Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | É dia de jogo! E eu com isso?

É dia de jogo! E eu com isso?

Copa do Mundo 2014

Vai Brasil! Essa é a frase que mais tenho escutado nas ruas e nas redes sociais durante as últimas 2 semanas.

Sem entrar na discussão dos que estão contra ou a favor da Copa, o que é fato é que o Brasil está mobilizado em torno dela e da nossa seleção. Se por um lado isso é uma grande diversão (e aí já dou uma dica da minha opinião sobre a copa), por outro, me pergunto qual é o real impacto que isso tem para o negócio dos nossos vendedores.

Para responder essa questão, resolvemos fazer uma comparação entre o número de pedidos realizados no Elo7 nos últimos três jogos do Brasil com o número médio de pedidos recebidos nas semanas anteriores aos jogos.

E o resultado foi:

  Pedidos realizados no Elo7 no dia do jogo do Brasil contra o México
Pedidos realizados no Elo7 no dia do jogo do Brasil contra Camarões
Pedidos realizados no Elo7 no dia do jogo do Brasil contra o Chile

Vamos às conclusões?

  1. Em dia de jogo, temos, em média,  20%  menos pedidos comparados aos dias normais;
  2. Na hora do jogo, a queda é mais drástica (ela chegou a 72% no momento da entrada em campo e hino no jogo contra o México);
  3. Depois dos jogos, os pedidos não retornam ao patamar anterior (seria a comemoração?);
  4. No final de semana, o impacto do jogo no volume de pedidos é menor do que durante a semana.

É interessante notar que esse desempenho não é exclusivo das lojas do Elo7, mas um fenômeno que está sendo observado em diversos sites brasileiros. A Chaordic, empresa que oferece soluções de tecnologia para grandes empresas de comércio eletrônico fez um estudo bem interessante sobre o tema. Vale a pena conferir.

E você? Como a Copa tem impactado seu negócio? Como você tem aproveitado esse momento?

Deixe seu comentário e sua dica aqui.

bool(false)

Sobre Calico

Engenheiro e administrador, é diretor do Elo7 desde 2011. Pai de 2 meninos e uma menina, gosta de reunir a família e os amigos para se arriscar nas artes culinárias.

Veja mais posts deste autor.

27 comentários

  1. Enquanto isso, os menos desavisados comemoram a saída mais cedo do trabalho, como se fossem imunes ao impacto negativo que os jogos causam na grande parte do comércio.

  2. Tive uma queda de 50% nos pedidos desde que os jogos começaram.
    Não vejo a hora que essa Copa acabe.

  3. Olá

    Com certeza a queda é inevitável , mas adorei o Post com números sobre as vendas.
    Poderíamos ter algumas vezes durante o mês, comparativos de visualizações do elo 7, de vendas por setor, para termos comparativo em relação a nossa loja.
    Acompanho diariamente minhas visualizações e minhas vendas e fico curiosa para ter um comparativo em relação aos meus concorrentes , por mais que sejamos sempre parceiros poderíamos ter um comparativo, não seria necessário ter nome, mas uma média de quem mais vendeu, algo assim.
    Parabéns pelo Post e obrigada por compartilhar estes números com a gente.
    Um abraço

    GABY CORREA
    G KIDS

  4. Bem interessante esse post!
    Obrigada por compartilhar!
    Um abraço

  5. É muito ruim este impacto de baixas vendas durante a copa, mas podemos levar em consideração de que é somente em um mês e de quatro em quatro anos.Na minha opinião, acho que dá pra relevar, depois chegamos ao topo novamente. Agradeço por compartilhar este post.

  6. É eu percebi sim…mas bora pra cima firmes rsrsrs

  7. É eu percebi…Mas boar pra cima a peteca não pode cair rsrsrrs.

  8. Parabéns por nos trazer informação de utilidade.
    Concordo com Gaby Correa poderíamos ter este comparativo mais vezes no ano.

    Obrigada por compartilhar conosco.

    Angela – MICHELARTE

  9. Também estou sofrendo com essa queda, mas pior do que cair as vendas são os atrasos ENORMES que estão acontecendo com o Correios, nas duas ultimas semanas tenho me virado em explicações, ligações para o Correios e justificativas, os clientes não entendem que isso foge ao nosso controle!

    Estou absurdamente insatisfeita com o serviço do Correios, porque além do rastreio não ser atualizado em tempo real, os atendentes só nos informam as posições do rastreio! Oras, se fosse por isso eu nem ligaria para saber onde meus pedidos estão!

  10. É verdade nesse mesmo período o ano passado eu já estava fazendo peças de Natal.
    Esse ano as vendas caram bastante.
    Mas foi legal ver o gráfico.
    Valeu ELO7.

  11. Já havia pensado nisso, até ontem foi tema de discussão numa roda de empreendedoras, uma delas sitou que o nosso grande concorrente do momento é a COPA.
    Ainda assim penso que esse período é ótimo para colocarmos as contas no papel, e organizar o negócio, e até pensar em desenvolver novos projetos.

    Juliana Alves

    Ateliê Artes Belas

  12. Parabéns por informar esse resultado. Com certeza todos são atingidos mas, com esse resultado sabemos que não estamos sozinho.

  13. Bacana essa comparação, principalmente para aproveitar os horários onde as vendas são melhores para divulgação dos nossos produtos. Além da Copa temos o fator clima que este ano está bem diferente e faz a venda de produtos de inverno caírem. Aproveitando a raridade do contato Calico, lembra que prometeu pensar com carinho em mudar a nome do link do botão de compras das lojas para “Adicionar ao Carrinho” no lugar de “Comprar este Produto”? Ainda querendo muito isso por aqui. Um abraço e parabéns. Cris {Casulo dos Fios}

    • Oi Cris, tudo bem? Não esqueci de seu pedido não. Nós estamos constantemente fazendo testes do que melhora a conversão do site. Um desses testes foi a mudança do texto sugerido por você. Entretanto, a performance piorou com o texto novo e retornamos ao normal. Obrigado novamente pela sugestão e pela audiência. Vou ver se apareço mais :)

  14. sem contar o problema com os correios que estão com encomendas tudo em atraso porque nos dias de jogos não conta como dia util e devem estar trabalhando os outros dias menos tb pq é muito atraso de uma vez só….
    não vejo a hora da copa acabar logo!!!!

  15. Vou dizer, que Junho foi o meu pior mês de vendas!!
    Muito bom esse gráfico comparativo. Obrigada!
    Lú Guimarães Crochê

  16. Gostei da honestidade do post!

  17. Minhas vendas não cairam, no momento do jogo, aproveito para produzir e adiantar as encomendas, agendar postagem no face, por fotos novas na loja… antes e depois dos principais jogos, os clientes tem entrado em contato, graças a Deus não me atrapalhou, mas comecei junho pensando que seria um pessimo mês. Att Jacqueline da Pink Craft

  18. Muito bacana o post, achei bom ver os números dessa queda das vendas. Eu praticamente não tive pedidos novos nesse período, apenas estou atendendo aos que já havia assumido. Espero que ao final da Copa as coisas voltem ao normal; precisamos trabalhar…

  19. Realmente o mês de junho não foi bom pra ninguém ,mas JULHO vem aí cheio de expectativas e já podemos ir pensando até no estoque pra fim de ano .rsrsrs ,afinal ele chega rapidinho !!!!!
    Gostei da comparação pedidos x Brasil ,e o brasil tá dando de goleada em nós !!srsrsrrs
    Bete

  20. Eu já havia percebido o impacto do horário em que lanço alguma peça nova no Facebook, é evidente que nos jogos esse impacto se manifesta de modo muito mais contundente. Aproveito para sugerir também, como já foi dito, um estudo sobre os horários de pico nas vendas, tanto em dias normais como em finais de semana. É interessante saber a que hora nosso público está online para justamente fazermos as postagens dos lançamentos… ou pelo menos é o que acredito, caso funcione do mesmo modo que no FB

  21. patricia vieitez

    Acho que o pior mesmo é o atraso dos correios. queda nas vendas já era esperado, mas queda na qualidade do serviço dos correios é que não era esperado e os clientes não entendem.

  22. Realmente isso é um fato, desde o começo da Copa minhas vendas caíram por demais todos os artesãos que conheço reconhecem esta queda não vejo a hora desta copa terminar e voltar a vender.

  23. Só tive uma venda no período, ou seja, uma queda tenebrosa (90%), até meu apartamento que está à venda não teve uma só visita se quer, as imobiliárias estão às moscas.

  24. Nunca fui a favor de termos uma Copa aqui no Brasil. Só tem vantagem alguns núcleos de mercado e nas cidades sedes ou muito próximas. O Brasil em si não está em vantagem. Leiam os jornais e constatarão o quanto a nossa inflação aumentou por conta dela. O qto o mercado nacional caiu e está em débito. Eu não acredito em conversa. Mas em números. AS minhas vendas caíram muito, mas para salvar alguma coisa, não deixei de divulgar durante o mês. Nessas situações é primordial a divulgação.

  25. Muito interessante essa pesquisa! A transparência é imprescindível! E também não vejo a hora dessa copa acabar!

  26. As vendas deram uma grande queda realmente ,espero agora as vendas aumente,gostaria de saber se teria como o Elo7 fazer algo para ajudar a nós vendedores a alavancar nossas vendas,não sei uma nova forma de Destaque ,não sei mas acho como dizia minha avó,devemos,mexer o doce