Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Dicas para diminuir tempo e custos no artesanato

Dicas para diminuir tempo e custos no artesanato

Dicas para diminuir tempo e custos no artesanato
Por Madalena Ioneda

Na correria dos dias atuais, ser prático é mais que escolha, é uma necessidade. Não é verdade? Por isso, sou movida pela praticidade. Pensando nisso, compartilho com vocês minhas dicas para diminuir tempo de produção e custos de seu artesanato.

Na hora de pensar num novo produto, um dos meus segredos é abusar de apliques e aviamentos em peças compradas prontas, como bolsas de mão, flores, golas de renda, colares, aplicações bordadas… Penso que se na cozinha dá para fazer maravilhas em minutos com massas pré-cozidas e molhos prontos, por que não funcionaria no meu ateliê?

A praticidade é, antes de tudo, ganho de tempo para fazer outras coisas, como cuidar da loja ou das finanças, criar outras peças, divulgar os produtos e etc. Em vez de desperdiçar horas preciosas emendando minúsculas argolinhas para fazer um colar, prefiro comprar alguns modelos prontos, desmontá-los e misturá-los conforme a inspiração. Isso vale também para echarpes e lenços, que adoro customizar com passamanarias e rendas.

Produtos customizados DamadahExemplos da própria Madah: Colar feito de colares prontos e fita, gola comprada pronta com apliques, bordados prontos e grelôs com retalhos de tecido enfeitam almofadas. 

Gosto de me abastecer na região da rua 25 de Março, em São Paulo, que está repleta de opções de todos os estilos e com precinhos bem camaradas. Quem não pode ir até lá tem a opção de pesquisar e comprar em sites como o Guia da 25. Há também muitas lojas online de artesanato interessantes, é só pesquisar e buscar por itens mais práticos para incrementar suas criações. Veja exemplos que faço e vendo em minha loja Damadah no Elo7, acima.

E tem mais: ganho de tempo no trabalho artesanal tem a ver com custo da mão-de-obra. Uma peça que levaria horas para ficar pronta acaba consumindo apenas alguns minutos. O resultado?

Menos tempo de trabalho = menor custo da mão-de-obra = preço final mais competitivo = mais vendas

Um exemplo disso são as clutches que faço com bolsinhas compradas prontas. Dei até um passo a passo aqui no blog, ensinando a customizá-las sem muito esforço e com muita criatividade. Elas ficam com ótima apresentação e preço de venda bem acessível!

Clutches DamadahAs clutches customizadas são lindas e fáceis de fazer! Todas da loja Damadah

Para o acabamento, também costumo usar aplicações e flores compradas prontas. Na hora de criar, basta juntar tudo rapidinho e… voilà!

E você, tem alguma dica para agilizar o tempo de produção de suas peças, sem perder o toque artesanal? E para diminuir o preço de custo? Compartilhe comigo nos comentários!

(Imagens do post: Damadah e Tânia Neiva)

Madalena Ioneda já fez quase tudo que queria como jornalista de revista feminina. Agora, rende-se totalmente ao gene do "faça você mesmo" herdado da mãe - costureira e cozinheira de mão cheia. Dona de um ateliê de acessórios e decoração e da loja Damadah no Elo7, ela quer falar com você sobre as descobertas e inquietações na nova vida de arteira.

Veja mais posts deste autor.