Home | Negócio Criativo | Mundo Digital | 6 formas de usar a inteligência artificial no seu negócio

6 formas de usar a inteligência artificial no seu negócio

Quer aprender como usufruir dos benefícios da inteligência artificial, em seu negócio criativo? Neste post vou compartilhar 6 dicas sobre como você pode utilizar o poder do ChatGPT para descrever seus produtos e criar conteúdos criativos e cativantes para as redes sociais, além de te ajudar a ficar por dentro das tendências. Vem ver!

6 formas de usar a inteligência artificial no seu negócio

6 formas de usar a inteligência artificial no seu negócio

O que é o ChatGPT?

A inteligência artificial ChatGPT é um chatbot desenvolvido pela OpenAI. Esta ferramenta funciona em formato de chat, e você pode conversar com ela como uma pessoa real. Ela é alimentada por uma grande quantidade de texto para entender e gerar respostas em linguagem natural.

O ChatGPT é capaz de realizar uma variedade de tarefas: como responder perguntas, fornecer informações, sugerir textos, e muito mais.

Ao final deste post, mostrarei o passo a passo para você pode acessar o ChatGPT no seu computador e te ensinar como usá-lo. Mas antes, quero te mostrar 6 dicas incríveis que essa ferramenta é capaz de fazer para te ajudar em sua rotina como empreendedor criativo.

Cadastro de produtos com a inteligência artificial

O ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa no processo de cadastro de produtos em sua loja online. Confira 3 maneiras como o ChatGPT pode te auxiliar nesse processo:

1. Geração de descrições criativas

Você pode fornecer algumas informações básicas sobre o produto, como material, cor, tamanho e estilo, e o ChatGPT pode gerar descrições criativas e envolventes para destacar as características únicas e atrativas do seu produto.

2. Sugestões de palavras-chave

O ChatGPT pode sugerir palavras-chave relevantes para otimizar as descrições do produto, ajudando a melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca e aumentar as chances de atrair mais clientes para sua loja.

3. Respostas a perguntas frequentes

Os clientes podem ter dúvidas sobre os produtos, como o processo de fabricação, cuidados especiais, opções de personalização, entre outros. O ChatGPT pode fornecer respostas úteis e detalhadas para essas perguntas, tornando a experiência de compra mais informativa e satisfatória.

Temas, legendas e tendências nas redes sociais

Uma das perguntas que o empreendedor criativo, com certeza já se fez alguma vez é: “o que vou postar hoje nas redes sociais?” ou “que vou escrever a legenda deste post?”. Para te ajudar nesses momentos de bloqueio criativo, o ChatGPT pode ser um excelente aliado. Confira outras 3 formas que ele pode te auxiliar:

4. Geração de ideias criativas

Você pode fornecer informações básicas sobre seus produtos, como o tipo de artesanato, materiais utilizados e estilo, e o ChatGPT pode gerar ideias criativas para temas e legendas que sejam envolventes e atraentes para o seu público-alvo.

Ele pode sugerir palavras-chave relevantes, jogos de palavras, trocadilhos ou até mesmo histórias que ressaltem as características únicas dos seus produtos.

5. Exploração de tendências

O ChatGPT pode ajudar a identificar as tendências atuais nas redes sociais, oferecendo insights sobre quais temas ou estilos de artesanato estão em alta, por exemplo. Isso permite que você alinhe suas postagens às demandas e interesses dos usuários, aumentando a visibilidade e o engajamento.

6. Personalização para ocasiões especiais

Seja um feriado, uma data comemorativa ou uma temporada específica, o ChatGPT pode auxiliar na criação de temas e legendas relacionadas a ocasiões especiais. Ele pode gerar ideias para apresentar seus produtos como presentes únicos e memoráveis, criando conexões emocionais com os clientes em potencial.

Dica fora de série: lembre-se de que o ChatGPT é um modelo de linguagem e é importante revisar e personalizar as ideias geradas por ele para garantir que elas estejam alinhadas com a sua marca, estilo e público-alvo.  Utilize o ChatGPT como uma ferramenta criativa para inspiração, mas não deixe de adicionar sua própria visão e toque pessoal para criar um conteúdo autêntico, envolvente e com a identidade da sua marca, combinado?

Como acessar e usar o ChatGPT?

1. Acesse acesse o site oficial do Chat GPT e clique no botão “Try ChatGPT”.

2. Em seguida clique em “Sign up” para incluir suas informações e realizar o cadastro. É possível usar uma conta Google ou uma conta Microsoft para isso.

3. Em seguida, a plataforma pedirá seu nome e celular (com DDD e código do país). Ao incluir o seu celular no formulário de cadastro, clique no botão “Send code”.

4. A plataforma enviará um código de 6 dígitos para o número informado. Você deve inserir esse código na página para continuar.

Pronto, o seu cadastro está feito!

Para começar a usar a inteligência artificial ChatGPT, digite um comando ou uma pergunta no campo “send a message”, localizada no final da tela.

Os textos aparecem em inglês na tela, mas você pode escrever os comandos em português, e o ChatGPT dará a resposta em português também.

Ao digitar os comandos ou perguntas, procure incluir o máximo de detalhes que puder. Quanto mais específico você for, melhor será a reposta que obterá do ChatGPT.

Veja também:

+ Por que usar o Google Analytics para vender mais?

+ Como usar o Canva a favor da sua loja Elo7

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.