Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como mudar os hábitos em 4 passos

Como mudar os hábitos em 4 passos

Como mudar os hábitos

O hábito é algo que você já faz há tanto tempo, de forma tão automática, que nem precisa mais pensar para fazê-lo. Você fica numa zona de conforto estática, que nem sempre é a melhor para você. Então, como mudar os hábitos que não estão mais te trazendo bons resultados?

1.º Passo: Identifique o comportamento que não está te trazendo bons resultados.

Perceba qual é o comportamento que se repete e que não está mais permitindo que você dê o seu melhor! Por exemplo: “Eu não tenho tempo para nada, nunca consigo descansar porque sempre assumo tarefas e responsabilidades que acabam me sobrecarregando” ou “Eu sei que preciso começar uma dieta, faço por uns três dias, mas depois acabo me sabotando e volto a comer ainda mais.”

Tome consciência, mas não se culpe! Afinal, você praticou por muito tempo até que esse comportamento se tornasse um hábito.

2.º Passo: Pare de focar apenas no problema

Volte-se para dentro. Pare de pensar no que está “errado” e atente-se a tudo o que você sente quando se comporta dessa forma. Se focar apenas no problema só vai fazer com que ele aumente!

Preste atenção no seu sentimento ao ter aquele comportamento. Pode ser, por exemplo, apreensão, medo, solidão ou ansiedade, para cada pessoa este sentimento vai ser diferente. Tenha a coragem de se conhecer. Mantenha uma atitude de curiosidade em relação à esses sentimentos e garanto que será muito mais fácil para dar o próximo passo em direção à mudança.

3.º Passo: Tenha carinho por si mesma e trabalhe o sentimento.

Quando você entende qual é o sentimento, consegue trabalhar o hábito com muito mais facilidade porque adquire clareza, trazendo para o consciente algo que estava apenas no inconsciente.

Comece a se perguntar: Por que estou me sentindo sozinha? Por que estou ansiosa? Por que estou precisando buscar fora, algo que está faltando dentro? À partir desse movimento de autoconhecimento, a mudança tem muito mais chances de acontecer!

4.º Passo: Comece a treinar o novo comportamento para que ele se transforme num novo hábito.

Da mesma forma que você teve que praticar muito até que aquele comportamento antigo se tornasse um hábito, para que ele mude, você também precisará praticar o novo comportamento desejado até que ele se transforme num novo hábito mais equilibrado. Quando você aprende a dirigir, precisa pensar antes de trocar a marcha ou pisar no pedal, por exemplo. Precisamos estar concentrados e focados pois os movimentos ao dirigir ainda são muito mecânicos.

Porém, depois que você adquire o hábito, não precisa mais pensar em nada. Você dirige, conversa com a pessoa que está ao lado, ouve música, tudo ao mesmo tempo! A prática faz com que o ato de dirigir entre no “modo automático” para você. Portanto, pratique o novo hábito, agora com a consciência do que é realmente importante para você. Faça testes sempre! Permita-se descobrir novas formas de agir e lembre-se de que quanto mais você pratica, mais esperta fica! Coloque os passos em prática e conte como está sendo a mudança.

Grande abraço e até a próxima!

bool(false)
É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Compartilhar experiências, talvez esteja aí, uma das barreiras que traz as ansiedades e alguns sofrimentos.