Home | Manual de técnicas artesanais | Mosaico: conheça a técnica

Mosaico: conheça a técnica

Azulejos, cacos, areia, conchas, pedras, contas, porcelana, os materiais para a composição do mosaico são diversos e os resultados sempre atraentes e atemporais para a decoração, acabamento e superfícies de utensílios. Vamos conhecer mais sobre a técnica?

Mosaico: conheça a história da técnica

Essa arte de encaixar pedaços de cerâmica ou porcelana e formar desenhos em grandes superfícies, sejam tetos, paredes, pisos, esculturas, sejam móveis e utensílios é milenar. A palavra mosaico veio da expressão “obras das musas”, devido às primeiras figuras retratadas com os cacos. Interessante, não?

mosaico

Tampo geométrico e giratório da Koisas Karinhosas

A história da técnica tem origem incerta, porém, é uma arte que nos remete à antiguidade greco-romana. O registro mais antigo já encontrado foi o emprego em uma cidade na Mesopotâmia em 3500 a.c. A decoração com mosaicos tem grande representação tando no cristianismo com a arte bizantina, tanto no mundo islâmico, fortemente presente na ornamentação das mesquitas.

Materiais para fazer mosaico

A criação de tampos de mesa, bandejas e painéis de mosaico é realizada hoje com pastilhas coloridas, argamassa e até mesmo cimento. Para quebrar as peças nos tamanhos específicos para compor os desenhos, é utilizado o torquês. Essa espécie de alicate quebra as pastilhas de vidro ou cerâmica e permite o encaixe dos pequenos cacos irregulares.

Para elaborar a composição, as pecinhas são coladas na parte irregular na superfície escolhida com cola e então, depois é passada a argamassa entre todos os vãos. Quando está seca, ela solta da parte lisa da pastilha e o desenho fica limpo e resistente.

conjunto mosaico

Conjunto de mesa e banquetas com decoração da artista Cris Mosaico

Você já testou o fazer mosaico? Também tem afeição por essa técnica? Veja as criações dos artistas do Elo7 e inspire-se para também adentrar neste universo colorido! Clique para conhecer produtos feitos à mão.

Quer saber mais sobre essa técnica de mosaico? Veja o nosso vídeo!

Aproveite para acompanhar outras técnicas artesanais disponíveis no nosso glossário aqui no blog.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.