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8 dicas para quem planeja participar de feiras e bazares de artesanato

Você já pensou em participar de feiras e bazares de artesanato para vender os seus produtos?  Estes eventos são uma ótima oportunidades para te ajudar a estabelecer uma identidade para a sua loja ou marca sem a necessidade de arcar com o aluguel de um espaço físico.

Mas mesmo com um custo menor, para que você possa ter resultados positivos, além do investimento financeiro, é muito importante ter um planejamento detalhado e energia!

Benefícios de participar de feiras e bazares de artesanato

Como expor produtos em feiras e bazares flores
loja Riva Sandálias Artesanais

Benefícios de participar de feiras e bazares

Se você está na dúvida sobre participar de uma feira ou não, vou listar algumas das vantagens para te ajudar a tomar essa decisão:

  • divulgação da sua marca: um dos benefícios de participar de feiras e bazares é que seu negócio ganha destaque tanto na divulgação do próprio evento quanto no momento presente, onde as pessoas podem conferir de perto seus produtos;
  • validar os seus produtos: essa é uma ótima oportunidade para validar seus produtos recebendo opiniões “ao vivo” de quem passa pelo seu estande;
  • aproveitar datas comemorativas: muitas feiras acontecem em datas comerciais importantes como o Dia das Mães, Páscoa, Natal, etc.  Aproveite para oferecer seus produtos para quem planeja presentear pessoas queridas com produtos artesanais exclusivos;
  • realizar compras por impulso: ofereça um mimo ou um desconto especial dos seus produtos na feira. Quando você oferece uma condição exclusiva para aquele evento, que seu cliente não irá encontrar novamente, você cria uma oportunidade imperdível para o comprador adquirir um produto que ele já tem interesse e pretende comprar em algum momento.

Agora que você já conhece as vantagens, vou compartilhar 8 dicas para te ajudar no seu planejamento e organização do evento. Vem ver!

1. Conheça o perfil do público do evento

A primeira dica é conhecer o perfil do público que costuma frequentar o bazar. Para fazer essa análise, pesquise quais foram as marcas que participaram das edições anteriores, veja as fotos disponíveis do evento, conteúdos postados nas redes sociais e se possível, faça uma visita ao bazar antes de se inscrever!

2. Defina os produtos que irá levar

Grande parte do público de bazares, tendem a comprar por impulso. Por isso, é sempre bom produzir um mix de produtos com preços variados, com ênfase em itens mais baratos e de apelo geral.

Tenha uma quantidade de produtos best sellers, que possam agradar a maioria garantindo faturamento e alguns mais conceituais. Produtos como lembrancinhas, costumam ser populares sempre.

3. Planeje o estoque de produtos para a feira e para sua loja

Você já tem estoque de produto suficiente para todo o período que vai expor? Se não tem, programe a produção pois as vendas de bazar são à pronta-entrega. Produzir em exagero também não é legal, pois significa investimento de tempo, mão de obra e material. Achar um meio termo será o seu desafio.

4. Estude os custos de participação na feira

Imagine essa situação: no dia do bazar a pessoa vende bem e fica super feliz. Mas ao chegar em casa, coloca tudo na ponta do lápis (custo fixo e percentual de vendas do bazar, materiais, mão de obra, decoração, transporte, etc) e cai na real: não faturou o suficiente para pagar os gastos.

Portanto, tenha metas realistas sobre qual o mínimo que você terá que vender para não sair no prejuízo. Também é válido participar de um bazar apenas para adquirir experiência e conhecer o seu público e/ou validar um produto.

5. Como decorar o seu estande?

Veja qual vai ser o tamanho da mesa que vai usar para expor e planeje com antecedência como vai decorá-la. É sempre bom expor os produtos em vários níveis, por isso providencie displays, araras e caixas para levar no dia.

Também é sempre bom ter pelo menos um banner ou faixa com a sua logomarca para sinalização e cartões de visita. Mande imprimir tudo isso com antecedência assim tudo estará prontinho para o grande dia.

loja Juliana Curi

6. O que mais devo levar?

Confira aqui alguns itens que não podem faltar na sua check list para o bazar:

  • produtos;
  • etiquetas de preço ou display de mesa com tabela de preços;
  • embalagens para seus produtos;
  • malas, sacolas ou caixas grandes para transporte seguro dos produtos;
  • toalha para cobrir a mesa;
  • luminárias e extensão;
  • fita crepe;
  • calculadora;
  • tesoura;
  • canetas;
  • display e objetos decorativos para a mesa;
  • banner da sua marca;
  • caderno para anotações;
  • dinheiro para troco (se o bazar não tiver caixa central);
  • lanchinho para comer frio;
  • garrafa de água;
  • sapato confortável;
  • transporte até o local ida e volta.

7. Invista na auto divulgação e experiência de compra

Mais do que tudo, você pode fazer a diferença para ter um bom bazar ou não. Ajude a divulgar o evento escolhido, lembre de avisar seus clientes onde e quando você estará presente com suas criações para serem “olhadas com as mãos”, vista a camisa de verdade.

Capriche na apresentação de seus produtos, tenha embalagens para presente e muita simpatia na hora de conversar com as pessoas que se aproximam.

8. O sucesso do bazar não precisa ser imediato

Muitas vezes nos dedicamos à participação de bazar e devido a poucas vendas no dia, temos o pensamento de que não valeu a pena. Por isso, é importante investir na apresentação do produto – cartões de visita são ferramentas fundamentais para esse contato futuro com as clientes. Muitas vezes o cliente vai ao bazar, não compra o produto naquele momento, pensa e volta a te procurar no decorrer dos dias, por isso, dedique-se à encantá-los!

Veja também:

+ Experiências em bazares: Dicas de lojistas

+ Elo7 na Mega Artesanal 2022

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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