Home | Negócio Criativo | Como ter produtividade em trabalhos sem rotina

Como ter produtividade em trabalhos sem rotina

Acredito que uma das maiores dificuldades de ser “eupreendedor”, ou seja, para quem empreende sozinho, seja organizar todas as atividades para dar conta de tudo.  Uma rotina regular tem grandes benefícios para a produtividade e organização das tarefas. Mas como ter produtividade para trabalhos sem rotina, ou seja, quando sua agenda é irregular?

Como ter produtividade em trabalhos sem rotina

Como ter produtividade em trabalhos sem rotina

1. Crie uma rotina para atividades não relacionadas ao trabalho no seu dia

O trabalho não é a única parte da sua vida que pode e deve seguir uma rotina regular. Faça um esforço para estabelecer rotinas de manhã e à noite que iniciem e terminem seus dias com o pé direito, como ir a academia, caminhada, ler um livro, organização do escritório, fazer o planejamento para o dia seguinte, etc. Quando você tem uma rotina pré-estabelecida, é mais fácil encaixar o seu trabalho nela.

2. Crie uma estrutura em torno do trabalho sem rotina

A segunda dica é desenvolver um conjunto de pistas que dizem ao seu cérebro que é hora de trabalhar. Coloque elas em prática sempre que precisar focar nas tarefas do trabalho. Elas podem ser:

  • Ter o hábito de se vestir para trabalhar, mesmo se for de casa;
  • Trabalhar no mesmo lugar (e não fazer nada além de trabalho lá);
  • Ouvir o mesmo tipo de música ou ruído de fundo enquanto você trabalha;
  • Definir um horário de término do expediente todos os dias.

3. Adapte sua rotina ao seu ritmo

Os maiores resultados de uma rotina diária aparecem quando sua lista de tarefas se adaptam a seu próprio ritmo. Muitos estudos apontam que conhecer o ritmo natural do seu corpo é muito melhor para a produtividade do que se forçar a seguir uma rotina baseado no que outras pessoas acham melhor.

Para muitos, acordar às 5h da manhã é sinônimo de produtividade. Mas nem todas as pessoas conseguem manter essa rotina, pois muitas delas são mais produtivas e criativas à noite. Então aproveite o benefício de poder criar sua própria rotina e definir seus horários, e crie  a rotina ideal para você, baseando-se na horas em que você sente mais disposição e foco.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.