Home | Negócio Criativo | Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas práticas

Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas práticas

Muitos empreendedores usam o WhatsApp para se comunicar diretamente com clientes e fechar novas vendas. Com ele é muito mais fácil trocar mensagens, fotos, áudios e vídeos, e o melhor, tudo isso gratuitamente! Diante de tantas vantagens, é super importante saber como vender pelo WhatsApp. Para te ajudar, separamos 7 dicas para você começar a aplicar desde já e incrementar suas vendas. Vem ver!

Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas rápidas

como vender pelo Whatsapp: 7 dicas rápidas

1. Invista no relacionamento com o seu cliente

Você, como consumidor, sabe o quanto a qualidade no atendimento é importante para que o cliente sinta segurança para comprar o seu produto. Por isso, se um cliente fizer uma pergunta, invista seu tempo em responder as dúvidas.

Uma boa ideia é salvar o nome de cada cliente no seu celular utilizando a própria palavra “cliente” ou remetendo ao produto que o interessa, por exemplo: “Cliente Ana – porta-maternidade”.

Após organizar todos os seus contatos, crie listas de transmissão com os clientes que compraram ou entraram em contato com você. A lista de transmissão é uma funcionalidade onde você consegue enviar uma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo, sem que um contato tenha acesso ao número do outro. Fique atento para só encaminhar conteúdo relevante e que diz respeito aos seus produtos!

2. Tenha um material de apoio

Sabe aquelas perguntas que muitos clientes fazem? Ao invés de digitá-las sempre que alguém perguntar, faça textos, áudios ou vídeos curtos e use sempre que precisar. Isso economizará seu tempo e aumentará a produtividade.

+ Confira o guia completo para criar as políticas de sua loja

Mas lembre-se: cuidado para não deixar as respostas com cara de mensagem automática. Procure oferecer, na medida do possível, um atendimento personalizado.

3. Utilize o WebWhatsApp

Falando em economizar tempo, se você prefere responder as mensagens pelo computador ou notebook, utilize o WebWhatsApp. Com ele você não precisa digitar pelo teclado do celular, que às vezes é mais improdutivo. Ele possui as mesmas funcionalidades do aplicativo de celular e não é necessário baixar nenhum programa.

4. Desligue os sons e avisos

Você sabia que o excesso de comunicação pode atrapalhar a sua produtividade? Muitas pessoas deixam os avisos sonoros para notificá-las toda vez que uma nova mensagem chegar. Para aumentar a sua produtividade e concentração, desative os avisos e reserve algumas horas do seu dia para responder as dúvidas todas de uma vez só.

5. Se for urgente faça uma ligação

Dependendo da situação, uma ligação pode esclarecer dúvidas mais facilmente. Se você precisa de uma informação para começar a produção de um produto personalizado, precisa de uma informação ou deseja resolver algum problema urgente do seu cliente, este é o meio mais eficaz. Para que a conversa fique registrada de alguma forma e evitar qualquer desentendimento futuro, envie uma mensagem por escrito com o resumo da conversa e peça para a pessoa confirmar.

6. Defina um horário de atendimento

Por conta da praticidade do WhatsApp, muitos empreendedores acabam respondendo seus clientes aos fins de semana ou antes de dormir por exemplo. Ao fazer isso, seus clientes irão se acostumar com a sua disponibilidade a qualquer momento. E caso você não responda, ficarão descontentes. Para evitar isso, defina um horário de atendimento. Assim você conseguirá manter o foco e seus clientes respeitarão o horário definido.

7. Utilize o Talk7 para vender seus produtos

O Talk7 é um aplicativo para que o vendedor gerencie suas vendas através de um chat que, além da troca de imagens e relacionamento com o cliente, permite calcular frete, receber pagamentos com segurança e acompanhar a entrega dos pedidos ao usar a PLP dos Correios.

Além disso, com o Talk7 você pode sugerir produtos da sua loja no Elo7, compartilhá-los pelo WhatsApp e fazer vendas diretas com uma condição comercial diferenciada de apenas 6% de taxa de comissão. Confira aqui o vídeo demonstrativo:

Veja como iniciar uma venda direta em aparelhos Android e IOS.

+ Confira todas as funcionalidades disponíveis no aplicativo do Talk7

Você tem alguma outra dica sobre como vender pelo WhatsApp? Compartilhe aqui nos comentários! ;)

Salvar

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.