Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 4 estratégias para aumentar o ticket médio em sua loja online

4 estratégias para aumentar o ticket médio em sua loja online

Você conhece o termo “ticket médio” e a importância que ele tem no seu Negócio Criativo? Neste post, vamos te explicar o que é e como calculá-lo, além de mostrar 4 estratégias para aumentar o ticket médio da sua loja. Vem ver!

4 estratégias para aumentar o ticket médio em sua loja online

4 estratégias para aumentar o ticket médio em sua loja online
Foto de Karolina Grabowska

O ticket médio representa o valor médio que os seus clientes gastam em sua loja. Este valor pode ser calculado com base na soma de todas as vendas realizadas em um determinado período de tempo dividido pela quantidade de pedidos efetuados em sua loja.

Ticket médio = Receita total de vendas / Número de pedidos nesse período

Exemplo: imagine que sua loja tenha faturado R$ 3.000,00 com 50 pedidos realizados nos últimos 2 meses, nesse período o ticket médio por pedido foi de R$ 60,00.

Buscar estratégias para aumentar o ticket médio é uma das chaves para o sucesso do negócio, pois significa aumento de receita e, portanto, maior lucro para o seu negócio.

Existem diferentes ações que podemos realizar para alcançar esse aumento, e ao longo deste post vou compartilhar 7 dicas para você colocar em prática em sua loja.

1. Estude seu mix de produtos

Quando você oferece mais opções de produtos ao seu cliente, estará estimulando a compra de mais itens, principalmente aquelas que são compras por impulso. 

Por exemplo, um cliente que está “passeando” na sua loja de itens para festa infantil em busca de toppings para doces, também poderá se interessar por convites, embalagem para lembrancinhas, decorações para mesa, etc.

Caixa lanche infantil, Tag Rostinho e Kit Cupcake Unicórnio – loja UAU!Studio Criativo

Para escolher os itens que poderão incrementar seu mix de produtos, é importante conhecer o seu público-alvo e suas necessidades dentro do seu segmento de negócio.

2. Ofereça frete grátis

Você sabia que o valor do frete é um dos grandes vilões quando o assunto é abandono de carrinho em lojas online? Uma boa dica para implantar o frete grátis em sua loja online é estabelecer um valor mínimo de compra.

Se você vende produtos de valor mais baixo, ou não possui uma margem de lucro tão grande, essa pode ser uma boa opção para girar o estoque e incrementar suas vendas. Faça as contas e defina um valor mínimo que seja interessante para você. Isso irá estimular seu cliente a incluir mais itens no carrinho de compras, e você aumentará o ticket médio de sua loja.

Além disso, o frete grátis oferecerá uma experiência positiva para o seu cliente, dando a sensação de que foi recompensado pela compra.

3. Crie kits de produtos

Os kits de produtos ou combos promocionais são conjuntos de itens vendidos com um desconto especial.Além de ajudar a girar seu estoque de produtos, essa estratégia é perfeita para elevar o ticket médio dos pedidos feitos em sua loja.

Uma dica para montar esse kit, é compô-lo com produtos que sejam complementares, por exemplo, kit de banho com sabonete, shampoo e condicionador ou kit de festa de aniversário com forminhas de docas, toppers, velas e itens decorativos para mesa.

kit Embalagem – loja Cortes Criativos – Papelaria Artesanal

Os kits costumam ser muito populares em datas sazonais, como Dia das Mães, Páscoa, Natal, entre outras. Para incrementar os kits,  invista na apresentação do kit com embalagens criativas.

+ Confira diversas opções de embalagens criativas no Elo7

4. Ofereça promoções

Todo mundo gosta de uma oferta, até mesmo descontos de 5% por exemplo, podem incentivar seus compradores a gastar um pouco mais e aumentar o ticket médio.

Outra estratégia que você pode fazer em sua loja é a promoção relâmpago. Ela incentiva a compra por ativar no comprador o senso de urgência. A vontade de aproveitar aquela oportunidade única e por tempo limitado, acelera a decisão de compra, influenciando-o a aproveitar a promoção o mais rápido possível.

Aprenda como inserir preço promocional em seus produtos no Elo7.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.