Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Dicas para começar a empreender mesmo trabalhando

Dicas para começar a empreender mesmo trabalhando

Você tem um emprego fixo? Se sim, a renda que você ganha é suficiente, e ele te deixa feliz fazendo você viver seus sonhos? Pode ser que as respostas para estas perguntas sejam positivas. Mas há o lado das outras pessoas, que não estão satisfeitas, ou ganham uma renda pouco expressiva. Já pensou em monetizar aquele seu hobby que faz nas horas livres, como telas de pintura, quadros bordados ou mantas de tricô? No post de hoje vamos compartilhar 4 dicas para começar a empreender mesmo trabalhando.

Dicas para começar a empreender mesmo trabalhando

Dicas para começar a empreender mesmo trabalhando
Aquarela original da loja Lúcia Chuan Shen Lorenz

Começando a pensar em seu negócio

Primeiro você precisa descobrir com o que tem afinidade para trabalhar. Sabe todo aquele processo de nicho de mercado e segmentação de público? Isto tudo se constrói a partir do que você idealiza para trabalhar. Também é importante estar atento para avaliar suas capacidades. Use seus talentos, formação e contatos para pensar em empreender. Além disso, prepare-se para se aperfeiçoar e ficar craque naquilo que você escolheu para trabalhar. Qualquer mercado é bastante competitivo, por isto é preciso se destacar.

Consolidando seu empreendimento sem largar o trabalho

Agora é hora de começar a empreender mesmo trabalhando de forma definitiva. Para fazer isto com sucesso, é necessário organização e seguir alguns passos:

  • Use os horários que você tem livre para o seu negócio. Não precisa ser muito tempo por dia. Bastam alguns minutos para organizar as atividades do seu negócio;
  • Coloque em um rascunho todas as etapas e passos para seu empreendimento funcionar bem. Inclua os passos detalhados de cada fase e plano de marketing;
  • Separe um dinheiro de seu trabalho fixo para investimento. É preciso ter um certo capital para iniciar um negócio. Mas a boa notícia é que se você organizar as finanças, vai conseguir fazer isto e decolar seu negócio.

E então, como está indo esta segunda carreira? É claro que as coisas não acontecem do dia para a noite, mas com certeza você notará progressos logo.

Algumas coisas a se ter em mente para empreender

O mundo é cheio de oportunidades e desafios. E independentemente do ramo que você escolher, será preciso batalhar para ter sucesso. Por isto tenha algumas coisas em mente:

  • A paciência é uma grande virtude. Talvez você precise passar algum tempo, tipo meses para seu empreendimento vingar. Mas não desista;
  • Um network confiável faz toda a diferença. Estabeleça contatos sólidos com clientes e parceiros profissionais. Isto fará uma grande diferença;
  • Outro detalhe importante é definir o momento certo de escolher entre um emprego e outro. Se o seu empreendimento está vingando, agora é a hora de fazer sua transição.

Preparado para fazer o que realmente ama e viver disto? Saiba que não é algo impossível, e você pode começar a empreender mesmo trabalhando. O ideal é seguir estas dicas e fazer tudo com calma. Assim que sentir os resultados chegando, será possível estabelecer-se em um mercado de sua preferência e ter sucesso. Por isto agora é hora de botar a mão na massa, se sacrificar um pouquinho em dois empregos e depois colher os frutos do sucesso.

Veja também:

+ O que você precisa para se destacar no mercado

+ Como economizar nas embalagens de produtos

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.