Home | Manual de técnicas artesanais | Artesanato sustentável: afinal, o que é isso?

Artesanato sustentável: afinal, o que é isso?

Você certamente já ouviu falar em artesanato sustentável. Mas você sabe o que significa isso? Esse novo capítulo do Manual de Técnicas Artesanais explica essa modalidade do feito à mão. Confira!

Objetos recicláveis são pano de fundo para obra do artista plástico Vik Muniz

+ Arte com sustentabilidade, encontre aqui

Artesanato sustentável: o que é isso?

A modalidade que une diversas técnicas artesanais com sustentabilidade ambiental tem o objetivo de criar arte com o reaproveitamento de itens recicláveis.

Com a produção de resíduos a cada dia maior e a necessidade de reavaliar o consumismo desenfreado, surge uma nova demanda: a reutilização de itens que podem ser recicláveis. O artesanato entra nessa esfera de forma a aproveitar resíduos diversos, como polímeros plásticos, metais, vidros entre outros para criar objetos decorativos, funcionais e artísticos.

Dos artigos artesanais produzidos a partir de resíduos, estão os objetos decorativos, mas são inúmeros artigos que podem ter como matéria-prima recicláveis.

Dentre os materiais mais utilizados, além dos acima citados, estão também as madeiras. Essas são quase que totalmente reaproveitadas! Caixotes de madeira, paletes de armazenamento industrial e transporte são matérias-primas muito utilizadas na criação de mobiliário artesanal, além de outras peças decorativas.

O artesanato também é uma forma de expressão cultural de um povo. E o artesanato sustentável não fica fora desse movimento! Talvez esta seja a mais genuína forma de expressar a arte dessa geração, que tanto consome e gera toneladas de resíduos diariamente, como nunca antes fora produzido.

No Elo7 dá para encontrar diversas formas de artesanato sustentável. Para os apreciadores do feito à mão, o marketplace é um prato cheio para a arte aliada à sustentabilidade.

Um dos principais artistas plásticos que cria arte com objetos recicláveis é Vik Muniz. O brasileiro radicado nos Estados Unidos usa de alimentos às pedras preciosas em suas artes.

Curtiu conhecer mais sobre o artesanato sustentável? Aproveite para explorar outras técnicas artesanais no nosso Manual. Clique aqui!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.