Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Avaliações de comprador: opiniões que valem muito!

Avaliações de comprador: opiniões que valem muito!

Você sabia que cerca de 56% dos compradores online são impactados pelas avaliações feitas por outros clientes antes de realizar uma compra (pesquisa da empresa PowerReviews)?

Na verdade, esse é um comportamento muito comum. Nós mesmos queremos saber tudo de uma loja antes de sair comprando, comparamos preços, avaliações e perguntamos para amigos nas redes sociais, não é mesmo?

Toda loja no Elo7 possui uma seção especial de avaliações, bem abaixo do botão “Contatar Vendedor”.

Contatar Vendedor Avaliações

Nela, é possível visualizar todas as avaliações deixadas pelos compradores, além de respondê-las (tudo fica público). Você pode optar por ocultar todas as avaliações, o que não recomendamos justamente pela importância dessa ferramenta para impulsionar as vendas, principalmente para novos compradores que ainda não conhecem sua loja.

A dica de hoje para lojistas é incentivar os clientes a deixarem avaliações após efetuarem suas compras, aumentando o número de indicações e o relacionamento com eles.

Depois de receber o pagamento, você e seu comprador são informados dos dados completos de cada um. Aproveite para enviar um email fofo agradecendo a compra solicitando que realize uma avaliação.

Também dá para mandar a mesma mensagem pelo sistema de mensageria do Elo7, clicando em Pedidos Recebidos > Ver Detalhes > Contatar Comprador, sem precisar mandar um email, você escolhe! ;)

Tem elosetter esperto que até oferece descontos nas próximas compras (algo em torno de 5% a 10% ou frete grátis), para clientes que deixam avaliações. Mas para que elas sejam positivas, além de um atendimento atencioso, antes de enviar sua encomenda responda sempre “sim” às perguntas abaixo:

  • O produto veio como combinado (estampas, tamanho, cores, personalizações, etc)?
  • O produto foi feito com capricho e está em bom estado?
  • A embalagem está bem feita?
  • O produto chegou no prazo combinado (ou melhor, antes dele)?

Se mesmo assim você receber uma avaliação negativa, paciência. O melhor é respirar fundo e responder educadamente ao comentário, publicamente mesmo, lá na seção de Avaliações.

Assim você esclarece o mal-entendido evitando que outro cliente leve em consideração a opinião de um cliente equivocado. Se o erro realmente aconteceu, peça desculpas, informe educadamente que não ocorrerá de uma próxima vez e tente ao máximo reparar o equívoco.

É tão gostoso fazer do que a gente ama uma profissão ou forma de remuneração extra, não é mesmo? Melhor ainda quando conseguimos encantar os clientes com nossa dedicação e trocar energia positiva. Converse com seu cliente, trate-o com carinho e receberá muito em troca!

Sucesso, boas vendas e boas avaliações para todos!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.