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Como planejar a sua produção de final de ano e aumentar as vendas?

Para quem trabalha com criações artesanais, o fim do ano é o período mais intenso de produção e vendas! Se você tem um negócio próprio, uma coisa é certa: o Black Friday, o Natal e o Ano Novo são datas que precisam ser pensadas de forma estratégica.

Essas costumam ser as épocas mais aguardadas do ano, já que há a oportunidade de aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros do seu negócio. E para te ajudar a usufruir ao máximo das oportunidades que essas datas reservam, nesse post compartilhamos várias dicas sobre como planejar a sua produção de final de ano e aumentar as vendas, vem ver!

Como planejar a sua produção de final de ano e aumentar as vendas?

Cortador de Biscoito – loja Cortadores 3D

1 – Produtividade no trabalho

Antes de planejar e organizar os pedidos e as atividades no seu negócio, é importante analisar se você está aproveitando as horas do seu dia nas atividades que farão a diferença no seu negócio. Acredito que não existe uma regra de produtividade que funcione para todo mundo, como uma receita de bolo. Cada pessoa tem suas peculiaridades, propósitos e responsabilidades distintas. Por isso, nesse post aqui, compartilhamos 3 ferramentas de produtividade que irão te ajudar a ter mais foco e ser mais assertiva para gerenciar a produção das encomendas de final de ano.

2 – Planejamento do estoque de materiais

Nas produções de final de ano uma coisa que não pode faltar são materiais e ferramentas para criar seus produtos. Por isso, antecipe a compra de insumos para criar seus produtos, assim você evitará o atraso de suas produções por conta de falta de material ou atrasos por imprevistos na entrega dos insumos.

Além dos materiais para criar produtos, é importante se atentar ao estoque de embalagens para envio dos seus produtos. Veja se a quantidade de caixas, papéis kraft, embalagens e fita adesiva são suficientes para embalar as encomendas que chegarão.

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3 – Produtos à pronta-entrega

Veja quais são os produtos com maior potencial de venda e já comece a produzi-los. Mesmo que você trabalhe com pedidos feitos sob encomenda, analise a possibilidade de ter etapas pré-produzidas ou adiantar processos dos produtos com maior saída. Isso poderá te ajudar a diminuir o prazo de produção das encomendas de final de ano.

Ao fazer as compras online, muitas pessoas esquecem de considerar o tempo de produção de produtos artesanais, principalmente aquelas que deixam para fazer suas compras no último momento. Por esse motivo, se possível, é muito vantajoso ter algumas peças à pronta entrega para não perder vendas.

4 – Crie um linha de produção

Dependendo do tipo de produto que você trabalha, é possível aumentar a produtividade do trabalho criando uma pequena linha de produção. Suponha que você venda caixas pintadas em madeira. Ao invés de limpar, lixar, pintar e decorar as caixas uma a uma, se possível, faça as vários modelos em conjunto. Limpe e lixe várias caixas, pinte uma delas e enquanto ela seca, pinte a outra, e assim por todas as etapas. Esse pode parecer um detalhe muito pequeno, mas pode te ajudar a ganhar muito tempo.

5 – Não deixe de divulgar seus produtos nas redes sociais

As redes sociais já se tornaram as melhores amigas para divulgar sua marca. No final do ano, com datas tão importantes como Natal e Ano Novo, a estratégia de divulgação dos seus produtos precisa ser pensada com carinho. Quem busca incrementar as vendas neste final de ano deve cuidar e, principalmente, movimentar suas páginas. Crie conteúdo atrativo, estimule o engajamento dos seguidores com enquetes, dicas e curiosidades. Crie conteúdos que estejam relacionados ao seu nicho e promova os produtos mais relevantes da sua loja para o Natal.

6 –  Faça parceria com influenciadores

Os influenciadores tem grandes chances de incrementar as vendas de seus produtos. Como o próprio nome já diz, eles costumam influenciar as  decisões de compra de seus seguidores, principalmente em uma plataforma visual como o Instagram, onde os consumidores podem mostrar por foto e vídeo o produto e seus benefícios. Você pode procurar parcerias de permuta, onde a moeda de troca pela divulgação é apenas o seu produto. Para isso, você pode seguir os passos abaixo:

  • Procure por influenciadores que tenham um público semelhante ao dos seus clientes;
  • Envie a eles um ou dois produtos para compartilhar com seus seguidores;
  • Forneça a eles um modelo de legenda e idéias de conteúdo para facilitar o processo.
Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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