Você já pensou em participar de feiras e bazares de artesanato para vender os seus produtos? Estes eventos são uma ótima oportunidades para te ajudar a estabelecer uma identidade para a sua loja ou marca sem a necessidade de arcar com o aluguel de um espaço físico.
Mas mesmo com um custo menor, para que você possa ter resultados positivos, além do investimento financeiro, é muito importante ter um planejamento detalhado e energia!
Se você está na dúvida sobre participar de uma feira ou não, vou listar algumas das vantagens para te ajudar a tomar essa decisão:
Agora que você já conhece as vantagens, vou compartilhar 8 dicas para te ajudar no seu planejamento e organização do evento. Vem ver!
A primeira dica é conhecer o perfil do público que costuma frequentar o bazar. Para fazer essa análise, pesquise quais foram as marcas que participaram das edições anteriores, veja as fotos disponíveis do evento, conteúdos postados nas redes sociais e se possível, faça uma visita ao bazar antes de se inscrever!
Grande parte do público de bazares, tendem a comprar por impulso. Por isso, é sempre bom produzir um mix de produtos com preços variados, com ênfase em itens mais baratos e de apelo geral.
Tenha uma quantidade de produtos best sellers, que possam agradar a maioria garantindo faturamento e alguns mais conceituais. Produtos como lembrancinhas, costumam ser populares sempre.
Você já tem estoque de produto suficiente para todo o período que vai expor? Se não tem, programe a produção pois as vendas de bazar são à pronta-entrega. Produzir em exagero também não é legal, pois significa investimento de tempo, mão de obra e material. Achar um meio termo será o seu desafio.
Imagine essa situação: no dia do bazar a pessoa vende bem e fica super feliz. Mas ao chegar em casa, coloca tudo na ponta do lápis (custo fixo e percentual de vendas do bazar, materiais, mão de obra, decoração, transporte, etc) e cai na real: não faturou o suficiente para pagar os gastos.
Portanto, tenha metas realistas sobre qual o mínimo que você terá que vender para não sair no prejuízo. Também é válido participar de um bazar apenas para adquirir experiência e conhecer o seu público e/ou validar um produto.
Veja qual vai ser o tamanho da mesa que vai usar para expor e planeje com antecedência como vai decorá-la. É sempre bom expor os produtos em vários níveis, por isso providencie displays, araras e caixas para levar no dia.
Também é sempre bom ter pelo menos um banner ou faixa com a sua logomarca para sinalização e cartões de visita. Mande imprimir tudo isso com antecedência assim tudo estará prontinho para o grande dia.
Confira aqui alguns itens que não podem faltar na sua check list para o bazar:
Mais do que tudo, você pode fazer a diferença para ter um bom bazar ou não. Ajude a divulgar o evento escolhido, lembre de avisar seus clientes onde e quando você estará presente com suas criações para serem “olhadas com as mãos”, vista a camisa de verdade.
Capriche na apresentação de seus produtos, tenha embalagens para presente e muita simpatia na hora de conversar com as pessoas que se aproximam.
Muitas vezes nos dedicamos à participação de bazar e devido a poucas vendas no dia, temos o pensamento de que não valeu a pena. Por isso, é importante investir na apresentação do produto – cartões de visita são ferramentas fundamentais para esse contato futuro com as clientes. Muitas vezes o cliente vai ao bazar, não compra o produto naquele momento, pensa e volta a te procurar no decorrer dos dias, por isso, dedique-se à encantá-los!
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