Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura em porcelana: descubra mais sobre a técnica

Pintura em porcelana: descubra mais sobre a técnica

A pintura em porcelana é a arte da vez explorada no Manual de Técnicas Artesanais. A porcelana recebe a pintura após a argila sofrer o processo de queima e se tornar o material sólido que conhecemos.

A porcelana pintada veio da China. Os chineses trabalhavam nas peças de porcelana com vários tipos de estampas e essas verdadeiras obras de artes foram exportadas para o Oriente Médio e, mais tarde, chegaram à Europa.

pintura em porcelana
Porcelana chinesa pintada com motivos tipicamente orientais

A porcelana pintada inspirou os europeus e povos do Oriente a criarem seus próprios padrões de pintura. Um dos mais populares até hoje é a pintura inglesa (também conhecida como cena inglesa), originalmente utilizando pigmentos azuis e retratando cenas campestres e do cotidiano.

+ Porcelana: descubra mais sobre sua história

+ Cerâmica artesanal: conheça melhor

Além da pintura inglesa e da porcelana chinesa, a porcelana pintada turca se destaca pela utilização de muitas cores e motivos alegres.

Pintura em porcelana: principais materiais utilizados para colorir

A pintura em porcelana é feita com tintas específicas, que são resistentes aos materiais abrasivos, a água e ao calor e frio. Para criar essa resistência, normalmente a tinta utilizada sofre um processo de queima para que ocorra a fixação.

Há hoje diversos tipos de tintas e canetas apropriadas para a utilização em cerâmica e porcelana e a grande maioria permite a queima feita em forno convencional. As temperaturas para a fixação da tinta na porcelana variam entre 160 e 200ºC.

A pintura em porcelana dá vida a diversos e criativos tipos de objetos, como pratos, vasos, xícaras, bonecas etc.

+ Aprenda a pintar canecas com esmalte de unha!

+ Encontre tintas para artesanato no Elo7

+ Inspiração: peças em porcelana pintadas e feitas à mão

Gostou de conhecer mais sobre a pintura em porcelana? Tem curiosidade de ver mais técnicas artesanais sendo esmiuçadas aqui no Blog? Deixe sua sugestão de técnica artesanal a ser explorada aqui nos comentários!

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.