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A criação da marca no artesanato, por Cibele Bótter da Mala Zala Atelier

Quando recebi o convite do pessoal do Elo7 para escrever sobre marketing, fiquei muito feliz. Sou publicitária formada, especializada em marketing e trabalhei neste ramo por quase uma década até este ano, quando resolvi focar somente no meu trabalho de artesã.

Porém, tudo o que eu já vivenciei e aprendi, tento aplicar à minha nova profissão, pois o conhecimento nunca se perde, ele apenas se transforma.

Muita gente acha que marketing é um bicho de sete cabeças, coisa de grandes empresas e que pouco ou quase nada se aplica na área do artesanato, mas isso não é verdade. Ainda mais nos dias atuais, em que aquela imagem de que artesanato é coisa de vovó ficou para trás. Hoje as artesãs e artesãos são pessoas jovens, antenadas, que usam e abusam da internet, querem um diferencial e principalmente, profissionalizam o seu trabalho.

Mesmo que de forma inconsciente, nós utilizamos o marketing o tempo todo, desde antes de iniciarmos o negócio até o pós venda. Por isso, é muito importante aprendermos um pouco mais sobre esta ciência e utilizarmos todas as suas ferramentas a nosso favor.

Geralmente, começamos a desenvolver nossa atividade no artesanato de forma muito tímida, testando as técnicas, fazendo um produto aqui outro ali, presenteando os amigos e a família e depois vendendo.

Quando “nos encontramos” em uma atividade e ela começa a engrenar, percebemos a necessidade de nos profissionalizarmos. É neste momento que percebemos que aquele cantinho na mesa de jantar já não é mais suficiente para trabalharmos e que as pessoas começam a nos pedir um cartão de visita, perguntam se temos um site e por aí vai.

Pronto, chegou o momento em que precisamos desenvolver a nossa marca, que é a representação simbólica daquilo que nós fazemos. A marca deve transmitir o conceito da atividade que realizamos.

E por onde começar? Pensando na atividade do artesanato, resumi em dois principais pontos: o nome e o logotipo..

Escolha do nome: este é o primeiro passo e um dos mais importantes para a criação de uma marca. No artesanato, as pessoas tendem a seguir três caminhos distintos para escolha do nome:

1. Nome próprio: é uma opção bastante utilizada, seja ela entre sócios ou apenas uma pessoa. Ex: Fulana de tal Patchwork, Irmãs Beltrana Design, Sicrana e Cia Crochê, F&B Pintura em tecido etc. É uma opção muito bacana, porém alguns cuidados devem ser tomados: nomes iguais ou parecidos com o seu e nomes/sobrenomes muito difíceis de escrever. O primeiro por motivos óbvios pode gerar confusão e dificuldade para o cliente encontrar e/ou diferenciar. Se você descobrir uma marca já existente parecida com a que você vai criar, tente acrescentar palavras para diferenciá-la. O segundo pode ser de difícil memorização e consequentemente as pessoas terão dificuldade em escrever e/ou achar na internet, entrar no site etc. Por isso, muito cuidado com as escolhas.

2. Nome relacionado com a atividade: também é muito comum de se ver. Ex: a pessoa trabalha com tecido e usa no nome da marca as palavras: fio, tecido, pano, trapo, patchwork etc. Ou de forma mais genérica, utilizando palavras como: Arte, Art, Artesanato, Mimo, Acessório, Craft, Ateliê, Design. O legal aqui é a associação imediata com aquilo que a pessoa faz. Se a pessoa faz sabonetes artesanais e a sua marca chama “Bolinha de Sabão”, a associação é rápida e natural. O cuidado nestes casos é o mesmo do item acima com relação a nomes já existentes iguais ou muito similares. Isso pode gerar confusão no cliente e prejudicar ambas as marcas. No caso do uso de nomes mais genéricos, a associação não chega a ser imediata, exemplo, se a pessoa usa apenas o nome Ateliê Fulana de Tal, de início não sabemos qual a sua atividade, mas o uso do logotipo pode ajudar. É muito usado também quando a pessoa realiza mais de uma técnica de artesanato. Se quiser especificar mais, coloque junto ao nome da marca a atividade, ex: Ateliê Fulana de Tal – Arte em EVA. Em todos os casos, seja criativo e pesquise antes, caso encontre similares, inove.

3. Nomes diferentes: aqui entram os nomes que não remetem à atividade ou nomes originais, “inventados”. É o menos usual dos três tipos e o que requer mais cuidados. Deve-se evitar o uso de nomes numa atividade que remeta à outra. Utilizando o mesmo exemplo já citado: se a pessoa faz mosaicos e a sua marca chama “Bolinha de Sabão” vai soar estranho e não será eficaz. Tudo bem se uma pessoa faz lembrancinhas e sua marca chama “Camomila”, porque em princípio o nome não tem a ver com a atividade, mas o conjunto todo (cores, logotipo, slogan etc) pode remeter num segundo momento. Posso também usar como exemplo a minha própria marca “Mala Zala”. O nome por si só não remete ao que eu faço, mas eu acrescentei minha atividade em toda a minha comunicação e ficou “Patch e afins”. A atividade não precisa necessariamente estar no nome, pode ser um complemento que será usado na sua comunicação (site, cartão de visita, etiqueta etc). Quando a marca começar a ficar bem conhecida, a atividade ficará subentendida.

Dicas para todos os casos: nomes em inglês estão em alta e dão um ar moderno ao artesanato, mas não abuse. Cuidado com nomes de marca que restrinjam o seu leque de possibilidades, ex.: Ateliê Fulana de tal baby – é super bacana, mas se no futuro você começar a vender itens de decoração para casa, ficará estranho, portanto pense no que você quer focar. Para uma rápida e assertiva associação, eu sugiro sempre colocar a atividade junto ao nome da marca, fazendo parte dela ou apenas complementando-a.

E antes de se decidir, pesquise muito. Faça uma busca no Google, converse com seus amigos e família e se achar necessário, busque ajuda de um profissional da área.

Logotipo: depois de escolhido o nome, é a vez do logotipo. E esta palavrinha dá medo em muitas pessoas. Como no caso do nome, ele deve transmitir o conceito da marca.

A maioria não sabe criar logotipos e não quer recorrer a profissionais da área. Neste caso, o que fazer?

Um logotipo pode ser feito inteiramente de texto. Usar e abusar das fontes é um bom caminho. Existem inúmeros sites de fontes gratuitos na internet, então é bacana dedicar um tempo para escolha de uma fonte diferente. Brinque com o tamanho, disposição, forma.

Escolha quais as cores que você quer que represente a sua marca e anote bem o nome/código delas, assim todos os seus materiais ficarão padronizados.

Se desejar que seu logo tenha uma imagem, o ideal é criar uma exclusiva para ele, que seja original. Caso isso seja um pouco difícil, recorra aos bancos de imagens da internet. Alguns são pagos e outros não, mas às vezes, compensa pagar pela imagem e ter o direito de utilizá-la para sempre. Nada de salvar imagens da internet em baixa qualidade e se apropriar de desenhos de marcas já existentes. Se você seguir este caminho de logo com imagem, tente ser bem específico, por exemplo: você quer usar o desenho de um pássaro em seu logo, então busque um desenho específico, que combine com a fonte que você já escolheu, com as cores pré-definidas, com o conceito da sua marca. Não é porque você usará um desenho já existente, que pode ser qualquer desenho.

A simplicidade também é extremamente importante. Seja simples. Pense que este logotipo que você está criando será utilizado na sua papelaria, no seu site, na fachada da sua loja do Elo7 e até na etiqueta do seu produto, então, ele deve ser simples e não complicado ou confuso, com muitas informações. Faça um teste: certifique-se que seu projeto de logo é visualmente agradável e interessante em diversas escalas.

O processo de criação da marca dá trabalho, não vou mentir. Eu mesma gastei semanas a fio, mesmo sendo da área de publicidade e marketing. O segredo é paciência e persistência. Pedir ajuda, experimentar, testar, recomeçar sempre que necessário. Uma hora, dará certo e quando você olhar para seu nome e logotipo, vai se apaixonar e ter certeza que já deu o primeiro passo para a criação da sua marca.

Sempre que precisar de uma dica, consulte também nossa ajuda online.

Imagem: http://www.sxc.hu/

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15 comentários

  1. regina saraiva

    ola pessoal, gostei muito da reportagem sobre como criar uma logo marca, muito boa mesmo, e gostaria de sugerir uma sobre como divulgar na internet.

  2. regina saraiva

    ola pessoal, gostei muito da reportagem sobre como criar uma logo marca, muito boa mesmo, e gostaria de sugerir uma sobre como divulgar na internet.

  3. regina saraiva

    ola pessoal, gostei muito da reportagem sobre como criar uma logo marca, muito boa mesmo, e gostaria de sugerir uma sobre como divulgar na internet.

  4. Adorei as dicas!

  5. Daniella Haendchen

    Que ótimo texto! Esclarecedor e inspirador. Com as dicas, foi fácil, fácil definir minha marca, pois sanou muitas dúvidas. Estava com uma dificuldade enorme em definir um nome pelo qual eu me apaixonasse dentre tantos rascunhados, afinal é como escolher um nome para filho: é para vida toda.

  6. Ana Paula Venãncio

    Amei as dicas! Pra mim que estou começando a minha pequena empresa ainda de forma tímida essas dicas veio a calhar. Obrigada!

  7. Ana Paula Venãncio

    Amei as dicas! Pra mim que estou começando a minha pequena empresa ainda de forma tímida essas dicas veio a calhar. Obrigada!

  8. Ana Paula Venãncio

    Amei as dicas! Pra mim que estou começando a minha pequena empresa ainda de forma tímida essas dicas veio a calhar. Obrigada!

  9. Muito bem colocadas suas teorias.. Obrigada

  10. Então…quando comecei com a idéia de artesanato fiz isso, procurei na internet, escrevi os que encontrei e os que queria, e cheguei a “mão santa artesanato”. Procurei e não encontrei ninguém com esse nome. Mas agora que decidi fazer logotipo e arte me veio a cabeça trocar por ateliê e sinceramente essa dúvida cruel tá difícil decidir, tu teria uma opnião??

    • Oi Maurize, olha, isso é muito pessoal. Ambos são muito bacanas e é uma decisão pessoal. Dica: crie com ambas palavras e faça uma pesquisa com os amigos mais próximos e familiares! =)

  11. Mirian Martins

    Dicas ótimas!
    Eu não consigo pensar em um nome mesmo com essas dicas maravilhosas por que faço três tipos de artesanatos, não consegui me decidir por um só e ficou difícil escolher um nome.
    Faço pintura e outras te nicas em MDF a mais de 15 anos, sabonetes artesanais a 7 anos e recentemente me encantei pelo feltro…Maluquice né ?
    Será que você pode me dar uma direção ?

    • Suemary Fernandes

      Olá Mirian! Indicamos que faça uma pesquisa de mercado ou que faça uma enquete com os seus clientes sugerindo que eles te ajudem a decidir o nome. :)

  12. Que nome posso dar pra minha loja de artesanato sustentável?