Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 10 Mandamentos para uma vida mais produtiva

10 Mandamentos para uma vida mais produtiva

10 Mandamentos para uma vida mais produtiva

Quando você começa um pequeno negócio, o seu maior desafio é saber por onde começar. Depois, com os primeiros passos dados, é hora de descobrir como continuar dando os próximos passos, como se manter em movimento e mais ainda, como fazer melhor uso do meu tempo.

Pensando nesses dilemas, surgiu a ideia de criar o pôster 10 Mandamento para uma vida mais produtiva que você pode baixar gratuitamente aqui.

1. Amar-se e cuidar-se gerando mais energia todos os dias

Você é sua principal ferramenta de trabalho e não seu computador ou seu material de artesanato. Como anda a sua alimentação? A boa alimentação, a saúde, a prática de exercícios diários são as principais fontes de energia que temos. Uma vida mais produtiva dependem de um corpo e uma mente mais saudáveis e descansados.

2. Não participar de reuniões em vão

Você realmente precisa de participar presencialmente daquela reunião? Há algo que você possa resolver por telefone ou por e-mail? Há uma maneira de usar aplicativos como skype? Nem toda reunião presencial é produtiva, nem todas as decisões precisam ser cara a cara.

3. Guardar horários de almoço, noites de sonos e descansar mais

Trabalhar mais somente por trabalhar não faz da gente uma pessoa mais produtiva, pelo contrário, pode acontecer justamente o oposto. Viva o ócio criativo, viva também o descanso. O que você faz no seu tempo livre?

4. Honrar a minha agenda e lista de tarefas priorizando sempre

Listas de tarefas realmente ajudam. Você não precisa seguí-la a risca como uma rotina militar. Mas colocar as ideias do papel ajuda a “esvaziar a mente” daquilo que é rotineiro e abre espaço para a criatividade fluir melhor. Use o seu melhor horário para trabalhar no que for importante.

5. Não procrastinar

Como fugir das tentações e interrupções do nosso dia? Como escapar daquela olhadela perdida no Facebook, Instagram e celular? Nós fazemos isso porque buscamos prazeres imediatos. Disciplina é fazer aquilo que precisa ser feito independente do nosso estado de espírito. Disciplinar-se é driblar a procrastinação.

6. Desapegar do mito da multitarefa

Desapegue-se de velhos mitos. É comum ouvirmos que “mulheres são multitarefa”, pode até ser que a gente tenha masterizado a arte de equilibrista, com tantos papéis a exercer. Mas a verdade é que neurologicamente, é impossível para nosso cérebro “multitarefar”. O que você faz na verdade é mudar rápida e constantemente sua atenção de uma coisa para outra, consumindo sua energia e foco. Estudos mostram que fazer mais de uma atividade por vez pode diminuir a capacidade cerebral em até 40%.

7. Não interromper tarefas importantes para checar emails ou redes sociais

Como evitamos as tentações? Não as tendo por perto. Feche abas desnecessárias do navegador, desligue a internet quando não precisar mais dela, feche programas em desuso, faça uma faxina nas suas notificações, desconecte-se quando necessário. Aproveite o presente, usufrua deste momento único e sereno de foco.

8. Não criar falsos prazos

Nesse quesito a prática leva a perfeição. Se você ainda não tem muita ideia de quanto tempo leva para realizar cada projeto ou tarefa, crie um jornal do tempo, anote tudo o que foi feito e quanto tempo gastou. Informação é poder.

9. Não desejar a vida alheia

Por que é muito mais fácil olharmos para o que ainda não temos, ainda não conquistamos ou ainda não compramos? Por que a grama do vizinho é sempre mais verdinha? Essa visão começa a mudar quando você começa a praticar o décimo mandamento :)

10. Praticar a gratidão

É muito mais fácil conquistar grandes metas e superar desafios quando temos ao nosso lado pessoas que apoiam nossas decisões e trabalham conosco. Por isso, é muito importante que você pratique a gratidão diariamente e reconheça o valor daqueles que contribuem com o nosso sucesso. A gratidão deve ser um exercício diário e cumulativo.

O que você achou destes 10 mandamentos para uma vida mais produtiva? Me conte aqui nos comentários.

Imagem da capa: Colar de relógio Regina Bijoux

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.