Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Desabafo de autônoma: vacas magras com otimismo!

Desabafo de autônoma: vacas magras com otimismo!

Por Ju Padilha

Depois que a gente respira fundo e decide abrir um negócio próprio, é pura empolgação! São mil detalhes a serem resolvidos e organizados, a produção é iniciada com todo o carinho que existe em nós, os pedidos chegam e tudo vai muito bem, até que…  Enfrentamos o primeiro período de paradeira!

Sim, quem é autônomo e trabalha com comércio precisa saber que há altos e baixos. Há períodos de muitas encomendas e outros, em que ninguém parece se animar com as nossas criações. Mas, e aí, como enfrentar estes momentos?

Particularmente, eu sofria de ansiedade a cada vez que abria meu e-mail e nada não via nada além de spams. Pensava logo se devia continuar com o negócio ou se seria a hora de espalhar meu currículo por aí. Porém, quando se trabalha com o que se ama é difícil deixar de acreditar que as coisas vão dar certo. Entre estes devaneios pessimistas e otimistas, os e-mails com pedidos voltam a aparecer e tudo volta a funcionar.

E esta é a grande dificuldade de quem tem um negócio próprio, a “incerteza” dos ganhos. Diferente de quando se tem carteira assinada, que se sabe exatamente quanto e quando o dim-dim aparecerá na conta! Mas acredite, há como passar por estes momentos de vacas magras de forma tranquila e ainda usando o “tempo livre” a seu favor.

Algumas dicas  para aproveitar os períodos de recesso

Finanças: É fundamental ter os gastos bem organizados, ter o hábito de guardar uma reserva para ser usada quando o dinheiro não estiver entrando. Muito válido é ter um livro caixa, com anotações de entradas e saídas e quando possível, estabelecer um pró-labore (equivalente a um salário).

É preciso saber separar o dinheiro da empresa, do dinheiro pessoal, mesmo que a empresa se resuma apenas a você! Sei que é difícil e para isto há cursos gratuitos no SEBRAE de administração de pequenos negócios, por exemplo. Não seria uma boa ideia aproveitar períodos mais tranquilos para fazer um curso como este?

Comunicação: Esta hora também pode ser uma boa chance para dar aquela repaginada na lojinha virtual. Já que está com mais tempo, use-o a favor para caprichar nas fotos que são usadas para divulgação, criar uma fanpage ou atualizar o blog. Aproveitar para enviar alguns e-mails de prospecção e criar uma promoção virtual pode ser ótimo para reativar as vendas.

Pesquisa: Permita-se neste momento mais tranquilo visitar lojas e outros fornecedores que possam se interessar pelo seu trabalho. Tente usufruir o período para feiras, bazares, para ver o que pessoal anda fazendo e circular pelo meio de seu interesse! As relações pessoais são fundamentais para os pequenos negócios, ou você já esqueceu do famoso “boca à boca”? É a hora certa.

Novas inspirações: Faça do tempo mais livre um momento para se inspirar e quem sabe, criar coisas novas! Momentos recreativos podem ser extremamentes inspiradores. Aproveite para ler, ver um filme, ouvir música, dar um passeio, brincar com os filhos, molhar as plantas, bater papo com os amigos, fazer o que se gosta e que nunca dá tempo! Deixe a mente livre para que as novas ideias cheguem até você, elas podem vir de onde menos se espera!

Arrumação: Que tal arregaçar as mangas e fazer uma boa limpeza nos armários? Quem trabalha com criação geralmente acumula muitos materiais, tralhas em geral. Esta pode ser uma boa oportunidade para descartar coisas que não são mais usadas. É válido, inclusive, organizar uma troca com outros amigos crafters. Ou, numa destas, você pode reencontrar um material que nãos usava mais e dar uma cara nova a ele! Mesmo que nenhuma ideia  apareça, ateliê arrumado sempre dá mais vontade de voltar a trabalhar, mesmo que seja para fazer um pequenos estoque de produtos. Vai que aparece um convite para participar de um bazar de última hora?

O importante é mater a calma, o otimismo e  a confiança em suas escolhas! Sempre haverá frutos a serem colhidos, quando o trabalho é feito com dedicação e carinho! E não tenha medo de tirar proveito da melhor coisa que ser autônomo tem a oferecer, o tempo flexível!

A verdade é que altos e baixos existem em todas as atividades e se a coisa apertar de fato, não tenha medo dos recomeços, eles sempre acontecem para o melhor!

Imagens: Lisa Jordan, Ateliê Ju Padilha, Blog Decor8

bool(false)
Ju Padilha tem mãos que amam o fazer artesanal, em especial o trabalho com fitas. É formada em História pela UNESP e tem pós em História da Arte pela FAAP, produz acessórios de cabelos bem contemporâneos no Ateliê Ju Padilha, mas sua maior alegria é cuidar do filhote Francisco.

Veja mais posts deste autor.

78 comentários

  1. Adorei seu texto…Gostaria de saber como começou…preciso de inspirações, ficarei em casa pra cuidar do filhote e pretendo trabalhar fazendo artesanato.
    Parabéns pelo trabalho!
    Beijos

  2. Adorei seu texto…Gostaria de saber como começou…preciso de inspirações, ficarei em casa pra cuidar do filhote e pretendo trabalhar fazendo artesanato.
    Parabéns pelo trabalho!
    Beijos

  3. Luciana Garcia

    ótimas dicas!!! amei!! sempre bom ler dicas, idéias… eu também tenho tentado driblar a ansiedade e converter esse tempo a meu favor..bjs

  4. Luciana Garcia

    ótimas dicas!!! amei!! sempre bom ler dicas, idéias… eu também tenho tentado driblar a ansiedade e converter esse tempo a meu favor..bjs

  5. Amei seu texto, Ju Padilha. Você conseguiu traduzir, exatamente, o que as pessoas que trabalham como autônomas vivenciam. os altos e baixos, de fato, acabam com qualquer um, mas com persistência e fé no seu trabalho, tuuuuuudo se resolve, com certeza.
    Parabéns por sua sensibilidade e experiência.

  6. Amei seu texto, Ju Padilha. Você conseguiu traduzir, exatamente, o que as pessoas que trabalham como autônomas vivenciam. os altos e baixos, de fato, acabam com qualquer um, mas com persistência e fé no seu trabalho, tuuuuuudo se resolve, com certeza.
    Parabéns por sua sensibilidade e experiência.

  7. AMEI A MATÉRIA ESTOU ME SENTIDO ASIM , DESAMINADA ! PRINCIPAMENTE DEPOIS QUE TEVE AUMENTO PORCENTAGEM DO ELO 7 , OS CLIENTES ESTAM AFASTANDO , MAS TUDO BEM

  8. Tutitati Kids

    Ótimo texto! A calmaria para quem trabalha com criatividade é necessária para evoluir! Sempre tem o que fazer para melhorar… e em meio aos muitos pedidos muitas vezes deixamos de lado estes pontos que você falou no texto! Sabe que to “precisando” de uma calmaria !?! kkkk… beijos

    • oi Tutitati,
      fico feliz que tenha gostado do texto e a próxima vez que tiver uma “calmaria”, já sabe como aproveitar! beijinhos

  9. Tutitati Kids

    Ótimo texto! A calmaria para quem trabalha com criatividade é necessária para evoluir! Sempre tem o que fazer para melhorar… e em meio aos muitos pedidos muitas vezes deixamos de lado estes pontos que você falou no texto! Sabe que to “precisando” de uma calmaria !?! kkkk… beijos

  10. Adorei a matéria. Esses altos e baixos ainda me dão um desespero! rsrs. Dá uma aflição. É preciso ter muita confiança e fé. Mas quando se trabalha com amor e dedicação fica mais fácil contornar esses picos de sentimentos. Obrigada pelo conforto e palavas espiradoras.

  11. Adorei a matéria. Esses altos e baixos ainda me dão um desespero! rsrs. Dá uma aflição. É preciso ter muita confiança e fé. Mas quando se trabalha com amor e dedicação fica mais fácil contornar esses picos de sentimentos. Obrigada pelo conforto e palavas espiradoras.

  12. não acredito que estou lendo isto, Ju, acabei de entrar no meu e-mail e ta uma paradeira só…pensei:nossa como pode , NINGUÉM querendo orçamento? aí entrei no elo 7 e vc falando disto…..muita coincidência……não estou totalmente parada, mas também não estou lotada como sempre, vou seguir algumas dicas suas e segurar a ansiedade,beijos

    • Iana,
      isso acontece com toso mundo, acredite! fico muito feliz que o textinho tenha ajudado! beijinhos

    • Iana,
      isso acontece com toso mundo, acredite! fico muito feliz que o textinho tenha ajudado! beijinhos

  13. não acredito que estou lendo isto, Ju, acabei de entrar no meu e-mail e ta uma paradeira só…pensei:nossa como pode , NINGUÉM querendo orçamento? aí entrei no elo 7 e vc falando disto…..muita coincidência……não estou totalmente parada, mas também não estou lotada como sempre, vou seguir algumas dicas suas e segurar a ansiedade,beijos

  14. MUITOOOO BOOOMMM, ADOREI, SABIA QUE ISSO NÃO SE PASSAVA SÓ COMIGO.BJUS.

  15. Berbeki Mãos de Fada

    Ótimas dicas!
    Sabe estou passando agora pelas calmarias, estava neste exato momento pensando em procurar emprego porque parece que ninguem se enteressa mais pelo meu trabalho.
    Mas estas dicas foram muito uteis, vou coloca-las em pratica e aguardar mas um pouco.
    Valeuuuuu!!!!

    • oi Berbeki,
      sabe que escrevi o texto, justamente num destes momentos de paradeira, foi a forma que encontrei de me animar!!!! desanima não, isso acontece com todo mundo que tem coragem de fazer o que ama! acredite!
      beijinhos

    • oi Berbeki,
      sabe que escrevi o texto, justamente num destes momentos de paradeira, foi a forma que encontrei de me animar!!!! desanima não, isso acontece com todo mundo que tem coragem de fazer o que ama! acredite!
      beijinhos

  16. Muito bom, realmente este texto teve algo de positivo.
    Obrigado!

  17. Muito bom, realmente este texto teve algo de positivo.
    Obrigado!

  18. Adorei..veio acalhar estou no mês da calmaria há pedidos mas são poucos, amei as dicas é isto que estou fazendo aproveitando o maximo este tempo que tenho e arrumando a minha casa…Bjs

    • Maria,
      se ajuda, por aqui também, mas a gente segue em frente e sempre buscando inspiração!
      beijinhos

    • Maria,
      se ajuda, por aqui também, mas a gente segue em frente e sempre buscando inspiração!
      beijinhos

  19. Adorei..veio acalhar estou no mês da calmaria há pedidos mas são poucos, amei as dicas é isto que estou fazendo aproveitando o maximo este tempo que tenho e arrumando a minha casa…Bjs

  20. Parabéns pelo incentivo ! Altos e baixos,de fato ,acabam com qualquer um. Coragem e fé em Deus conseguiremos chegar lá.

  21. Parabéns pelo incentivo ! Altos e baixos,de fato ,acabam com qualquer um. Coragem e fé em Deus conseguiremos chegar lá.

  22. Luciana Xavier Trindade

    Que legal esse texto…sabe já conversamos sobre isso no face(acho que vc se lembra),estou assim passando por tudo isso,fiz muitas das coisas que vc sugeriu,realmente é tranquilizador…sabe até reformei o armario que eu tenho com meus materiais,ficou fofo…mas a maré aqui não está pra peixa,mas não desisto é muito forte meu amor pelo artesanato,pelas minhas florzinhas!Bjs,Jú,minha artesã inspiradora!

    • oi Luciana,
      lembro sim querida!
      quando uma maré de paradeira bate, a melhor coisa a fazer é se movimentar, fico muito feliz que meu textinho tenha ajudado, muito mesmo!
      beijinhos

    • oi Luciana,
      lembro sim querida!
      quando uma maré de paradeira bate, a melhor coisa a fazer é se movimentar, fico muito feliz que meu textinho tenha ajudado, muito mesmo!
      beijinhos

  23. Luciana Xavier Trindade

    Que legal esse texto…sabe já conversamos sobre isso no face(acho que vc se lembra),estou assim passando por tudo isso,fiz muitas das coisas que vc sugeriu,realmente é tranquilizador…sabe até reformei o armario que eu tenho com meus materiais,ficou fofo…mas a maré aqui não está pra peixa,mas não desisto é muito forte meu amor pelo artesanato,pelas minhas florzinhas!Bjs,Jú,minha artesã inspiradora!

  24. Todos passam por altos e baixos seja comércio virtual ,ou convencional,mas nada melhor que estar trabalhando em seu ateliê em sua casa com seus filhos proximos,e vendendo seus produtos para todo o Brasil e exterior,

  25. Todos passam por altos e baixos seja comércio virtual ,ou convencional,mas nada melhor que estar trabalhando em seu ateliê em sua casa com seus filhos proximos,e vendendo seus produtos para todo o Brasil e exterior,

  26. Maria Nazaré Gomes de Brito Si

    Parabéns, normalmente é nos momentos de calmaria que o espírito criador q existe em nós se manifesta. É quando temos tempo para pensar, criar e produzir lindos trabalhos, que com certeza vão enriquecer e atualizar nosso ateliê e esperar por momentos de grande prosperidade.

  27. Maria Nazaré Gomes de Brito Si

    Parabéns, normalmente é nos momentos de calmaria que o espírito criador q existe em nós se manifesta. É quando temos tempo para pensar, criar e produzir lindos trabalhos, que com certeza vão enriquecer e atualizar nosso ateliê e esperar por momentos de grande prosperidade.

  28. chiquitabacanaatelier

    Ótimo texto!

  29. chiquitabacanaatelier

    Ótimo texto!

  30. Marta Luci de Jesus

    Nossa como foi bom ler esse texto… já estava me perguntando se tinha feito a escolha certa. Obrigada pelas dicas, e pela renovação e tranquilidade que suas palavras me deram. Beijo grande.

  31. Marta Luci de Jesus

    Nossa como foi bom ler esse texto… já estava me perguntando se tinha feito a escolha certa. Obrigada pelas dicas, e pela renovação e tranquilidade que suas palavras me deram. Beijo grande.

  32. Marta Luci de Jesus

    Nossa como foi bom ler esse texto… já estava me perguntando se tinha feito a escolha certa. Obrigada pelas dicas, e pela renovação e tranquilidade que suas palavras me deram. Beijo grande.

  33. Marta Luci de Jesus

    Nossa como foi bom ler esse texto… já estava me perguntando se tinha feito a escolha certa. Obrigada pelas dicas, e pela renovação e tranquilidade que suas palavras me deram. Beijo grande.

  34. Patrícia Nunes

    Serviu direitinho pra mim… Foi ótimo ler esta matéria… vou colocar em prática tudo isto… e começo agora! Ju Padilha, vc passou aqui em casa? srsrsr…bjo.

  35. Patrícia Nunes

    Serviu direitinho pra mim… Foi ótimo ler esta matéria… vou colocar em prática tudo isto… e começo agora! Ju Padilha, vc passou aqui em casa? srsrsr…bjo.

  36. Patrícia Nunes

    Serviu direitinho pra mim… Foi ótimo ler esta matéria… vou colocar em prática tudo isto… e começo agora! Ju Padilha, vc passou aqui em casa? srsrsr…bjo.

  37. Patrícia Nunes

    Serviu direitinho pra mim… Foi ótimo ler esta matéria… vou colocar em prática tudo isto… e começo agora! Ju Padilha, vc passou aqui em casa? srsrsr…bjo.

  38. Marcela Stump

    Olá, Juliane!

    A Ju Padilha escreveu um texto recentemente contando como foi esta nova guinada em sua vida. Clique no nome dela para ler! Vai gostar!

    Obrigada pela visita,

    Marcela

  39. Marcela Stump

    Olá, Juliane!

    A Ju Padilha escreveu um texto recentemente contando como foi esta nova guinada em sua vida. Clique no nome dela para ler! Vai gostar!

    Obrigada pela visita,

    Marcela

  40. maria thereza de tres rios mel

    eu tbm sou ansiosa ,fiquei feliz de encontrar seu artigo.

  41. maria thereza de tres rios mel

    eu tbm sou ansiosa ,fiquei feliz de encontrar seu artigo.

  42. Tereza Cristina de Oliveira

    O comércio flutua de acordo com os acontecimentos mundiais e nacionais. No meu caso, sempre me preparo para as vacas magras depositando na poupança 10% de tudo que vendo na época das vacas gordas. Faço também uma aplicação para poder fazer viagens internacionais e comprinhas no exterior porque eu preciso me gratificar por tanto trabalho o ano inteiro. No fim tudo dá certo. Desanimar, jamais! http://www.elo7.com.br/dartbijou

  43. Tereza Cristina de Oliveira

    O comércio flutua de acordo com os acontecimentos mundiais e nacionais. No meu caso, sempre me preparo para as vacas magras depositando na poupança 10% de tudo que vendo na época das vacas gordas. Faço também uma aplicação para poder fazer viagens internacionais e comprinhas no exterior porque eu preciso me gratificar por tanto trabalho o ano inteiro. No fim tudo dá certo. Desanimar, jamais! http://www.elo7.com.br/dartbijou

  44. Cris Ribeiro

    Abri a loja a pouco tempo e ainda não apareceu nenhum pedido, já estava ficando desanimada, mas agora depois de ler o texto acima o ânimo voltou.
    Boas vendas a todos.
    beijos

  45. Cris Ribeiro

    Abri a loja a pouco tempo e ainda não apareceu nenhum pedido, já estava ficando desanimada, mas agora depois de ler o texto acima o ânimo voltou.
    Boas vendas a todos.
    beijos

  46. Madeira Em Forma

    Legal! Me aliviou. Já estava entrando em pânico. rsrss…
    Abraços e sucesso para nós tds

  47. zelia madureira

    Gostei muito das ideias!

    E é o que tenho feito quando não entram pedidos…

    Como não consigo ficar parada esperando, vou visitar outras lojas, busco novos cursos, tento melhorar e inovar meus trabalhos, inventar novas formas de divulgação, etc.

    Mas ler esse texto me deu um ânimo a mais, pois sempre há dicas que ainda não pensamos (ou lembramos), e sabendo que o trabalho artesanal é sazonal, precisamos sim buscar sempre novas fontes de inspiração.

    Ultimamente tenho feito algo bem diferente, talvez vale a dica para os colegas de profissão: tenho remexido minha coleção de revistas antigas sobre todo tipo de artes, e percebi que estou enxergando tudo de forma muito diferente, relembrando trabalhos já feitos mas que podem ser feitos de outras formas, técnicas engavetadas que podem render muitas peças incríveis…

    Então, com o que possuo em casa mesmo, já se tornou outra fonte de inspiração inesperada!………………z

  48. zelia madureira

    Gostei muito das ideias!

    E é o que tenho feito quando não entram pedidos…

    Como não consigo ficar parada esperando, vou visitar outras lojas, busco novos cursos, tento melhorar e inovar meus trabalhos, inventar novas formas de divulgação, etc.

    Mas ler esse texto me deu um ânimo a mais, pois sempre há dicas que ainda não pensamos (ou lembramos), e sabendo que o trabalho artesanal é sazonal, precisamos sim buscar sempre novas fontes de inspiração.

    Ultimamente tenho feito algo bem diferente, talvez vale a dica para os colegas de profissão: tenho remexido minha coleção de revistas antigas sobre todo tipo de artes, e percebi que estou enxergando tudo de forma muito diferente, relembrando trabalhos já feitos mas que podem ser feitos de outras formas, técnicas engavetadas que podem render muitas peças incríveis…

    Então, com o que possuo em casa mesmo, já se tornou outra fonte de inspiração inesperada!………………z

  49. Gostei, abri a loja recentemente e ainda não tive nada, como saber se a loja está sendo atrativa ao cliente??? bjs