Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | O que postar além das fotos de produtos nas redes sociais: 7 dicas criativas

O que postar além das fotos de produtos nas redes sociais: 7 dicas criativas

É cada vez maior o número de usuários das mídias sociais. A presença online, que antes era vista como um diferencial, hoje é quase que uma necessidade, Mas postar apenas fotos de produtos nas redes redes sociais pode não ser o suficiente para ter uma presença online que converta em vendas. Para isso é necessário primeiramente conhecer seu público, estudar conteúdos estratégicos para sua marca e se planejar.

O que postar além das fotos de produtos nas redes sociais?

O que postar além das fotos de produtos nas redes sociais?
Garrafinha De Cerâmica Artesanal – loja O Mariposa Arte

Para oferecer conteúdos assertivos nas mídias sociais, é importante conhecer seu público-alvo. Ainda não sabe quem é seu público-alvo e quais são suas características, preferências e gostos? Nossa equipe criou um questionário para você definir a sua persona. Com ele você irá criar um personagem fictício usá-lo para representar o público-alvo da sua loja. Clique aqui para baixar o questionário.

1. Ofereça conteúdo de valor

Se você conhece alguma dica que poderá fazer a diferença na vida do seu público, não deixe de divulgá-la em seu Instagram. Nós temos uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma. Mas é claro que precisamos perceber esse ato como algo espontâneo, feito de coração. Por isso suas ações devem, primeiramente, objetivar tornar a vida das pessoas mais simples e, depois, gerar algum lucro para você. Não o contrário. As pessoas sentem isso.

2. Imagens, frases e vídeos que te inspiram

Dependendo do seu nicho, além das fotos de produtos nas redes sociais, você pode compartilhar frases inspiracionais ou engraçadas que podem tanto inspirar seus clientes, provocar uma reflexão ou fazê-los rirem. Além de ser uma postagem relativamente simples de ser produzida, elas tem muito potencial de serem compartilhadas ou terem muitas marcações nos comentários.

Você também pode compartilhar dicas de coisas que você gosta de fazer no seu tempo livre como: dicas de livros, filmes, séries, outros perfis do Instagram, pastas do Pinterest ou playlists de músicas que ouve enquanto cria, por exemplo. Apenas certifique-se de que a dica que você irá compartilhar está alinhada com o interesse do seus seguidores, combinado?

loja Orgânica Moda Ecológica – @organicamoda

3. Mostre as novidades e dê spoilers

Outra forma de divulgar fotos do seu produto, que costuma gerar muito engajamento é tirar fotos de spoilers dos produtos e novas coleções. A ideia aqui não é mostrar um produto novo antes do lançamento e sim dar pistas do que está por vir para gerar curiosidade e expectativa no cliente. Para isso você pode criar conteúdos mostrando:

  • fotos dos novos materiais que irá usar
  • fotos da paleta de cores do novo produto
  • fotos do produto inacabado
  • fotos com um pedacinho dos novos produtos à mostra

As novidades não estão restritas aos produtos, elas podem também estar relacionada a novos brindes, embalagens, produtos que terão desconto, novas estampas, eventos que você irá participar, etc.

Foto loja Nicby@nicby_

4. Valorize e mostre os pontos fortes de sua marca

Quais são os pontos fortes da sua marca? Aproveite as redes sociais para mostrar todas as coisas que tornam sua marca única! Divulgue aqueles detalhes que podem gerar curiosidade dos seus seguidores e clientes como:

  • a história por trás da sua marca
  • o que te motivou a empreender
  • qual o propósito da sua marca
  • quais são os seus diferenciais
  • como é o processo de criação dos seus produtos
Foto loja Fios de Março – @fiosdemarco

5. Dicas sobre tendências do seu mercado

Fale sobre um assunto de interesse do seu público, mostre que você está antenado sobre as tendências do mercado ou compartilhe alguma dica para seus seguidores.

Se você trabalha com o ramo da moda ou decoração de ambientes, por exemplo, pode compartilhar inspirações sobre o que está em alta no seu mercado, sejam em cores, estampas, estilos, materiais, combinações, etc.

6. Conte histórias sobre coisas que não deram certo

Você já parou pra pensar que seu público pode se relacionar e se conectar muito mais quando você compartilhar sobre seus erros ao invés do seu sucesso? As pessoas tendem a se distanciar quando percebem que a outra pessoa não tem uma essência verdadeira, que buscam mostrar apenas o lado perfeito.

Tendemos a nos conectar muito mais com quem é verdadeiro, ou seja, com quem tem coragem de mostrar suas fraquezas e vulnerabilidades, mas que sabe que ao reconhecê-las, isso as tornará uma pessoa melhor.

7. Mostre os bastidores de seu negócio

Todos temos curiosidade para conhecer o “por trás das câmeras”. Pessoas se identificam com pessoas e com histórias. Por isso, desperte a curiosidade e aumente o engajamento de seus clientes contando histórias e compartilhando os bastidores do seu negócio criativo. Mostre como é o seu processo produtivo, quem são as pessoas que fazem parte da sua equipe, como os produtos são montados e embalados, etc.

Foto loja Ateliê Alexandroni – @atelie.alexandroni

Veja também:

+ 31 dias de conteúdo para o Instagram: baixe o calendário grátis!

+ Como identificar as melhores hashtags para divulgar e vender seus produtos no Instagram

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.