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Café com Chat sobre as mudanças nos critérios de busca do Elo7

café com chat

A equipe do Elo7 acredita que um excelente atendimento e nível de serviço de nossos vendedores criativos são fundamentais para o contínuo sucesso da comunidade Elo7. Para recompensar os lojistas que se preocupam em atender bem seus clientes e oferecer produtos e serviços #foradesérie, implementamos diversas mudanças nos critérios de busca que explicamos neste post.

Muitas dúvidas surgiram em relação à estas novas mudanças e para te ajudar, montamos um pequeno compilado com as perguntas mais frequentes:

1. Eu pago pelo destaque, serei prejudicado com as mudanças?

Não, todos que pagam pelo destaque terão maior relevância sobre quem não paga por ele. As pessoas que pagam pelo destaque e tiverem maior quantidade de critérios atendidos, terão mais relevância na busca em relação àqueles que também pagam mas atendem a menos critérios.

2. Muitos clientes fazem cancelamentos na minha loja que não tem relação com a qualidade do meu produto ou atendimento, serei prejudicado?

Não. Nós consideramos que todos estão inseridos no mesmo mercado e todas lojas estão suscetíveis a cancelamentos de pedidos por motivos diversos. Um vendedor que não responde ou deixa de atualizar um pedido tem um nível de cancelamento adicional por compradores e isso será contabilizado.

3. Como vamos saber se estamos atendendo aos critérios? Há meios para monitorar isso?

No início cada loja terá que fazer o controle desses critérios e em breve serão fornecidas informações para ajudar o vendedor a focar nos pontos de melhoria.

4. Criei uma loja recentemente no Elo7 e tenho poucas avaliações em relação aos lojistas mais antigos, serei prejudicado?

Não, a análise dos critérios é calculada de forma percentual e não pela quantidade total de avaliações ou pedidos.

Caso a sua pergunta não esteja listada aqui, vamos dedicar uma hora para responder outras dúvidas sobre as mudanças nos critérios de busca!

Café com Chat sobre as mudanças nos critérios de busca no Elo7

Este evento acontecerá no dia 06/05, das 15h às 16h, aqui no blog.

Live Blog Café com Chat sobre as mudanças nos critérios de busca do Elo7
 

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Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

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50 comentários

  1. A minha loja faz projetos/convites personalíssimos,todos os que estão na loja são convites já feitos e não modelos e os valores são altos devido a isso e a qualidade. Nós trabalhamos em um nicho muito específico de pessoas que querem algo inédito e exclusivo e podem pagar por isso, então a quantidade de vendas não é significativa mas sim os valores percebidos. Como fica minha classificação?

    • Liana Uehara

      Olá Ana!
      Para que uma loja seja relevante, ela não precisa necessariamente ter muitos pedidos concretizados, ela precisa ter uma grande porcentagem de avaliações positivas em relação aos produtos e serviços prestados.
      Abraços

  2. Ta.. e quando eu tenho que cancelar um pedido porque o cliente sumiu???

    • Liana Uehara

      Olá Mayra!
      Nós consideramos que todos estão inseridos no mesmo mercado e todas lojas estão suscetíveis a cancelamentos de pedidos por motivos diversos. Um vendedor que não responde ou deixa de atualizar um pedido tem um nível de cancelamento adicional por compradores e isso será contabilizado.
      Abraços!

  3. Tenho enviado dezenas de e-mails para o Elo7 deixar visível o botão CONTATAR VENDEDOR, apesar de eu escrever no corpo da página para as clientes em caso de dúvidas clicar nesse botão, elas continuam clicando em COMPRAR ESTE PRODUTO para fazer simples perguntas, até mesmo sobre coisas obvias que esta esclarecido na página do pedido, pura falta de leitura…e depois abandonam o pedido. No meu caso, trabalho com convites, os quais tem que ter amostra antes do pedido, se eu libero o pedido antes, calculando o frete, muitas pagam e depois exigem coisas impossíveis ou em desacordo com a possibilidade oferecida, o que acarreta prejuízos e confusões.
    Como as clientes não leem mesmo e fazem o mais fácil, sairei com certeza prejudicada nesse sistema, hoje mesmo já tive dois pedidos abandonados que na verdade foram feitos para perguntar coisas obvias como prazo de entrega, que esta na página do produto. Por mais que reclame, não tem jeito das atendentes do Elo7 entenderem meu pedido, ou tomarem providências para alterar a posição e cor do botão CONTATAR VENDEDOR…
    att

    • Liana Uehara

      Olá Arlete!
      Muito obrigada pelo seu feedback. Irei encaminhar as suas sugestão de melhoria para aumentar a visibilidade do botão CONTATAR VENDEDOR para o departamento responsável.
      Abraços

  4. Priscila Oliveira

    Ontem mesmo tive 2 vendas canceladas. As clientes não informaram o motivo mas, ficou claro que foi devido ao frete (o valor do frete era quase o valor da compra), como fica o critério de cancelamento nesse caso?

    • Liana Uehara

      Olá Priscila!
      Nós consideramos que todos estão inseridos no mesmo mercado e todas lojas estão suscetíveis a cancelamentos de pedidos por motivos diversos. Um vendedor que não responde ou deixa de atualizar um pedido tem um nível de cancelamento adicional por compradores e isso será contabilizado.
      Abraços!

      • Ola Liana, tb tenho este problema de cancelamento de pedidos devido ao frete, estou em Itaboraí RJ, é interior o frete é um pouco maior que o das capitais , daí, gostaria de sugerir 2 mudanças: simulação de frete, e calculo automático de frete sem uso do e-sedex… para minha loja e acredito que para quem está fora das capitais isto seria um UP nas vendas, abç

        • Liana Uehara

          Olá Tania!
          Muito obrigada por sua sugestão! Irei encaminhá-la ao departamento responsável para análise!
          Abraços!

  5. Nos últimos meses eu recebi duas avaliações negativas não condizentes (uma cliente alegou que não recebeu os produtos, mas eu tenho comprovação de que foram enviados / outra ficou chateada com o fato de termos cancelado o pedido dela mesmo ela sabendo que não teríamos tempo hábil para lhe atender). Como funciona nesses casos?

    • Liana Uehara

      Olá Débora!
      Nós consideramos que todos estão inseridos no mesmo mercado e todas lojas estão suscetíveis a avaliações negativas por motivos diversos, e que muitas vezes são injustos. Um vendedor tem um número de avaliações negativas muito acima da média do mercado terá menor relevância nas buscas.
      Abraços!

  6. Já está funcionando esta mudança nos critérios de busca?

  7. Adorei as novidades, acredito que serei beneficiada, pq desde o principio eu cuido muito da minha lojinha e me dedico a ela, tanto no atendimento ao meu cliente, quanto aos pedidos, envio, design, tags, enfim vou melhorar muito mais agora sabendo que isso contará pontos a meu favor..
    Obrigada equipe do elo7 por estimular nós lojistas a melhorar sempre!!!!

  8. Como fica o critério para o lojista que bloqueia a visualização de suas avaliações em sua loja?

    • Liana Uehara

      Olá Raquel!
      Não indicamos ocultar as avaliações pois eles podem diminuir a relevância da sua loja na busca!
      Abraços

  9. Adorei também as novidades mas não concordo com o critério do cancelamento de pedidos. A grande maioria dos pedidos cancelados em minha loja é porque não atingem o pedido mínimo determinado em minhas políticas. Trabalho com peças de pequeno valor e o site não disponibiliza um mecanismo para brecar os pedidos abaixo de um valor pre estabelecido pelo lojista. Fica aí uma boa dica.

    • Liana Uehara

      Olá Denise!
      Nós consideramos que todos estão inseridos no mesmo mercado e todas lojas estão suscetíveis a cancelamentos de pedidos por motivos diversos. Um vendedor que não responde ou deixa de atualizar um pedido tem um nível de cancelamento adicional por compradores e isso será contabilizado. Obrigada por sua sugestão.
      Abraços!

      • Assim como tem pedido mínimo por produto, poderia ter valor mínimo por loja, pois como disse a colega acima, as vezes um pedido de valor muito pequeno não compensa para o vendedor que já paga comissão, impressão de PLP e embalagem.

  10. Olá tenho um ateliê de moda intima, e não tenho muitas vendas e consequentemente avaliações, mas boa visualização, pago destaque, só que ainda acho o retorno bem lento, penso que para o nicho de roupas, sobretudo, é interessante uma atenção melhor,porque pesquiso as outras lojas do ramo e também acho que são bem poucas as que tem vendas significativas.
    Faço todas minhas peças, e é minha paixão literalmente, quero muito que esta parceria seja duradoura e lucrativa, então como fica a situação de minha loja, não tendo ainda tantas vendas?

  11. Olá , Boa tarde! A minha maior dúvida foi respondida que era em relação a quem paga pelo destaque. Uma vez que, a princípio , estas mudanças pareciam igualar quem investe para ter relevância nas buscas em relação a quem não investe. Receio não poder assistir ao chat, mas gostaria de saber o seguinte com relação as avaliações. Muitos clientes recebem o produto e não finalizam na loja e nem avaliam, cabendo a nós lojistas efetuar esta finalização ( consequentemente ficamos sem avaliação). Para não ficar nenhuma dúvida ( pois já tive problemas com respostas que pareciam claras mas mesmo assim surgiam interpretações diferentes), pelo que li o percentual é calculado em cima da quantidade de avaliações realizadas e não pelo nº de pedidos concluídos X avaliações, certo?
    Desde já agradeço pela atenção.

  12. Tenho percebido que alguns produtos que cadastro na loja não estão aparecendo no buscador ,nem quando entro com minha cidade. Isso vem sempre acontecendo,eu preciso parar e ficar olhando e mandar email reclamando.Cadastrei um produto dia 24/4 e ate agora não aparece na busca .A ideia da sujestão de mudar o botão contata vendedor é muito importante,pois os clientes não estão vendo ,essa ferramenta é muito importante não deveriam ter mexido.

    • Liana Uehara

      Olá Claudia!
      Sugiro você entrar em contato com o atendimento para verificar o motivo dos produtos cadastrados não aparecerem.
      Obrigada pelo seu feedback e sugestão de melhoria.
      Abraços

  13. Boa tarde,
    Será que essa mudança esta sendo realmente justa para todos? Antes mesmo de ter essa nova regra, já fazia tudo o que vcs estão pedindo. Respondo meus emails prontamente, tenho bastantes avaliações positivas, atualizo o cadastro, pago o destaque, enfim…. já tinha esses costumes antes mesmo de vocês mudarem.
    Depois da mudança, minhas vendas caíram muito, minha loja nem aparece mais nas primeiras paginas, e andei pesquisando as loja que aparecem nas primeiras paginas, muitas nem tem avaliação, mesmo sendo cadastrada a mais de 1 ano
    É difícil saber onde estamos errando, se nem vocês tem esse controle.
    Acredito que para fazer uma mudança dessa, primeiramente vocês deveriam ter controle de tudo que estão pedindo, para poder ajudar os vendedores a melhorar a qualidade do atendimento.

    • Liana Uehara

      Olá Helena!
      Aconselho você entrar em contato com o nosso atendimento para que eles possam verificar o que pode ter ocorrido.
      Ainda não temos data prevista, mas em breve serão fornecidas informações para ajudar o vendedor a focar nos pontos de melhoria.
      Abraços!

  14. Achei muito louvável as mudanças, com algumas resalvas: dar mais visibilidade ao botão “contatar o vendedor” p evitar que as clientes entram c/ o pedido só p/ tirar dúvidas e não entendo quando dão repetidamente a mesma resposta à pergunta quanto aos cancelamentos,
    o texto não explica nada.
    No mais tudo bem, encontro-me dentro os parâmetros desejados pelo site.
    Abrçs

    • Liana Uehara

      Olá Martha!
      Obrigada por sua sugestão e feedback! Irei encaminhá-la ao departamento responsável!
      Abraços!

  15. Sou nova no Elo7, mas tenho tido gratas surpresas. Sempre que precisei de uma ajuda a equipe do atendimento se superou. Tenho muito a agradecer.

  16. Acho que as buscas do Elo7 são muito misturadas. A gente pede toalha de mesa e aparece de tudo. Pano de prato, toalha de banho, tapete, guardanapo. É assim mesmo? Tem algo que não estou entendendo? Quais os critérios para formatar as buscas?

  17. Olá, Liana!
    Vocês tem uma previsão de quando seremos informados sobre o que temos que melhorar para ter mais destaque na busca?

    • Liana Uehara

      Olá Dade!
      Ainda não temos uma data específica, mas ela será disponibilizada em breve.
      Abraços!

  18. Tenho pouco tempo de loja por isso consta apenas uma avaliação em minha loja .Procuro responder os clientes com menor tempo possivel mas as vendas não se concretiza.
    Como fico nestas mudanças?

    • Liana Uehara

      Olá ceci!
      A análise dos critérios é calculada de forma percentual e não pela quantidade total de avaliações ou pedidos, para que os lojista mais recentes não sejam prejudicados!
      Abraços

  19. O chat ainda está no ar?

  20. como eu sei que minha loja esta dentro das normas e que esta funcionalidades ja estão funcionando pra mim?

    • Liana Uehara

      Olá Eunice!
      No início cada loja terá que fazer o controle desses critérios e em breve serão fornecidas informações para ajudar o vendedor a focar nos pontos de melhoria.
      Abraços!

  21. Olá Liana, reabri a loja no Elo7 e estou cadastrando meus produtos, trabalho com Cerâmica Plástica (polymer clay) e na hora de escolher a categoria para os meus produtos, me deparo com uma classificação que não enquadra, a meu ver os produtos feitos em Cerâmica Plástica. Existe um grupo de bijuterias e subgrupos que não fazem um link com a cerâmica plástica! Sugiro que criem uma categoria para joias/bijuterias feitas em Cerâmica plástica. Pois vi que tem essas categorias: Bijuterias em Aço, bijuterias em Crochê, bijuterias em metal, masssssssss não tem uma categoria para Joias/bijuterias em Cerâmica Plástica. Gostaria que acrescentassem mais essa categoria, acho que assim ajudaria e muito não soh a mim mas a outros designers que trabalham com essa matéria prima em suas produções. Desde já agradeço!

    • Liana Uehara

      Olá Paula!
      Muito obrigada pelo seu feedback! Irei encaminhar a sua solicitação para que o departamento responsável possa analisá-la!
      Abraços!

  22. Liana, creio que todos os vendedores concordam que a excelência no atendimento é de máxima importância, e deve sim ser recompensada. Ótima iniciativa do Elo7. Mas para fazê-lo, nós, vendedores, também precisamos de “excelente atendimento e nível de serviço” por parte do atendimento do site, e no meu entendimento, respostas prontas, como recebi diversas vezes, e falta de interesse em, sequer, entender o que estamos perguntando, não refletem essa excelência. Tenho certeza que, como nós, vcs recebem inúmeros e-mails de pessoas que só querem reclamar, ser do contra – faz parte. Mas creio que é perfeitamente possível distinguir entre este tipo, e aquele que realmente tem sugestões a fazer.
    Um abraço.

  23. O site poderia ajudar a gente a diminuir a grande quantidade de cancelamentos. Um exemplo seria redirecionar o cliente às políticas da loja, antes de finalizar a compra. Ou outra janelinha na hora de fechar o pedido, do tipo: se você tem alguma dúvida, ou quer apenas saber o frete, entre em contato com o vendedor antes de finalizar o pedido.

    • Liana Uehara

      Olá Léa!
      Muito obrigada pelo seu feedback e sugestão de melhoria. Irei encaminhá-la para o departamento responsável.

      Abraços

    • Arlete Alfaro

      Oi Léa… concordo com vocÊ, tudo acontece porque p botão contatar vendedor fica escondido, e o pessoal efetua o pedido para fazer perguntas, respondo meus e-mails até de madrugada, 7 dias por semana, na hora que os recebo, tenho quase 200 avaliações positivas em minha loja, pago destaque e meus pedidos diminuíram, hoje mesmo tive 4 pedidos de curiosos, que não retornam e não levam o pedido adiante, simplesmente para fazer pergunta, e o pior, no cadastro do Elo7 colocam apenas o primeiro nome, e é aceito pelo Elo7, fora o pessoal que manda endereço, e-mail, celular diretamente e reclamo também que este controle dele esta furado…já peguei loja sem nenhuma venda e até com link para loja fora do elo7 anunciando como loja oficial, nas primeiras páginas do destaque…tem muita coisa furada nesses critérios, e estou acreditando que existem 2 pesos e duas medidas ou o pessoal contratado para fazer esse tipo de investigação não tem feito a lição de casa…enquanto isso, quem trabalha certinho continua sendo prejudicado, fora plágio, concorrência desleal, etc…tá ficando difícil, adoro o Elo7, mas tá complicado…sinto-me desamparada e injustiçada.

      • Liana Uehara

        Olá Arlete!
        A sugestão para dar mais destaque ao botão contactar o vendedor é ótima e muitas pessoas também sugeriram. Irei encaminhá-la para o departamento responsável.
        Nosso sistema de busca está em constante aperfeiçoamento e a ideia é realmente dar destaque aos lojistas que se dedicam à suas lojas! E caso você identifique alguma coisa errada no site, como os exemplos que você citou, fique à vontade para denunciá-la no botão “denunciar abuso” na página dos produtos. Isso não pode acontecer e vamos trabalhar para que não se repita.

        Muito obrigada pelo feedback e sugestão.
        Abraços!

  24. Gostaria de saber se e possível ver o vídeo pois não consegui ver no dia,. obrigada