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Fiz minha primeira venda online, e agora?

Primeira venda no Elo7

Fez sua primeira venda no Elo7? Parabéns, pode comemorar o primeiro passo de sucesso na trajetória da sua loja. Mas… bateu uma dúvida sobre o que fazer em seguida? Fique tranquila. É só seguir nossas 3 dicas para ter uma primeira venda em sua loja virtual no Elo7 com sucesso!

1. Atendimento: converse com seu cliente

Loja virtual: atendimento

No Elo7, assim que o pedido é concretizado ou um cliente entra em contato para saber mais informações sobre determinado produto, vocês dois recebem uma mensagem automática do sistema. É muito importante que você responda seu cliente em até 24h após este primeiro contato. Envie uma mensagem cordial dando boas vindas e informe os procedimentos a serem feitos em seguida, que podem variar, dependendo do caso:

  • Se o produto for personalizável: indique seu mostruário para que ele escolha as variações;
  • Se o frete for manual: informe o valor do frete, bem como o prazo de produção e entrega;
  • Se tiver alguma condição especial ou promoção na loja: avise!

Em todo caso, indique para seu cliente sua política de loja para que ele entenda as condições e demais informações importantes para a realização da compra.

Dica: quer “queimar” uma etapa e aumentar o volume de vendas? Habilite o frete automático em sua loja, saiba como aqui.
2. Embalagem e envio: diferenciais nas vendas online

Loja virtual: embalagem

Pagamento confirmado? É hora de produzir o pedido e enviar!

Sempre cumpra à risca os prazos prometidos de produção e envio (tem post sobre isso aqui). Produto pronto, embale tudo tendo em mente duas coisas importantes: proteção e diferencial.

  • Proteção: para peças frágeis, todo cuidado é pouco. Reutilize folhas de jornal, abuse do plástico-bolha, retalhos de feltro ou qualquer material que evite os danos que o transporte possa causar em sua peça. Reaproveite caixas ao invés de comprar novas (você economiza e ainda ajuda o planeta) e proteja tudo com papel pardo e fitas adesivas resistentes (sabe aquele “fitão” utilizado em caixas de mudança?) para uma proteção extra;
  • Diferencial: todo cliente gosta de sentir-se especial. Que tal incluir um pequeno mimo junto com o pedido? Um bilhete fofo, tornando a experiência de compra mais pessoal? Ou um desconto na próxima compra? Tudo é válido e vai agregar mais valor ainda à sa marca! Tem um post especial com dicas para incrementar a embalagem aqui.

Dica: Elosetter com Loja Elo7 tem direito a descontos exclusivos! Saiba como habilitar o frete com desconto aqui.
3. Acompanhamento do pedido e avaliação

Enviou o pedido? Saiba que a compra não acaba aí:

  • Informe a seu comprador o código de rastreio e se possível acompanhe o andamento do pedido.
  • É simpático também, após a chegada do pedido, enviar um email perguntando se tudo chegou bem, prontificando-se a ajudar em qualquer problema que tenha ocorrido no caminho e solicitando uma avaliação de sua loja.

As avaliações são o termômetro da sua loja virtual para novos compradores, pois reúnem todas as opiniões de compradores que já compraram com você. Saiba mais sobre avaliações de loja aqui. Responda cordialmente às avaliações negativas, reembolse ou troque produtos defeituosos e respeite sempre o prazo de produção e envio combinado no pedido.

Dica: ter uma atitude positiva é a melhor forma de reagir a qualquer adversidade, em especial na relação entre comprador e vendedor!

Mesmo com tudo ok, seu cliente não deixou avaliação alguma? Tudo bem. Em geral, isso é sinal de que ele gostou do produto. Na vida atribulada que levamos hoje, nem todo mundo consegue deixar um recado generoso sobre algo que comprou. Tem gente que prefere indicar sua loja para amigos no boca a boca ou nas redes sociais, o que é até melhor! Então foque na qualidade dos seus produtos, na presteza do atendimento e no cumprimento de prazos. Se uma avaliação boa vier, encare como um bônus. ;)

Guia do Vendedor Elo7

Ainda com dúvidas sobre como finalizar um pedido ou gerir a sua loja virtual? Confira mais informações nesse post e conheça o Guia do Vendedor, onde reunimos todos os posts úteis para vendedores, com dicas para novatos e super experts em vendas online de produtos criativos. Conheça também a ajuda do Elo7, com as perguntas mais frequentes sobre como comprar e vender no Elo7.

Quer abrir sua loja no Elo7? Conheça nosso site aqui.

(imagens do post: Fotolia, Julia DaVila e Jamie)

 

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Professora de costura e fã dos artesãos que fazem parte desta comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor por costurices em seu blog, A Costureirinha. Não resiste a um ronrom e é viciada em aviamentos e tecidos coloridos.

Veja mais posts deste autor.

29 comentários

  1. Janaina Moreno

    Muito importante essas dicas… assim o cliente fica satisfeito e feliz!

  2. Janaina Moreno

    Muito importante essas dicas… assim o cliente fica satisfeito e feliz!

  3. Janaina Moreno

    Muito importante essas dicas… assim o cliente fica satisfeito e feliz!

  4. Estou no caminho certo então,trato meus clientes com carinho e respeito, cumpro os prazos de entrega e gosto de enviar junto com o pedido,sempre um mimo.

  5. Estou no caminho certo então,trato meus clientes com carinho e respeito, cumpro os prazos de entrega e gosto de enviar junto com o pedido,sempre um mimo.

  6. Estou no caminho certo então,trato meus clientes com carinho e respeito, cumpro os prazos de entrega e gosto de enviar junto com o pedido,sempre um mimo.

  7. Procedo da mesma maneira, inclusive sobre as embalagens!

  8. Procedo da mesma maneira, inclusive sobre as embalagens!

  9. Procedo da mesma maneira, inclusive sobre as embalagens!

  10. Também procuro atender meus clientes com muita atenção independente do tamanho do pedido,faz toda diferença ;)

  11. Também procuro atender meus clientes com muita atenção independente do tamanho do pedido,faz toda diferença ;)

  12. Também procuro atender meus clientes com muita atenção independente do tamanho do pedido,faz toda diferença ;)

  13. Edméa Almeida Peroni

    Amei! Como não tenho pratica com computador hoje errando achei o elo7, amo aprender artesanatos moro cidade Santa Luzia perto bh, gostaria de saber onde fica CMRA vou entrar tambem para praticar o pouco que sei e aprender mais artesanatos e somar junto a voces.BJOSS.

  14. Olá Edméa, boa sorte com seus artesanatos! O endereço do CMRA está disponível no site, confira neste link:
    http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/compras/centro-municipal-de-referencia-do-artesanato

  15. Olá Edméa, boa sorte com seus artesanatos! O endereço do CMRA está disponível no site, confira neste link:
    http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/compras/centro-municipal-de-referencia-do-artesanato

  16. Aló - Roupas e Acessórios

    As dicas são realmente importantes,pois nos direcionam para um atendimento diferenciado!
    Obrigada…..

  17. Aló - Roupas e Acessórios

    As dicas são realmente importantes,pois nos direcionam para um atendimento diferenciado!
    Obrigada…..

  18. Aló - Roupas e Acessórios

    As dicas são realmente importantes,pois nos direcionam para um atendimento diferenciado!
    Obrigada…..

  19. Ótimas dicas! Mas queria adicionar um ponto importante. E quando o cliente faz um comentário equivocado sobre uma venda? Acho que a réplica do vendedor deveria ficar visível por padrão, assim um comentário equivocado seria facilmente percebido em uma rápida leitura pelo visitante da loja. O que acham?

    • Obrigada por sua sugestão, Renato! Encaminhamos para nossa equipe de desenvolvimento.

      Atenciosamente,
      Equipe Blog

  20. Obrigada por sua sugestão, Renato! Encaminhamos para nossa equipe de desenvolvimento.

    Atenciosamente,
    Equipe Blog

  21. Obrigada por sua sugestão, Renato! Encaminhamos para nossa equipe de desenvolvimento.

    Atenciosamente,
    Equipe Blog

  22. Ateliê Parpinelli

    Cada dia aprendo mais com o elo7!! Muito Obrigada!!

  23. Ateliê Parpinelli

    Cada dia aprendo mais com o elo7!! Muito Obrigada!!

  24. Ateliê Parpinelli

    Cada dia aprendo mais com o elo7!! Muito Obrigada!!

  25. Boa tarde! Uma cliente acabou de fechar um pedido comigo e recebí um email dizendo que tenho que pagar uma PLP…. o que é isso? O que eu faço?