Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Clube do Bordado: conheça o projeto

Clube do Bordado: conheça o projeto

Hoje temos o prazer de compartilhar com vocês o projeto criativo da Amanda Zacarckim, o Clube do Bordado. Vamos conhecer mais esse grupo e suas motivações?

Acompanhe a entrevista com a Amanda, do Clube do Bordado

clube do bordado 1

Como começou o seu envolvimento com o bordado?

Depois de me formar em jornalismo, fui estudar moda com foco em comunicação. Mas nem na infância ou na adolescência aprendi a bordar, tricotar… Para mim essas atividades estavam ligadas a um estereótipo que eu não queria me encaixar. Foi só em 2013, nos primeiros encontros do Clube do Bordado, que me interessei pela técnica e aprendi a bordar com a Camila.

Já nos primeiros pontos ficou claro para mim que o bordado poderia ser uma ferramenta para tratar assuntos contemporâneos, frases de efeito e aliar design e empoderamento a algo que tem o carinho de ter sido feito do começo ao fim pelas próprias mãos. 

A paixão veio como hobby ou está relacionada ao seu trabalho?

Foi maravilhoso me apaixonar por algo tradicional e, ao mesmo tempo, tão novo para mim! Primeiro, esse novo hobby serviu para aliviar o estresse do dia a dia e mostrar que eu também poderia me expressar criativamente com o bordado. Como eu sempre trabalhei com comunicação e internet, passando muitas horas na frente do computador, esse momento de bordar, conversar e colocar uma intenção no trabalho manual foi muito importante para criar uma pausa comigo mesma, um respiro na rotina.

clube do bordado 3

Hoje temos o privilégio de trabalhar com a propagação da técnica do bordado livre em cursos, encontros, oficinas, além das nossas coleções temáticas. Uma das coisas que mais me realiza atualmente é poder fazer isso coletivamente, com amigas-sócias que complementam e inspiram as criações umas das outras diariamente. 

Como funciona e qual a proposta do Clube do Bordado?

O Clube do bordado começou em agosto de 2013, como uma reunião despretensiosa de seis amigas. Os encontros começaram a partir do desejo de aprender a bordar e ter uma atividade nova dentro das nossas rotinas. Passamos quase um ano com o Clube como um ponto de encontro divertido entre nós para aprender os pontos do bordado, testar técnicas e, acima de tudo, nos encontrar. A partir dos primeiros bordados, vimos que algumas temáticas eram constantes, como o universo feminino e nossa relação com os corpos da vida real.

Foi então que, em junho de 2014, criamos nossa primeira coleção e, de lá para cá, participamos de diversas feiras, criamos coleções temáticas, realizamos encontros abertos e cursos para ensinar e aprender coletivamente. Nosso objetivo é  fomentar a cultura do bordado e do feito à mão com ilustrações, bordados, cursos e oficinas pelo Brasil e pelo mundo afora.

 clube do bordado 4

Você percebe um maior interesse no assunto ultimamente?

Sim, muito! É encantador ver pessoas de diferentes idades, desde meninos na pré-adolescência a senhoras que são experts em trabalhos manuais se aproximarem do bordado livre e com ele entenderem que podem criar diversos produtos e deixar a imaginação correr solta nas ilustrações, cores e acabamentos. Acabamos de participar de um projeto que passou por dezoito cidades pequenas do interior de São Paulo, e nelas conseguimos ver de perto que o bordado é uma técnica integrativa, que possibilita a criatividade e que, sem preconceito de gênero, pode agregar a todos. 

Novidades do Clube do Bordado: acompanhe!

Quais são os próximos encontros e projetos que estão por vir do Clube do Bordado?

Para ficar por dentro das novidades basta fazer parte do nosso mailing, mandando um email para clubedobordado@gmail.com

Clube do Bordado no LAB Elo7

Nos meses de setembro e outubro o Laboratório de Experiências Criativas do Elo7 recebe o Clube do Bordado, veja mais:

5/9: Oficina Bordado para Iniciantes – módulo I, com Vanessa Israel do Clube do Bordado.

Para mais informações clique aqui 

17/10: Oficina de Bordado Livre  – Nível Intermediário com Marina Dini (Clube do Bordado)

Para mais informações clique aqui 

Para também entrar na onda do feito à mão e trazer criativos bordados para dentro de casa, venha ver uma seleção aqui.

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.