Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Ano Novo 2024: como se preparar?

Ano Novo 2024: como se preparar?

À medida que as taças de champanhe são erguidas para brindar o Ano Novo, os empreendedores têm uma comemoração própria: a oportunidade de começar o ano com muitas vendas!

E para essa comemoração se concretizar, é super importante preparar sua loja e estratégia de vendas com antecedência. Neste post, separamos várias dicas para te ajudar a planejar a sua produção desde já para o Ano Novo 2024. Vem ver!

Ano Novo 2024: como se preparar?

Calendário de Mesa A6 Horizontal- 2024 – loja Cheia de Frufrus

1. Pesquise e estude oportunidades

Uma estratégia para alcançar novos clientes e também fidelizar aqueles que já são seus clientes é lançar novos produtos criativos. Aqui estão algumas estratégias para ajudar nesse processo:

Entenda seu público-alvo

Lembre-se de que o segredo está em entender seu público-alvo, suas necessidades, gostos, preferências, etc. Pesquise as tendências atuais e esteja preparado para ajustar seu estoque com base nas demandas do mercado.

Analise as tendências de mercado

Mantenha-se atualizado com as tendências do mercado do seu nicho. Explore o que está em alta e estude as formas incluir as tendências nos produtos que você já possui ou até criar novos.

Avalie a concorrência

Analise o que seus concorrentes estão oferecendo. Identifique lacunas no mercado e oportunidades para oferecer algo diferente.

Considere os produtos complementares

Pense em produtos complementares aos que você já oferece. Isso pode incentivar compras adicionais de seus clientes.

Atente-se aos feedback dos clientes

Ouça seus clientes. Pergunte sobre os tipos de produtos que desejariam ver em sua loja e quais melhorias poderiam ser feitas em produtos existentes.

Avalie os custos

Calcule os custos de produção, embalagem, marketing e margem de lucro para garantir que a introdução do novo produto em sua loja seja lucrativa. No caso de produtos já existentes, revisitar a precificação também vale a pena, considerando as alterações de preço de material, que são bastante comuns.

2. Escolha os produtos certos

Liste os produtos que você deseja oferecer no Ano Novo considerando os produtos com melhor histórico de vendas em sua loja ou com maior potencial de vendas nessa época do ano, como planners e agendas, calendários e brindes de Ano Novo, por exemplo.

Lembrancinha Vela – loja Idéias das Marias

3. Revise as fotos e o cadastro de seus produtos

Se você já possui em sua loja produtos como planners, agendas, calendários ou qualquer outro produto relacionado ao ano de 2023 e pretende vender o mesmo modelo em 2024, é muito importante fazer a atualização do cadastro em sua loja.

Fotos de produtos com datas antigas passam a impressão de algo “desatualizado” e “ultrapassado” aos clientes. Procure sempre atualizar suas fotos com datas recentes.

Além disso, é importante atualizar o título, descrição e incluir as tags relacionadas ao Ano Novo 2024. Revise o cadastro dos seus produtos aqui.

4. Atenção com o prazo de entrega

Se você trabalha com produtos personalizados ou por encomenda e precisa de tempo para ser confeccioná-los, precisa considerá-lo na hora de fechar uma venda. Afinal, se seu cliente compra um produto para presentear alguém no Ano Novo, é importante ter certeza que ele chegará dentro do prazo para evitar qualquer transtorno. Inclua essa informação nas políticas da sua loja.

Como imprevistos podem acontecer, evite definir um prazo muito apertado. Sempre deixe uma margem de folga e surpreenda seu cliente ao enviar o pedido antes do prazo, se possível.

Lembre-se de que a antecipação e a organização são essenciais para uma produção bem-sucedida para o Ano Novo. Planeje com antecedência, esteja preparado para enfrentar imprevistos e, acima de tudo, aproveite a oportunidade para encantar e fidelizar seus clientes durante esta temporada festiva.

Veja também:

+ Como criar um produto único e autoral?

+ 6 formas de usar a inteligência artificial no seu negócio

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.