Home | Negócio Criativo | Dona do seu próprio negócio

Dona do seu próprio negócio

teste

Sonhar é preciso, mas ter ações para realizar nossos planos também é fundamental! Por vários anos (eu disse, vários) sonhei em ter meu negócio. Nesse período, entre atividades profissionais que desenvolvia na época, aproveitava toda e qualquer oportunidade para me qualificar: cursos, seminários, toda e qualquer atividade que agregasse conhecimento. Também participava de bazares, exposições, enfim, meu intuito era absorver a maior quantidade possível de experiências, fossem elas positivas ou não. Nesse tempo em que eu trabalhava com carteira assinada, me qualificava para, um dia, empreender, enquanto colhia informações e experiências.

Em constantes reflexões eu me questionava: seria a hora de empreender? – mas acabava me convencendo de que não era o momento. Até que entendi uma coisa muito simples – o momento certo nunca chegaria, eu é que deveria tomar coragem e formalizar o meu negócio criativo. E foi o que fiz. A partir daí, nunca mais tive férias, 13º salário, horário para cumprir – a nova etapa profissional se apresentou, muitas vezes, com a rispidez peculiar que a vida nos impõe – dias difíceis, outros bem melhores, altos e baixos, erros e acertos, conquistas e frustrações. Tudo, absolutamente tudo passou a ser diferente, e por esse sonho, paga-se um preço (seguindo a máxima da economia, tudo na vida é uma questão de débito e crédito).

Sobre essa decisão (um verdadeiro divisor de águas na minha história) reflito frequentemente, e ao contrapor os valores e escolhas, não tenho dúvida – uma das virtudes que carrego com orgulho cabe dentro de apenas uma palavra – persistência, minha companheira nas horas mais difíceis. Não há trajetória empreendedora sem suor, sem sacrifícios, sem persistência. Não há vida empreendedora sobre uma base cheia de glamour e sem suor. Persistir, insistir, não desistir!

Ao cuidar do próprio negócio, é fundamental avaliar nossos maiores sonhos e desejos. A estrada é árdua; a altíssima carga tributária, a legislação trabalhista, prazos, fornecedores, ideias e atitudes inovadoras. O mercado está cada vez mais exigente e conectado, enfim… Pense com carinho, pese todos os prós e contras, e não desanime – a vida é cheia desafios constantes e deliciosamente instigantes!

PS.: O post de hoje é pequeno, mas suficiente para momentos de reflexão às leitoras Elo7 e aspirantes ao empreendedorismo, que frequentemente me escrevem em busca de orientações.

Créditos da foto: Danibat fotografia

Sobre Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

Veja mais posts deste autor.