Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 6 Dicas para fazer cursos online e aprender muito!

6 Dicas para fazer cursos online e aprender muito!

Por mais que você domine uma técnica artesanal, há sempre uma outra que pode ser aprendida para agregar valor ao seu produto ou um curso para te auxiliar na administração e gerenciamento do seu negócio criativo. Hoje, há muitos cursos online disponíveis na internet, no qual você consegue assistir de onde estiver.

Muitas pessoas optam pelo estudo online seja pela praticidade, por ter falta de tempo para deslocamentos até uma instituição de ensino ou até mesmo por motivos financeiros, já que cursos online tendem a ter um valor mais acessível.

6 Dicas para fazer cursos online e aprender muito!

6 Dicas para fazer cursos online e aprender muito!
Kit Office Personalizado completo – loja Ateliê Ju Cruz

Para te ajudar a se programar para as aulas e cursos online que você queira fazer, listei 6 dicas para tornar o seu estudo mais efetivo.

1. Trate os cursos online com a seriedade que você trataria um curso presencial

Quando estamos na nossa casa assistindo as aulas, é muito fácil nos distrairmos e não prestarmos atenção ao que o professor está falando ou passando, por isso manter o foco é essencial.

Tome notas, se prepare para as aulas e preste atenção da mesma forma que faria com as aulas presenciais. Tire distrações do seu ambiente e tenha disciplina para tratar a aula online com a seriedade que ela merece.

2. Elimine distrações

“Ah, vou só dar uma olhada no Instagram” ou “vou só responder uma mensagem” e aquela olhadinha no celular vira meia hora, sem você perceber.

Coloque o celular no silencioso e programe-se para poder estudar com mais tranquilidade e foco. Comunique as pessoas que moram com você que você precisará se dedicar algumas horas e não poderá ser interrompido. Reserve um período do seu dia na semana para os estudos e coloque isso como prioridade.

3. Crie um espaço confortável

Ter um espaço confortável, silencioso e sem interrupções é muito importante. Se possível, evite espaços com alta circulação de pessoas da sua família, espaços com barulhos constantes e lugares em que você pode ser constantemente interrompido. Ambientes muito escuros ou sem nenhuma iluminação natural também devem ser evitados, uma vez que longos períodos usando telas em espaços como esses podem acarretar problemas de visão.

4. Mantenha-se organizado

É muito importante que seu espaço de estudo e anotações sejam organizados para manter sua motivação ao estudar.

Imagine precisar consultar ou revisar um conteúdo importante e não saber onde ele está ou precisar de uma caneta e ela se perder no monte de papéis jogados na sua mesa. Por isso, reserve um momento do seu dia para organizar seu espaço de estudo e mantenha um método de organização para as suas anotações, arquivos e demais itens necessários para os seus estudos.

5. Faça pausas

Depois de um tempo dedicado aos estudos, tendemos a perder o foco e isso é super comum. Por esse motivo, faça pausas para se alongar, se alimentar e relaxar um pouco.

6. Descubra a forma como você aprende melhor

Descobrir a forma que você aprende com mais facilidade ajuda muito a reter informações e transformar o estudo em uma tarefa mais fácil e até mesmo prazerosa.

Algumas pessoas preferem estudar logo de manhã, outras preferem estudar tarde da noite porque o silêncio as fazem se concentrar melhor. Algumas pessoas aprendem de forma mais visual, precisando ler e escrever para reter as informações, enquanto outras precisam ouvir a aula algumas vezes para efetivamente absorver todo o conteúdo. Por isso, é muito importante testar formas, jeitos e horários diferentes para saber qual você se adapta melhor e rende mais.

Veja também:

+ Bons motivos para abrir uma loja online em um marketplace

+ Histórias inspiradoras de artesãos Fora de Série

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.