Home | Manual de técnicas artesanais | Aromatizador: descubra a história das essências

Aromatizador: descubra a história das essências

O aromatizador produzido artesanalmente é uma mistura de óleos aromáticos, álcool de cereais e água. A sua utilização tem como finalidade proporcionar uma experiência olfativa agradável, seja para lembrar o cheiro que infância, de chuva, do campo, do orvalho… Sua utilização se dá como forma de lembrancinhas, aromatizadores de ambiente ou perfumes artesanais para casa.

aromatizador
Aromatizador da loja Nuvem de Alegria

Conheça as origens do aromatizador

As primeiras essências aromáticas surgiram há 2000 a.C.. No Antigo Egito, os aromas eram utilizados pelos nobres e faraós. Eram também utilizados nas cerimônias fúnebres, onde os faraós recebiam banho de óleos aromáticos.

+ Conheça mais sobre a utilização das essências

+ Aqui tem muito mais técnicas com o Manual Artesanal

Veja algumas essências indicadas para cada canto do seu lar:

  • Na sala: para despertar a atenção, vá de aromatizador de alecrim. Já para promover o relaxamento, vá de eucalipto. A canela traz aconchego e calor.
  • Na cozinha: utilize aromas cítricos, como os de laranja, tangerina, limão ou capim santo. Ervas como tomilho e manjericão neutralizam odores na cozinha e também são uma boa opção.
  • No quarto: vá de aromas que promovam o relaxamento, como melissa, camomila, lavanda e mandarina. Para deixar o clima mais romântico, boas alternativas são essências de rosas, patchuli, sândalo e ylang ylang.
  • No banheiro: utilize aromatizadores que remetam ao cheiro de limpeza, como capim limão, cidreira, eucalipto, verbena, limão.

+ Aromatizadores para lembrancinhas e outras ocasiões

+ Produtos para higiene pessoal, criativos e feitos à mão

Além do aromatizador para a casa no formato tradicional, as essências artesanais também são utilizadas em produtos diversos, como velas, sabonetes, cremes e cosméticos, produtos capilares, cheirinhos para carro, guarda-roupa, dentre outros.

Os aromatizadores geralmente são extraídos de flores, frutos, raízes e plantas diversas, mas há também aromas produzidos sinteticamente e que remetem a cheiros bem específicos, como o cheiro da chuva ou de carro novo!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.