É cada vez maior o número de usuários das mídias sociais. A presença online, que antes era vista como um diferencial, hoje é quase que uma necessidade, Mas postar apenas fotos de produtos nas redes redes sociais pode não ser o suficiente para ter uma presença online que converta em vendas. Para isso é necessário primeiramente conhecer seu público, estudar conteúdos estratégicos para sua marca e se planejar.
Para oferecer conteúdos assertivos nas mídias sociais, é importante conhecer seu público-alvo. Ainda não sabe quem é seu público-alvo e quais são suas características, preferências e gostos? Nossa equipe criou um questionário para você definir a sua persona. Com ele você irá criar um personagem fictício usá-lo para representar o público-alvo da sua loja. Clique aqui para baixar o questionário.
Dependendo do seu nicho, além das fotos de produtos nas redes sociais, você pode compartilhar frases inspiracionais ou engraçadas que podem tanto inspirar seus clientes, provocar uma reflexão ou fazê-los rirem. Além de ser uma postagem relativamente simples de ser produzida, elas tem muito potencial de serem compartilhadas ou terem muitas marcações nos comentários.
Você também pode compartilhar dicas de coisas que você gosta de fazer no seu tempo livre como: dicas de livros, filmes, séries, outros perfis do Instagram, pastas do Pinterest ou playlists de músicas que ouve enquanto cria, por exemplo. Apenas certifique-se de que a dica que você irá compartilhar está alinhada com o interesse do seus seguidores, combinado?
Outra forma de divulgar fotos do seu produto, que costuma gerar muito engajamento é tirar fotos de spoilers dos produtos e novas coleções. A ideia aqui não é mostrar um produto novo antes do lançamento e sim dar pistas do que está por vir para gerar curiosidade e expectativa no cliente. Para isso você pode criar conteúdos mostrando:
As novidades não estão restritas aos produtos, elas podem também estar relacionada a novos brindes, embalagens, produtos que terão desconto, novas estampas, eventos que você irá participar, etc.
Quais são os pontos fortes da sua marca? Aproveite as redes sociais para mostrar todas as coisas que tornam sua marca única! Divulgue aqueles detalhes que podem gerar curiosidade dos seus seguidores e clientes como:
Fale sobre um assunto de interesse do seu público, mostre que você está antenado sobre as tendências do mercado ou compartilhe alguma dica para seus seguidores.
Se você trabalha com o ramo da moda ou decoração de ambientes, por exemplo, pode compartilhar inspirações sobre o que está em alta no seu mercado, sejam em cores, estampas, estilos, materiais, combinações, etc.
Você já parou pra pensar que seu público pode se relacionar e se conectar muito mais quando você compartilhar sobre seus erros ao invés do seu sucesso? As pessoas tendem a se distanciar quando percebem que a outra pessoa não tem uma essência verdadeira, que buscam mostrar apenas o lado perfeito.
Tendemos a nos conectar muito mais com quem é verdadeiro, ou seja, com quem tem coragem de mostrar suas fraquezas e vulnerabilidades, mas que sabe que ao reconhecê-las, isso as tornará uma pessoa melhor.
Todos temos curiosidade para conhecer o “por trás das câmeras”. Pessoas se identificam com pessoas e com histórias. Por isso, desperte a curiosidade e aumente o engajamento de seus clientes contando histórias e compartilhando os bastidores do seu negócio criativo. Mostre como é o seu processo produtivo, quem são as pessoas que fazem parte da sua equipe, como os produtos são montados e embalados, etc.
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