Home | Faça você mesmo | Customização de lenço ou echarpe: veja o passo a passo

Customização de lenço ou echarpe: veja o passo a passo

Com a chegada dos dias gelados, é hora de tirar do guarda-roupa os lenços e echarpes. E que tal dar uma repaginada nos seus acessórios gastando bem pouco? É possível deixá-los mais atuais com pompons, tassel (as franjinhas que estão em alta) e até contas e miçangas. Veja o passo a passo da customização de lenço e crie em casa um novo acessório!

Customização de lenço ou echarpe: materiais necessários

  • 1 lenço ou echarpe
  • fita de franjas ou de pompons
  • cola para tecido
  • lãs ou linhas coloridas
  • tesoura
  • linha e agulha
  • contas ou miçangas (opcional)

Passo a passo

Um dos jeitos mais simples e com efeito mais charmoso para customizar lenço é aplicando a fita de tassel (fita de franjas) ou de pompons, conhecida como grelô.

Para fazer dessa forma, é simples. Passe cola para tecido na borda do lenço.

Aplique a fita de pompom ou franjas. Deixe secar muito bem antes de usar.

A customização de lenço ou echarpe é bacana de ser feita colocando pompons ou tassels nas bordas do tecido. Se você quiser fazer dessa forma, comece fazendo pompom de lã assim: enrole a lã em um garfo, dando bastante voltas (de 30 a 50, para ficar bem cheio). Passe um pedaço de lã por entre os dentes do garfo e dê um nó. Tire a lã do garfo e corte as laterais para abrir o pompom.

 

O tassel você pode fazer de forma parecida. Enrole a linha ou lã por dentre os dedos dando de 20 a 30 voltas. Tire dos dedos, amarre um pedaço de linha em um dos lados e abra com a tesoura embaixo. Não se esqueça de passar uma linha no meio do novelo feito à mão para facilitar na hora de aplicar no lenço.

+ Veja nesse passo a passo como fazer o pompom perfeito!

Para aplicar no lenço ou na echarpe, use uma linha de costura e agulha. Passe a linha com um nó no meio do pompom. Prenda-o costurando no lenço.

Para aplicar o tassel, faça da mesma forma.

A aplicação de contas também é um jeito de deixar seu lenço descolado. Aplique pequenas contas costurando-as com agulha e linha.

+ Encontre lenços e echarpes no Elo7!

Curtiu a customização de lenço? Quer mais ideias de passo a passo para fazer ou customizar em casa? Confira nossa categoria de posts repletos de ideias para fazer já!

Imagens externas: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.