Se você tem um negócio próprio e trabalha sozinho, falar em priorização de tarefas pode ser um desafio. Afinal, todas as atividades são essenciais para o seu negócio, desde a fabricação do produto até lidar com as finanças do seu negócio. Neste post vou compartilhar uma dica muito simples e prática para te ajudar a priorizar tarefas e projetos importantes para para fazer sua marca crescer.
Vamos começar dividindo as atividades em duas categorias:
As tarefas rotineiras são aquelas que precisam ser feitas, mas que não trarão grandes mudanças para o seu negócio. Elas são apenas as tarefas básicas para manter o seu negócio funcionando bem.
Atividades básicas e essenciais para o seu negócio podem ser:
É nesta segunda categoria que estão as atividades que farão a sua marca crescer. Geralmente são aquelas atividades que nos tiram da zona de conforto, mas que podem trazer resultados muito promissores no curto/médio prazo.
Atividades desafiadoras ou projetos grandes podem ser:
Essas atividades, por não serem rotineiras, demandam mais a nossa atenção, foco e criatividades, muitas vezes. Por elas parecerem um “bicho de sete cabeças”, tendemos a deixar essas atividades maiores para depois e enchemos a nossa lista de tarefas com outras coisas menos importantes, ou que não farão sua marca crescer.
Muitas vezes, o que precisamos é só dar o primeiro passo. Esse geralmente é o passo mais difícil. Por isso, eu tenho uma tática que me ajuda, e muito, quando sinto que estou procrastinando as tarefas e projetos mais importantes que é: dar um passo pequeno para tirar o projeto do papel.
A ideia principal aqui é transformar o primeiro passo de um projeto grande ou atividade importante em uma micro tarefa, de forma a te ajudar a te dar o tão importante primeiro passo.
Vou citar alguns exemplos para te ajudar:
Convite de parceria para uma marca
Imagine que eu preciso escrever um email de convite para uma marca que eu admiro muito. Ao invés de colocar na minha lista de tarefas “escrever o email para a parceira” eu coloco “escrever o rascunho ou início do email”. O fato de ser um rascunho, torna a atividade mais leve e com isso terei mais motivação pra colocá-la em prática.
Criar uma identidade visual para sua marca
Você pode pegar referências de paletas de cores e estilos que mais lhe agradam e combinam com o estilo da sua marca e criar um moodboard com as imagens, escreva quais sentimentos gostaria que a sua marca transmitisse aos seus clientes, escreva as características da persona da sua marca, quais os valores da sua marca, etc.
Formalizar o seu negócio
Nós já compartilhamos aqui no blog um Guia Prático para abrir uma MEI e formalizar seu negócio. Você pode listar todas as atividades que precisa fazer para formalizar o seu negócio, como escolher um nome fantasia e definir o capital social para sua empresa, por exemplo.
Muitas vezes, quando vemos a nossa lista de tarefas cheias de atividades, temos a impressão de que estamos sendo produtivos. Mas fazer mais atividades no dia não necessariamente fará a sua marca crescer mais rápido. Focar em menos coisas, mas nas coisas certas, podem lhe trazer muito mais frutos no futuro.
Na era da televisão e do streaming, os reality shows tornaram-se uma fonte inesgotável de…
A essa altura, você já provavelmente ouviu falar da cor peach fuzz, certo? É um…
O mês de janeiro é o momento perfeito para renovar as energias, traçar novas metas…
Lojista esperto do Elo7 já sabe a importância de ficar por dentro do que é…
Quer aprender como configurar a sua loja do Elo7 e deixá-la preparada para atrair muitos…
Quer conferir algumas das tendências e apostas do Elo7 para o Verão 2024? Confira a…