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Artesã no divã: como lidar com com fornecedores

Artesã no divã: como lidar com fornecedores
Por Gabriela Bueloni – Fato!Gestão Criativa

Quem conhece a série “Artesã no Divã” aqui no blog? É nela que a Gabriela Bueloni, da Fato!Gestão Criativa, responde às dúvidas das empreendedoras criativas do Elo7. Com exemplos reais (sem revelar a identidade de ninguém), fica mais fácil ajudar a todas que querem vender suas criações!

A dúvida de hoje é de uma artesã que tem um grande volume de vendas e depende de fornecedores para ajudá-la na produção. Confira!

“Compro sempre dos mesmos fornecedores, pois são de minha confiança, têm insumos de qualidade e possuem bons preços. Não costumam me deixar na mão. Tomei essa decisão depois de sofrer com outros fornecedores, que davam muita dor de cabeça e não cumpriam com entregas, nem sempre o que eu queria estava em estoque, etc. Faço o mesmo com os colaboradores que me auxiliam na produção quando o volume de pedidos fica muito grande e eu não consigo dar conta de tudo sozinha.

O problema é que depois de um tempo me tornei dependente das mesmas pessoas e quando há variação de preço fico refém, sem opção para trocar. E mesmo não deixando na mão sempre, tem vezes sim que os produtos saem do estoque ou alguma ’emergência’ acontece e tudo atrasa.

O que fazer para encontrar uma gama maior de fornecedores de confiança? Você tem algum segredo (risos)?”

Vou começar a falar sobre esta questão com a frase do filósofo Jean Paul Sartre, que disse certa vez que “O Inferno são os Outros” só que neste caso são os nossos. Nesse caso, são nossos fornecedores. Porque sem eles não sobrevivemos e com eles nos aprisionamos: se ficar o bicho pega se correr o bicho come!

A solução é o meio termo, o famoso “Morde e Assopra”, fornecedor é uma busca incessante para quem desenvolve produtos, nunca podemos achar que estamos tranquilas e nos posicionar na famosa Zona de Conforto, porque é neste momento que
vem a surpresa e muitas vezes ficamos na mão. Então o que fazer?

1. Crie um relacionamento com seu fornecedor: dedique um dia para ir visitá-lo, contar o que você faz, como desenvolve o seu trabalho e mostrar o quanto é significativo para o seu negócio a empresa/mão de obra dele.

Quantas vezes vemos determinadas situações em que tratamos com pessoas tão importantes na nossa cadeia produtiva e nem as conhecemos pessoalmente?

Se tratando de um grande fornecedor, isso não deve acontecer, porque ele deve ser o seu principal aliado. Se tiver um problema ele deverá ter o compromisso de te alertar a tempo de tomar uma atitude para saná-lo.

Mas isso não se desenvolve da noite para o dia e sim através de um relacionamento de longo prazo, portanto a partir de agora reflita, qual é o seu principal fornecedor? Vá tomar um café com ele e levar um bolo, um mimo!

2. Determine algumas regras: “O que é combinado não sai caro.” Conhecem essa frase? Muito verdadeira!
É importante que os prazos sejam estipulados entre as partes, principalmente quando falamos de fornecedores que nos ajudam na confecção de produtos. Deixe claro estes prazos de produção, entregue todo o material necessário para que o fornecedor possa trabalhar corretamente. Faça um check list de produção relacionando todos os materiais para não esquecer nenhum item na hora de entregar a produção ao fornecedor.

Pague seu fornecedor em dia, renegocie prazos se for o caso, mas não o deixe na mão.

3. Diversifique: Nunca tenha apenas um fornecedor, no mínimo dois, tenha esse hábito de dividir a produção entre os fornecedores para não correr o risco de não receber a mercadoria pedida na data combinada.

O Segredo é o Relacionamento com Organização!

Já conferiu as outras edições do “Artesã no Divã“?
* Como organizar produção, ter estoque e peças sempre novas na loja?
* Pronta entrega ou Sob Encomenda, o que é melhor?

Espero ter ajudado! E vocês, possuem algumas dicas sobre como lidar com fornecedores? Compartilhem nos comentários.
Boa sorte e boas vendas!

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Gabriela Bueloni é amante da arte e moda em geral. Desde sempre trabalhou para este mercado e acompanhou de perto o trabalho de grandes artesãos e estilistas. Acredita que tudo é possível desde que se tenha foco e organização. Idealizadora da FATO!Gestão Criativa hoje faz o que mais gosta: assessora de perto estes empreendedores criativos!

Veja mais posts deste autor.

26 comentários

  1. O mais complicado é depender dos outros para a entrega dos produtos! quando falham, não temos como remediar a situação, ficando a mercê deles. e, algumas vezes, os compradores não compreendem essa dificuldade que temos.

    • Olá, Armare!

      Os clientes não entendem mesmo, e de certa forma estão certos, não acha? Imagine que você efetuou uma compra em qualquer loja e o vendedor lhe informa, após o pagamento, que irá atrasar a entrega por culpa de um fornecedor que não honrou com seu prazo.

      Você se sentirá prejudicado da mesma maneira que o seu cliente.

      Por isso é importante tentar se organizar ao máximo para que isso não aconteça e caso ocorra, avisar o cliente o quanto antes, da maneira mais educada possível.

      Atenciosamente,
      Equipe do Blog

      • Eu entendi neste caso que a dependência da questão é dos Correios (entrega dos produtos e não produção) nisto não temos como escapar já que há o monopólio no Brasil

        • Andrea, há outras formas de enviar os produtos, os Correios são mais práticos e muitas vezes mais em conta mas você pode negociar entregas por motoboy em sua cidade, transportadoras e até outras empresas que enviam correspondências. Se acha que os preços cobrados estão prejudicando sua loja, pesquise outras alternativas!

          Se você tiver a Conta Pro com o Moip habilitado já tem o Frete com Desconto nos Correios, exclusivo do Elo7. Saiba como implantá-lo e utilizá-lo aqui em nossa ajuda: https://elo7.zendesk.com/entries/21619576-Como-configuro-e-calculo-o-frete-

          • Elo7, com relação ao MOIP e frete dos Correios com desconto vcs já pediram para falarmos em OFF sobre todos os problemas diretamente no e-mail do Elo7, prefiro também manter os comentários assim se possível em qualquer lugar público. Os Correios não são os mais práticos e sim os únicos e mantém o monopólio. Já que os Correios não são únicos vocês deveriam também ter “convenio” com outras transportadoras para ajudar os vendedores, que tal?

          • Andrea, estamos sempre buscando melhorias para todos. Os Correios nos permitiram uma parceria bacana que oferece descontos dependendo da localidade do comprador ou vendedor. Se outras empresas de transporte oferecerem benefícios para os lojistas e conseguirmos fechar parceria, tenha certeza de que informaremos por aqui! ;)

            Não pedimos para falar “em off” de problema algum, apenas encaminhamos as dúvidas para o setor de atendimento ao invés de torná-las públicas e tornar o blog um espaço de FAQ. Desvirtuaria o propósito do blog, que é informar e dar apoio aos compradores e vendedores para que vendam melhor e conheçam novos produtos, tendências, etc.

            Nossa equipe está focada em produzir conteúdos para lojistas e clientes e o atendimento pode atender melhor a todos. Sua sugestão foi repassada para nossa equipe administrativa, obrigada!

  2. O mais complicado é depender dos outros para a entrega dos produtos! quando falham, não temos como remediar a situação, ficando a mercê deles. e, algumas vezes, os compradores não compreendem essa dificuldade que temos.

    • Olá, Armare!

      Os clientes não entendem mesmo, e de certa forma estão certos, não acha? Imagine que você efetuou uma compra em qualquer loja e o vendedor lhe informa, após o pagamento, que irá atrasar a entrega por culpa de um fornecedor que não honrou com seu prazo.

      Você se sentirá prejudicado da mesma maneira que o seu cliente.

      Por isso é importante tentar se organizar ao máximo para que isso não aconteça e caso ocorra, avisar o cliente o quanto antes, da maneira mais educada possível.

      Atenciosamente,
      Equipe do Blog

  3. O mais complicado é depender dos outros para a entrega dos produtos! quando falham, não temos como remediar a situação, ficando a mercê deles. e, algumas vezes, os compradores não compreendem essa dificuldade que temos.

    • Olá, Armare!

      Os clientes não entendem mesmo, e de certa forma estão certos, não acha? Imagine que você efetuou uma compra em qualquer loja e o vendedor lhe informa, após o pagamento, que irá atrasar a entrega por culpa de um fornecedor que não honrou com seu prazo.

      Você se sentirá prejudicado da mesma maneira que o seu cliente.

      Por isso é importante tentar se organizar ao máximo para que isso não aconteça e caso ocorra, avisar o cliente o quanto antes, da maneira mais educada possível.

      Atenciosamente,
      Equipe do Blog

  4. Andrea, há outras formas de enviar os produtos, os Correios são mais práticos e muitas vezes mais em conta mas você pode negociar entregas por motoboy em sua cidade, transportadoras e até outras empresas que enviam correspondências. Se acha que os preços cobrados estão prejudicando sua loja, pesquise outras alternativas!

    Se você tiver a Conta Pro com o Moip habilitado já tem o Frete com Desconto nos Correios, exclusivo do Elo7. Saiba como implantá-lo e utilizá-lo aqui em nossa ajuda: https://elo7.zendesk.com/entries/21619576-Como-configuro-e-calculo-o-frete-

  5. Andrea, há outras formas de enviar os produtos, os Correios são mais práticos e muitas vezes mais em conta mas você pode negociar entregas por motoboy em sua cidade, transportadoras e até outras empresas que enviam correspondências. Se acha que os preços cobrados estão prejudicando sua loja, pesquise outras alternativas!

    Se você tiver a Conta Pro com o Moip habilitado já tem o Frete com Desconto nos Correios, exclusivo do Elo7. Saiba como implantá-lo e utilizá-lo aqui em nossa ajuda: https://elo7.zendesk.com/entries/21619576-Como-configuro-e-calculo-o-frete-

  6. Não tenho muito tempo pra investir em publicidade dos meus trabalhos, nem na criação de novidades. Então, apenas forneço peças para outras artesãs. O lucro é bem menor, mas gosto muito do que faço e acredito que faço bem feito. Por favor, me indique para algum artesão que está procurando ajuda na mão de obra. Fico agradecida. (www.ninaecia.blogspot.com)

  7. Não tenho muito tempo pra investir em publicidade dos meus trabalhos, nem na criação de novidades. Então, apenas forneço peças para outras artesãs. O lucro é bem menor, mas gosto muito do que faço e acredito que faço bem feito. Por favor, me indique para algum artesão que está procurando ajuda na mão de obra. Fico agradecida. (www.ninaecia.blogspot.com)

  8. Não tenho muito tempo pra investir em publicidade dos meus trabalhos, nem na criação de novidades. Então, apenas forneço peças para outras artesãs. O lucro é bem menor, mas gosto muito do que faço e acredito que faço bem feito. Por favor, me indique para algum artesão que está procurando ajuda na mão de obra. Fico agradecida. (www.ninaecia.blogspot.com)

  9. Andrea, estamos sempre buscando melhorias para todos. Os Correios nos permitiram uma parceria bacana que oferece descontos dependendo da localidade do comprador ou vendedor. Se outras empresas de transporte oferecerem benefícios para os lojistas e conseguirmos fechar parceria, tenha certeza de que informaremos por aqui! ;)

    Não pedimos para falar “em off” de problema algum, apenas encaminhamos as dúvidas para o setor de atendimento ao invés de torná-las públicas e tornar o blog um espaço de FAQ. Desvirtuaria o propósito do blog, que é informar e dar apoio aos compradores e vendedores para que vendam melhor e conheçam novos produtos, tendências, etc.

    Nossa equipe está focada em produzir conteúdos para lojistas e clientes e o atendimento pode atender melhor a todos. Sua sugestão foi repassada para nossa equipe administrativa, obrigada!

  10. Andrea, estamos sempre buscando melhorias para todos. Os Correios nos permitiram uma parceria bacana que oferece descontos dependendo da localidade do comprador ou vendedor. Se outras empresas de transporte oferecerem benefícios para os lojistas e conseguirmos fechar parceria, tenha certeza de que informaremos por aqui! ;)

    Não pedimos para falar “em off” de problema algum, apenas encaminhamos as dúvidas para o setor de atendimento ao invés de torná-las públicas e tornar o blog um espaço de FAQ. Desvirtuaria o propósito do blog, que é informar e dar apoio aos compradores e vendedores para que vendam melhor e conheçam novos produtos, tendências, etc.

    Nossa equipe está focada em produzir conteúdos para lojistas e clientes e o atendimento pode atender melhor a todos. Sua sugestão foi repassada para nossa equipe administrativa, obrigada!

  11. Katia Franzin

    Esta matéria se encaixou para mim hoje. Fiz tudo direitinho e não recebi o produto no prazo combinado. Agora o fornecedor bloqueou meu e-mail e não atende os meus telefonemas. Terei que ir ao Procon! Ainda bem que eu tenho o material para atender a cliente no prazo. Mas vou dizer para todos não comprarem deste fornecedor, pela falta de empenho em responder e informar onde está o meu pedido.

    • Que bom que te ajudamos, Katia!

      Aproveite esse infortúnio para pesquisar novos fornecedores e não passar mais tanto aperto! E continue com a ótima prestação de serviço aos seus clientes!

      Sucesso e boas vendas!

  12. Katia Franzin

    Esta matéria se encaixou para mim hoje. Fiz tudo direitinho e não recebi o produto no prazo combinado. Agora o fornecedor bloqueou meu e-mail e não atende os meus telefonemas. Terei que ir ao Procon! Ainda bem que eu tenho o material para atender a cliente no prazo. Mas vou dizer para todos não comprarem deste fornecedor, pela falta de empenho em responder e informar onde está o meu pedido.

    • Que bom que te ajudamos, Katia!

      Aproveite esse infortúnio para pesquisar novos fornecedores e não passar mais tanto aperto! E continue com a ótima prestação de serviço aos seus clientes!

      Sucesso e boas vendas!

  13. Katia Franzin

    Esta matéria se encaixou para mim hoje. Fiz tudo direitinho e não recebi o produto no prazo combinado. Agora o fornecedor bloqueou meu e-mail e não atende os meus telefonemas. Terei que ir ao Procon! Ainda bem que eu tenho o material para atender a cliente no prazo. Mas vou dizer para todos não comprarem deste fornecedor, pela falta de empenho em responder e informar onde está o meu pedido.

    • Que bom que te ajudamos, Katia!

      Aproveite esse infortúnio para pesquisar novos fornecedores e não passar mais tanto aperto! E continue com a ótima prestação de serviço aos seus clientes!

      Sucesso e boas vendas!