Como criar um plano de marketing para seu negócio criativo

Você já criou um plano de marketing para o seu negócio criativo? Este é um conjunto de informações e estratégias que irão auxiliar o empreendedor a alcançar seus objetivos de vendas e divulgação da marca. Ele funciona como um roteiro estratégico que mostrará seu ponto de partida e o caminho necessário que você precisará seguir.

Como criar um plano de marketing para seu negócio criativo

Caderno Pontilhado Make It Happen Amarelo – loja Wonder To

1. Conheça o seu público

Público-alvo é um grupo de pessoas com algumas características em comum – como gênero, faixa etária, estado civil, localização geográfica, faixa salarial etc – que podem estar interessadas em comprar o seu produto. Ou seja, são seus potenciais clientes.
Quanto mais detalhes você tiver da pessoa que precisa dos seus produtos – não só do grupo – melhor, pois mais efetiva será sua divulgação, trazendo mais vendas.

Saber quem é o seu público-alvo traz mais profissionalismo para a sua marca, maior facilidade e agilidade nas decisões e tempo de qualidade para criar e ver sua loja do coração se desenvolvendo!

2. Liste seus objetivos

Os objetivos do seu plano de marketing podem variar de acordo com o estágio ou a necessidade do seu negócio. Veja alguns exemplo:

  • Alcançar um valor específico de vendas no mês;
  • Eliminar estoque de produtos ou coleções antigas;
  • Promover uma categoria/álbum de produtos;
  • Valorizar clientes fiéis e estimular novas compras;
  • Trazer novos clientes para sua loja;
  • Conseguir feedback (opiniões) sobre seus produtos;
  • Aumentar a visibilidade da marca e ficar mais conhecido no seu mercado;
  • Atuar em outro nicho de mercado.

3. Crie ações comerciais

Descontos e ofertas são práticas muito utilizadas pois eles ajudam a girar o estoque, atrair novos clientes para a sua loja ou aumentar as vendas em tempos de poucas vendas, principalmente em datas comemorativas como dia das Mães e Natal.

Mas antes, pergunte-se:

  • Qual o objetivo da minha promoção?
  • Por quanto tempo ela irá durar?
  • A quais produtos irá se aplicar?
  • Como será a mecânica e a comunicação da promoção?

Antes de oferecer estes descontos  na esperança de aumentar o seu lucro, é muito importante se planejar para ter certeza que você realmente terá lucro extra com os descontos oferecidos.

Aproveite as datas comemorativas

Aqui no Blog do Elo7, nós compartilhamos diversos posts com dicas de marketing dos meses seguintes para te ajudar a planejar suas campanhas com antecedência, confira aqui os últimos posts publicados.

Você utiliza o calendário comercial para planejar ações de marketing para o seu negócio? Ele é importante não só para te ajudar a criar produtos mais direcionados para as datas festivas como Carnaval, Páscoa ou festas juninas, quanto para promover ações para incrementar a venda de produtos, como a Black Friday ou Natal, por exemplo.

Além das datas comemorativas do calendário comercial, há outras datas que podem ser usadas no seu negócio criativo para gerar engajamento com seus clientes e incrementar vendas como:

  • aniversário de abertura da empresa: você pode oferecer produtos com desconto para comemorar o primeiro ano do seu negócio;
  • atingimento de uma meta: você pode dar brindes aos clientes que fizerem pedido na semana em que o instagram da sua marca chegou aos 5.000 seguidores.

Lembre-se de ver e rever seus objetivos e estratégias de tempos em tempos para fazer um balanço sobre o que está e o que não está funcionando para o seu negócio criativo. Espero muito que as dicas acima tenham te ajudado e boas vendas!

Veja também:

+ Marketplace ou loja virtual: qual a diferença?

+ Ikigai: como transformar uma paixão em um negócio criativo e próspero

Liana Uehara

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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