Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como deixar o atelier mais criativo

Como deixar o atelier mais criativo

Como deixar o atelier mais criativo?

Você é daquelas pessoas adeptas da frase “eu  me organizo na minha bagunça”? Seguidamente recebo emails de leitoras pedindo dicas de organização e sobre como deixar o atelier mais criativo; muitas delas trabalham em casa e têm um quarto ou parte dele para o trabalho criativo. Seja na sua casa, seja no seu escritório, ou no seu craft room, boas doses de cuidado e organização serão fundamentais e sempre muito bem vindas!

Ambientes de criação pedem organização; é claro que a bagunça, pontualmente falando, é necessária; mas um espaço organizado certamente trará melhores resultados na sua produção.  Eu explico: digamos que hoje seja dia de preparar necessaires para o próximo bazar que vais participar; que tal começar organizando o processo de produção pré costura? Separar os tecidos, cores, manta acrílica, zípers, o modelo que será costurado, e acessórios para finalização certamente otimizarão seu tempo logo ali adiante.

Seguem algumas dicas lugastal pra que seu ambiente criativo seja mais atrativo e rentável;

1. Prepare um ambiente gostoso: escolhido o espaço onde será seu ambiente de trabalho criativo, vale deixá-lo o mais iluminado e funcional possível.

  • Tire tudo aquilo que não será usado – otimizar espaços é fundamental!
  • Uma janela por onde entrará iluminação natural durante o dia também sempre cai bem; se não tiver janela, use uma boa luz.
  • Escolha uma parede para algum detalhe especial – vale pintar de uma cor diferente das demais, colocar um mural de recados (use um isopor forrado com um tecido fofo), pintar molduras antigas etc.
  • Decore o espaço com peças “queridas”, pode ser aquela estante antiga que ninguém da família quer, ou aquela máquina de costura da avó que não funciona mais – traga para perto de você aquilo que traz lembranças e oferece conforto emocional.
  • Deixe uma parede lisa, será sua “design wall” – um espaço onde você colocará moldes, projetos em andamento e o que mais estiver produzindo, para que, nesse processo criativo, possa olhar em busca de novas inspirações e ações.

2. Tenha disponíveis suas revistas/livros e material complementar

Sabe aquele passo-a-passo que você encontrou numa revista antiga e guardou para usar em algum momento? Será muito irritante se não encontrar, quando o momento chegar! Lance mão de seus recortes e todo material de suporte  para seus processos de criação – deixe-os em local de fácil manuseio.

3. Organize a matéria-prima: processos de produções artesanais demandam diferentes materiais.

  • Como manter botões, alfinetes, tesouras, fitas, zíperes e outras miudezas numa só caixa? Organize-os em pequenos vidros ou potes plásticos – etiquetar e nomear também auxilia a encontrá-los no momento certo.
  • Separe os tecidos por cores, tonalidades ou estampas; nacionais ou importados, básicos e estampados.
  • Tesouras, cortadores, réguas e alicates também devem ficar disponíveis – talvez uma velha moldura em desuso seja perfeita para uma nova função – faça uma base de madeira e pregue pequenos ganchos – além de decorar o espaço, a moldura poderá acondicionar seu material básico do dia a dia (vale separar tesouras e cortadores com melhor fio dos demais).

4. Um “tapa” no visual!

Não é porque você trabalha em casa que passará o dia de pijama e pantufas, né? Ambientes criativos também pedem cuidados pessoais! Então, que tal dar uma geral aí no seu ambiente de trabalho e deixá-lo ainda mais criativo? Pequenas ações podem otimizar a criação, você se sentirá mais inspirado e a motivação será constante durante seus dias! Vale a pena tentar!

Você também tem outras dicas sobre como deixar o atelier mais criativo? Então conte para nós aqui nos comentários!

Sobre Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

Veja mais posts deste autor.