Home | Manual de técnicas artesanais | Costura francesa: o que é e como fazer

Costura francesa: o que é e como fazer

Costureiras costumam ter domínio de diferentes tipos de costura e acabamento. Porém, quem está iniciando na área do artesanato e universo feito à mão, pode ainda não se familiarizar aos termos. Vamos então desvendar hoje o que é costura francesa. Confira abaixo como é e quando deve ser aplicada!

Costura francesa: o que é e como fazer

Você sabe distinguir uma costura francesa ao ver uma peça costurada à máquina? Com essas dicas, vai ser o primeiro passo para ficar craque.

Uma costura francesa é, de fato, um método para fazer uma costura dupla. Ela é utilizada para esconder as arestas do tecido da roupa ou peça em questão. A costura francesa é aplicada com maior frequência para fazer artigos de vestuário, mas também pode ser feita em vários outros projetos de costura. O seu acabamento é limpo e elegante, sempre dando um ar diferenciado à peça.

+ Para fazer à máquina: almofada em forma de nuvem! Tendência em quarto infantil.

costura francesa

+ Desvende a costura invisível e saiba quando aplicar às suas criações feitas à mão.

É uma técnica que faz com que as costuras feitas à mão fiquem resistentes, sem rebarbas e com aparência profissional. Essa costura pode substituir a necessidade de uma overloque (costura reforçada realizada em roupas para que tenha vida útil prolongada).

+ História e aplicações do corte e costura: hoje e no passado.

Algumas dicas da web para sua costura francesa:

Costura francesa fica melhor em bordas retas. Evite fazer em curvas, como golas.

Use o ferro ao fazer as costuras francesas e também teste e treine antes em tecidos simples.

Aplique uma margem de no  mínimo 1,6 cm. Pode ser necessário ajustar a quantidade de margem antes de cortar o molde.

+ Produtos e materiais relacionados à costura no Elo7: busque aqui.

+ Decoração, criatividade e inspirações para o seu ateliê: produtos autorais.

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.