A técnica artesanal que vamos explorar neste capítulo é o arraiolo, uma arte dedicada a criar desenhos com fios de lã. Vamos conhecer mais, ver referências e trabalhos criativos?
Arraiolo: lã vira desenhos e tapetes
Nas técnicas manuais, há sempre variações de definições e estilos dependendo da cultura e país. O ponto que chamamos de arraiolo no Brasil, já foi conhecido em alguns países com outros nomes. Por exemplo, ponto cruz oblíquo, ponto de cruz curto e comprido, ou ainda ponto de trança eslavo. Interessante, não é? Você já ouviu outro nome para arraiolo?
No Elo7, há capas de almofada feitas de arraiolo e também outras técnicas manuais.
Origem do ponto
O ponto em questão já era praticado pelos povos eslavos, e também era bastante conhecido nos bordados hispano-árabes. Porém, não pode deixar de ser considerado também uma tradição forte bizantina. Todas essas origens levam os estudiosos e pesquisadores a definirem que o arraiolo tem influência marroquina e foi disseminada pelos mouros. Os países que solidificaram essa arte foram Portugal e Espanha. Muito provavelmente veio para o Brasil com imigrantes destes dois países.
Hoje o ponto arraiolo já é bastante difundido com esse nome em diversos países e virou sinônimo de bordado de tapete ou painéis para cabeceira. Quem pratica, também cria variações dessa arte em capas de almofada e barrados.
Como é feito o trabalho
A trama com fios de lã é feita sobre uma base pintada com um gráfico. As telas são rígidas e feitas de juta ou algodão. Para a criação do ponto, são feitas duas meias cruzes com lã. O ponto é relativamente simples e os desenhos são diversos: geométricos, florais, animais, paisagem. Primeiro se cria o contorno do desenho feito na tela e depois o preenchimento. Para a finalização, é comum engomar a criação e colocar no entorno franjas de lã combinando.
Encontre trabalhos com a técnica nesta seleção de produtos criativos.
Para relembrar outros estilos de bordado que já passaram por nosso manual: ponto cruz e ponto russo.