Home | Faça você mesmo | 24 dicas de atividades para fazer com as crianças em casa

24 dicas de atividades para fazer com as crianças em casa

A pergunta que não quer calar é: como entreter as crianças em casa? As férias estão só no começo e, se por enquanto ainda não rolou aquela viagem em família, selecionamos aqui 24 dicas de atividades para fazer junto com os pequenos. Separe materiais, use a criatividade e mãos à obra!

Tem passo a passo de castelinho feito com caixa de papelão! Veja aqui como fazer

24 dicas de atividades para fazer com as crianças em casa

Massinha de modelar

Com receitas fáceis (e até para crianças intolerantes ao glúten), as massinhas de modelar são um sucesso entre os pequenos e com certeza distrai por um bom tempo! Aqui tem receita tradicional com farinha de trigo e aqui com amido de milho.

A receita de massinha de modelar tradicional leva farinha de trigo

 

E essa adaptação leva amido de milho, ideal para crianças intolerantes ao glúten!

Bilboquê

Que tal aproveitar a oportunidade de estar mais perto das crianças para mostrar brincadeiras de antigamente? O Bilboquê é uma das nossas sugestões de atividades para fazer com os pequenos e o passo a passo é bem simples. Veja aqui.

Bilboquê é diversão garantida para as crianças!

Máscara de raposa

Tem feltro ou EVA por aí? Que tal fazer uma máscara pra se divertir? Aqui a gente mostra o passo a passo e tem até molde para imprimir e facilitar a confecção da máscara. Confira.

Passo a passo superfácil pra fazer. Aproveite materiais diversos por aí!

Quiet Book

Até mesmo os bebês podem ser beneficiados com um passo a passo para distraí-los nesse período de quarentena! O quiet book é um livro sensorial que estimula os sentidos com texturas, formas e cores. Veja aqui como fazer um.

Como fazer um quiet book: veja inspirações para criar o seu

Dedoches da Chapeuzinho Vermelho

Os fantoches de dedo são uma ótima ideia para entreter as crianças e fazê-los faz parte da brincadeira! Aqui fizemos o passo a passo e disponibilizamos os moldes para ajudar. Confira.

Esses dedoches são fofos demais!

Tiara da Frida Kahlo

Um passo a passo pra lá de fácil é o da tiara Frida. Para fazê-lo, utilizamos fio de malha, mas você pode utilizar lã ou até uma camiseta velha para fazer! Depois, é só decorar com flores artificiais e começar a diversão! Confira aqui o PAP.

Fridinha? Temos também!

Máscara de leão e de joaninha

Ah, não tem nada mais divertido do que criar histórias com fantasias para as crianças! Nesse DIY, disponibilizamos moldes para confeccionar máscara de leão e também de joaninha. Tudo fácil de fazer com feltro ou EVA. Veja aqui!

Fofura mode on: baixe os moldes e faça as máscaras com as crianças!

Jacaré feito com caixa de ovo

Esse passo a passo é para reaproveitar um item que iria para descarte e que pode virar um brinquedo! A gente ensina como fazer um bichinho utilizando a caixa de ovo. Sim, aquela mesmo de papelão! Confira aqui.

Jacarezinho com material reaproveitado

Cinco Marias

Outra brincadeira dos nossos tempos para fazer e apresentar às crianças! Os saquinhos de tecido que são jogados para cima aqui são recheados com grãos de arroz, mas pode ser com areia ou até uma pedrinha. Veja como fazer.

5 marias passo a passo: crie com feltro ou retalhos de tecidos diversos

Jogo da velha em feltro

Aqui fizemos uma versão diferente e bem fofa! O jogo da velha em feltro é feito na tampa de uma caixa e já facilita guardar o brinquedo. Confira aqui o passo a passo.

Faça numa caixa para já guardar as pecinhas!

Slime feita com tapioca

A slime é um sucesso entre as crianças e não poderia faltar por aqui! Só que essa é diferente: feita com tapioca, é fácil de fazer e vão poucos ingredientes. Confira esse passo a passo aqui.

Slime de tapioca? Veja aqui como fazer!

Bichinhos de dedos

Esse tipo diferente de dedoche também vai divertir as crianças! Disponibilizamos nesse link os moldes para baixar, recortar e brincar aí na sua casa!

Clique para baixar os moldes de bichinhos

Teatro de fantoches

E já que tem dedoches e bichinhos de dedo, que tal fazer um teatrinho para brincar? Use papelão, papéis coloridos e retalho de tecido para a cortininha. Aqui a gente explica direitinho como fazer!

O cenário perfeito para os dedoches é superfácil de fazer!

Blocos de empilhar

Esse DIY é bacana para fazer com retalhos de madeira. Os blocos estimulam a criatividade, imaginação, a concentração e o raciocínio lógico das crianças. Confira o PAP aqui.

Veja como fazer os blocos de empilhar aqui.

Carimbo de batata

Os carimbos são um sucesso entre os pequenos! E dá para fazer com batata, num passo a passo supersimples e rápido! Confira aqui como criar.

O carimbo de batata é ideal para estampar tecido também!

Quadro sensorial para bebês

O busy board é uma atividade  gostosa de fazer e deixará seu pequeno entretido por alguns momentos! Confira o passo a passo aqui nesse link.

Busy board estimula os sentidos dos bebês com cores e texturas.

Cabaninha

Tem materiais por aí? Que tal fazer uma tenda para as crianças brincarem? Com ripas de madeira e tecido, vale criar esse espacinho novo para brincadeiras! Veja aqui como fazer.

E que tal fazer uma cabaninha, que é tão típica dos quartinhos montessorianos? Aqui nesse post ensinamos o passo a passo para você mesmo criar a tenda para seus filhos!

Jogo das formas

Feito com EVA, esse joguinho é ótimo para treinar os pequenos a conhecerem formas e parear as peças com o tabuleiro. Confira como fazer.

Diversão de um jeito rápido e fácil de fazer!

Tiara com orelhinhas

Um arco e alguns materiais, é tudo o que você precisa para criar tiara com orelhinhas para as crianças! Veja como fazer.

Tiara de orelhinhas: projeto simples e rapidinho de fazer!

Aparador de livro

Esse projeto é para organizar os livros e reaproveitar um brinquedo já sem uso. O aparador é feito com dinossauro e colorido com spray. Veja aqui como criar.

Aparador de livro de dinossauro de plástico: aprenda a criar

Pote da calma

E, se depois de um dia tentando criar entretenimento com as crianças as energias se esgotarem, vá de pote da calma! Com garrafinha plástica, glitter, detergente e corante, dá para fazer esses potinhos que garantirão alguns momentos de tranquilidade por aí! Confira o passo a passo.

Ufa! São muitas ideias para entreter as crianças (e sabemos que isso não é tarefa fácil de fazer!). Que tal então compartilhar esse post com outros pais, avós, tios e tias? Vale a ajudinha, não é mesmo?

Brinquedos criativos: encontre tudo no Elo7!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.