Home | Negócio Criativo | Como divulgar promoções nas redes sociais: 4 dicas

Como divulgar promoções nas redes sociais: 4 dicas

As promoções são uma ótima maneira para quem quer incrementar as vendas do seu negócio, incentivar a venda de produtos que já estão parados no seu estoque à um tempo e dependendo da estratégia, ajudam também a divulgar a sua marca. Mas para usufruir destes benefícios, é importante fazer a lição de casa, que nesse caso é, planejar a divulgação. No post de hoje vamos compartilhar várias dicas sobre como divulgar promoções nas redes sociais. E fique tranquilo que para isso você não precisará gastar 1 centavo. Vamos aproveitar as ferramentas gratuitas e poderosas que temos disponível, como o Facebook, Instagram e Whatsapp.

Como divulgar promoções nas redes sociais

Como divulgar promoções nas redes sociais
loja Leiloca Pipoca

Planejamento da campanha promocional

Qual será o intuito ao oferecer descontos em sua loja? Antes de tudo é importante colocar na balança qual é o custo x benefício que a campanha promocional irá lhe proporcionar. Em seguida, defina quais redes sociais você irá divulgar a promoção. O ideal, é fazer uma campanha específica para cada mídia social, focando nas ferramentas que cada uma oferece.

Capriche nas fotos e na arte da sua divulgação

Não basta só ter uma boa oferta, a forma que você divulga é muito importante. Dedique um bom tempo para produzir o conteúdo de divulgação da campanha. Cada rede social é diferente, por isso, se possível, evite usar a mesma publicação em todas as redes sociais.

O Facebook ou Instagram são ótimas plataformas para divulgar vídeos. Você pode fazer uma live no Facebook ou criar um Stories no Instagram divulgando os produtos que entrarão em promoção ou explicando como será a campanha promocional. Não esqueça de incluir no link da sua loja nas publicações!

No Facebook, você pode personalizar a imagem de capa da página da sua marca com um banner para divulgar a promoção. Essa é a primeira coisa que as pessoas vêem quando acessam sua página do Facebook, o que a torna um ótimo local para promover sua campanha. Você pode também criar um banner para divulgar a promoção em uma publicação. Se você tem dificuldade na ou não possui conhecimento para mexer em softwares de design, indico uma ferramenta gratuita que te ajudará a criar banners incríveis, ela se chama Canva. O funcionamento é bem intuitivo. Lá existem modelos prontos editáveis que facilitam a vida do empreendedor.

O Instagram é uma ferramenta bem visual, onde as fotos com qualidade e bom design geralmente tem bom engajamento. Por isso, capriche na foto! Em uma única publicação, é possível subir mais de uma foto, por isso aproveite para mostrar diferentes produtos, ou diferentes utilidades e vantagens do mesmo produto. Ensinamos neste post como tirar fotos de produtos criativos sem gastar muito, vem ver.

Descontos exclusivos

Ao criar ofertas exclusivas para as redes sociais, você irá encorajar seus seguidores a interagir com a sua marca e a acessar a sua loja virtual. Essa é uma boa forma de mostrar que você se preocupa com eles e oferece descontos ou brindes especiais que eles não encontrarão divulgados em nenhum outro lugar.

Se você tem uma lista de clientes no Whatsapp, envie uma mensagem divulgando a oferta. Mas antes é importante verificar se o seu cliente permite o envio dessas mensagens promocionais. O intuito é fazer com que o seu cliente se sinta privilegiado de saber da promoção em primeira mão.

Utilize o gatilho da escassez

Esse é um dos gatilhos mentais mais importantes e que é aplicado amplamente no mercado. Ele atinge diretamente o senso de urgência e o medo de perder alguma coisa. Quando há urgência em fazer algo, fazemos sem pensar, não ficamos esperando, com medo de que alguma coisa aconteça. Além disso, quando algo é escasso, passa a ser muito mais desejado. Então, quando você insere algum elemento de escassez e de urgência na oferta do seu produto, as vendas aumentam.

Isso pode ser aplicado facilmente e de várias formas. A forma mais simples é fazer uma promoção por tempo limitado. Por exemplo: “somente quem adquirir uma peça nos próximos dias ou horas, vai ganhar uma peça extra, ou, se comprar hoje, tem desconto”, e assim por diante.

Caso o seu estoque seja baixo, cite que você só tem mais poucas unidades e se o cliente pode perder a oportunidade de ter aquele produto e por aquele preço promocional.

Espero que tenha gostado das dicas sobre como divulgar promoções nas redes sociais e boas vendas!

Veja também:

+ Como oferecer descontos em minha loja

+ 5 ideias de brinde para você presentear seu cliente

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.