O Google Analytics é uma ferramenta estratégica essencial para vendedores acompanharem as visitas e conversões em sua loja no Elo7. Com ele instalado, você pode não apenas medir a audiência, mas também acessar diversos dados, entre eles:
- Quantas visitas a loja recebeu.
- Qual a origem dessas visitas.
- Quais são os produtos mais populares.
- De que região/cidade/país vêm seus acessos.
- Horários que mais visitam.
- Palavras-chave que levam os visitantes à sua loja.
O que é o Google Analytics (GA4)?
Até 30/06/2023, a versão utilizada pelo Google Analytics era a versão UA (Universal Analytics). No entanto, o modelo foi atualizado com diversas melhorias nos relatórios e na coleta de dados, com foco em privacidade dos usuários e análises multiplataforma.
Isso resultou na criação de um modo mais atual, chamado de Google Analytics 4 (conhecido também como GA4).
Logo, a partir de 01/07/2023, a versão para análise dos dados oferecida pelo Google Analytics será a versão Google Analytics 4 (GA4), sendo necessário que você atualize a sua loja, caso já utilize essa funcionalidade.
Quais são as principais mudanças da nova versão Google Analytics 4 (GA4)?
Entre as principais mudanças para a nova versão, estão:
Privacidade de dados: no GA4, o controle de dados foi aprimorado e também não armazena mais endereços de IP, garantindo maior privacidade dos usuários. Além disso, a ferramenta oferece recursos para as empresas cumprirem as regras da LGPD.
Visão geral aprimorada da jornada do cliente: outra mudança no Google Analytics foi a melhoria na capacidade de reunir dados sobre a jornada do cliente em vários dispositivos.
O rastreamento entre dispositivos permite que você obtenha uma visão unificada de como seu cliente em potencial interage com sua marca. Você pode fazer análises mais aprofundadas sobre o comportamento do usuário, onde seus clientes conhecem sua marca e onde fazem a compra, por exemplo.
Modelo de dados baseado em eventos: os dados produzidos em um aplicativo móvel são completamente diferentes de um site. Assim, para unificar os métodos de coleta, em vez de mensurar as visualizações de página, transações e interações sociais, o Google unificou tudo sob um conceito: os eventos.
Os eventos podem ser o que você quiser: exibição de página, exibição de tela ou exibição de aplicativo, por exemplo.
Ainda não tenho o Google Analytics habilitado, como configuro na minha loja?
- Acesse Google Analytics.
- Preencha os campos solicitados.
- Aceite os termos de uso.
- Clique na opção “Web”.
- Preencha os campos solicitados e clique em “Criar fluxo”.
- Copie o código que está no campo “ID da métrica”
- Vá até a sua loja no Elo7, acesse o menu Divulgação > Audiência e cole o código no campo indicado.
- Clique em “Salvar alterações”.
- Pronto, sua loja está configurada!
Já tenho o Google Analytics habilitado na minha loja, como configuro com a versão atualizada?
- Acesse a sua conta no Google Analytics.
- No menu lateral esquerdo, na parte de baixo, clique em “Administrador”.
- Na seção “Propriedade”, clique em “Assistente de configuração do GA4”.
- Na página que abrir, clique no botão “Vamos começar”.
- Siga as instruções da tela e clique em “Criar e continuar”.
- Aguarde alguns minutos e clique, na parte superior da tela, onde está o nome da sua conta. Note que agora aparece a opção “Nome da Conta – GA4”. Clique nesta opção.
- Copie o código que aparece na tela.
- Vá até a sua loja no Elo7, acesse o menu Divulgação > Audiência e cole o código no campo indicado.
- Clique em “Salvar alterações”.
- Pronto, sua loja está configurada!
Veja também: