Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Bastidores de uma produção autoral e original

Bastidores de uma produção autoral e original

thaisbolsas

Sou a Thais, designer e proprietária da marca Thais Polakiewicz. Nasci em São Paulo e cá estou até hoje. Crescer numa cidade grande como esta, facilitou muito meu acesso às informações, matérias-primas e experiências diversas com o artesanato.

Os primeiros pontos

Sempre tive uma quedinha por trabalhos manuais; em especial o desenho e a costura. Aprendi a costurar ainda pequena, com meu pai, em uma Singer que tínhamos em casa, e nunca mais parei. Primeiro vieram as roupas de boneca, roupa para a gatinha de estimação (tadinha..rs), algumas tentativas de roupas para mim e por aí vai.

Gosto de acreditar que esse gosto pelo desenho e pela costura veio de meus avós paternos poloneses, que quando chegaram ao Brasil abriram uma confecção. Meu avô desenhava lindamente tailleurs e minha avó era uma excelente costureira. Carrego com muito carinho essa influência, que veio ainda a resultar no novo nome que estou dando à minha marca, mas falarei disso mais pra frente.

bolsasdecouro1

Em 2005, fiz meu primeiro modelo de bolsa, na tentativa de começar a comercializar. Era bem simples e de pedido em pedido de amigas e conhecidas, fui incrementando. Herdei de minha avó sua máquina de costura, muitos tecidos e o que foi definitivo para chegar no que produzo hoje: suas camurças. Usei e abusei da minha Elgin caseira com camurças e mais camurças coloridas, misturadas com tecidos de tapeçaria (tenho uma queda por eles!!).

croquisbolsas

Em busca de aprendizado

Após fazer um curso de modelagem e confecção de bolsas no Senac, para melhorar minhas técnicas até então autodidatas, e em 2011, encontrei o Elo7, enquanto procurava por bazares para expor minhas bolsas, e vi a loja de uma expositora. Achei a loja sob medida para mim: fácil de montar, com custos mínimos e a estrutura toda prontinha para fazer a divulgação. Assim iniciou-se uma nova fase em meu negócio (e uma linda parceria!). Ter a minha loja no Elo7 possibilitou contatos muito importantes com meus clientes. No começo eu produzia todas as peças sozinha, por isso quase não tinha pronta entrega e fazia sob encomenda com a possibilidade de personalização. Foi uma sequência de trocas muito positivas que me levaram aos modelos que faço hoje, de acordo com os gostos de necessidades que percebi nos pedidos.

bolsasdecouro

Meu espaço criativo

Estabeleci meu atelier na casa de meus pais, em meu quarto, aonde desenvolvia desde os croquis iniciais, as modelagens, corte, confecção, fotos e divulgação. Em meados de 2011, aposentei a Elgin e adquiri uma máquina industrial, iniciando outra nova fase de meu negócio. Agora eu podia costurar várias camadas de couro e fui me aventurando nas bolsas e mochilas de couro (que são o forte de minha marca e minha maior paixão até hoje).

Com o crescimento dos pedidos comecei a terceirizar a produção. Depois de umas três experiências, me encontro hoje com uma maravilhosa parceria com um casal de artesãos especializados em couro que cuidam da modelagem, corte, costura, além de uma amiga modelista que me ajuda em projetos paralelos.

bolsas

Correria a mil

No dia a dia da empresa me vejo dividida entre um mar de planilhas de financeiro, de produção, registro de vendas e cadastro de clientes; e-mails, mensagens no Facebook, WhatsApp e Instagram para responder, pedidos para embalar e despachar todos os dias, listas de compras de material para organizar, visitas quinzenais a fornecedores e oficina de costura, além das funções de criação, fotografia, edição e divulgação dos modelos.

É um malabarismo que só! No final de 2013, terminei minha graduação em Design de Moda pelo Senac, e então passei a me dedicar integralmente ao meu negócio. Com o ‘tempo livre’ que conquistei, consegui retomar as atividades de costura. Atualmente tenho na loja as mochilas e bolsas-carteiro que têm a confecção terceirizada e as bolsas feitas a partir de retalhos garimpados de couro, que eu mesma desenho, modelo e costuro uma de cada vez, o que as torna peças únicas.

Crescimento à vista

Hoje vejo como grande desafio gerir o crescimento da empresa sem afetar o atendimento personalizado, que é uma das coisas que mais valorizo em minha marca. Por enquanto sigo desempenhando todas as funções sozinha, pois gosto de acompanhar de perto cada etapa do atendimento e vendas, mas já percebo a necessidade de contratar um assistente.

resultadobolsas

O ano de 2014, foi um ano muito marcante para a ‘kievv”, nome que aos poucos estou começando a usar para minha marca. Com a dedicação integral à empresa estou conseguindo avançar na produção, diversificação dos modelos e divulgação, mas sou cautelosa e gosto de avançar um passo de cada vez para garantir a exclusividade e qualidade das peças.  Para um futuro próximo pretendo continuar com o e-commerce, que me possibilita investir em meu negócio de forma muito acessível e com grandes possibilidades de crescimento; mas acho importante também ter mais presença em bazares e talvez lojas colaborativas para manter um contato mais próximo de meus clientes com os produtos.

Em Outubro participei do 1º Bazar Fora de Série promovido pelo Elo7 e foi uma experiência incrível a de estar presente pessoalmente expondo minhas peças e poder ter esse contato direto com o público, ver suas reações e ouvir suas opiniões.

Olhos sempre abertos!

Ter meu próprio negócio é uma aventura. Mesmo com o máximo de planejamento, nunca sabemos o que vai se passar na semana seguinte, e é isso que me motiva: estar sempre atenta a tudo. Sejam novidades no mercado, nas ruas, inspirações em viagens, o simples pedido de um cliente, um material novo do fornecedor que dá uma ideia brilhante; a constante divulgação nas redes sociais, a interação dos clientes com as postagens, as conversas diárias com as atendentes dos Correios, os cursos no Sebrae, as planilhas no Excel, cada experiência do meu dia me faz querer avançar e crescer, sempre oferecendo o meu melhor. É muito gratificante!

Vamos fazer uma visita à loja da Thaís? Clique e fique à vontade.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.