!
      Tiago Mafagafo

  7. Conheci de pertinho o trabalho da Mafagafo, e posso dizer que é GENIAL! Dá vontade de comprar um de cada! as formas, as cores, a criatividade, dá pra ver o talento e o carinho do Thiago em todas as peças. Presentes inesquecíveis!

    • Renata, tudo bem?
      Obrigado pela força!! E aproveito para também dizer que adorei muito o seu trabalho!
      Ah! E peço desculpas pelo meu barulho e bagunça lá na feira!!
      Um abraço e seja feliz!
      Tiago Mafagafo

  8. Olá Tiago!!!! Fiquei encantada com sua trajetória pq é uma trajetória de sonhos e realidade, sou artesã e descobri você através de uma amiga a Renata França q que expos junto contigo na Mega Artesanal, ela compartilhou sua página pq temos o hábito de ajudar divulgando um bom trabalho e tinha certeza que o seu seria quando vi que faz com amor,carinho,dedicação e capricho. Adorei cada detalhe, também sou Pedagoga e amei a sua idéia muita criativa mas o que me chamou a atenção é que você é feliz no que faz e eu amo fazer o que faço então é muito gratificante encontrar artesões com tanto afinco, Parabéns!!!!! Sucesso!!!!! e muitas Alegrias que você com seu trabalho vai levar a muitas crianças e adultos que não querem crescer.

    • Nossaaaaa!!! Obrigado Coisitas da Sú!! Fico muito feliz que tenha gostado e em saber que tem muita gente que pensa como a gente!! E vamos que vamos!
      Quebre tudo e seja feliz!!
      Tiago Mafagafo

  9. Tiago,gostei demais dp visual de seus brinquedos! Gostaria de saber preços e como compra-los! Abração!

  10. Parabéns, Tiago! Adorei seus produtos, lindos! Com certeza, ainda vai crescer muito pois há um grande mercado interessado em produtos mais artesanais, feitos com exclusividade, com todo o carinho. Tb acho que todo artesão tem um pouco de dificuldade para delegar partes da produção. Isso está acontecendo comigo, pois minha produção aumentou muito. Que leve muita alegria às crianças ! Sucesso!

    • Teresa, tudo bem?
      Que legal que gostou e que bom que não sou o único fominha que não consegue delegar tarefas rsrs!
      E vamos quebrando tudo!!!
      Um abraço e seja feliz!
      Tiago Mafagafo

  11. Oi Thiago. Que surprêsa!! Estava visitando o site e de repente vejo sua foto!! Gostei muito da forma como escreveu. Nós da Pirilampo Brinquedos somos suas fãs.
    Selma

    • Aeee Selma!
      Obrigado! Fico feliz que está por aqui também! Devo confessar que sou fã da sua loja também!
      Semana que que vem vou bagunçar por lá!
      Um abraço e seja feliz!
      Tiago Mafagafo