Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Empreendedorismo materno com mãos que criam

Empreendedorismo materno com mãos que criam

bonecaclari

Como acontece com muitas mães, foi após o nascimento de sua filha Clarisse, que a criativa Desirée Furtado se viu disposta e estimulada a criar seu próprio negócio e partir para o universo do empreendedorismo materno. Hoje, é ela quem nos apresenta a Clarilari Craft e suas motivações.

Além da vontade de ficar perto de sua filha, a vontade era trabalhar com algo que realmente tivesse significado para ela, já que a tradição de família permeia os trabalhos manuais. “Minha vó passou para mãe que passou para mim e que vou passar para minha filha: fazer o que puder com suas mãos, nunca parar de aprender coisas novas e criar coisas que mostram o que você é sem medo.” – é assim que a fluminense Desirée, que hoje reside em Ribeirão Preto, começa este papo inspirador.

claricraft

Inspiração que vem da filha

Desirée conta que a sua filhota Clarisse é o motor pulsante do atelier. “É para ela e com ela que faço tudo. Sou mãe solteira e isso ao invés de me abater, na verdade me fortaleceu ainda mais para criar um mundo melhor para minha pequena. Quero que ela saiba quando crescer que pode construir com suas próprias mãos o seu futuro.”

No dia a dia das criações em tecido e bonecas de pano, é Desirée e sua mãe que dividem todas as tarefas. Por vezes, alteram os trabalhos: uma costura, a outra corta, uma borda, a outra, costura. E por aí vai. Tudo em sintonia com a criação da Clarisse e sua rotina, já que a pequena está com dois anos e fica com as duas em tempo integral.

claricraft1

Coleção princesas aqui

Empreendedorismo passo a passo

“Se você quer uma coisa que nunca teve, tem que fazer algo que nunca fez…” – Esse é o mote de autor desconhecido que motiva mãe e filha a empreender de forma autoral e sem regras. Desirée conta que criar um negócio está no dia a dia e a cada passo da marca vai criando seus funcionamentos. Com a Clarilari Craft, Desirée nota que nada precisa estar pronto, mas é no decorrer do trabalho que percebe os acertos e erros. “Nós mudamos e nossa empresa também muda.”

A maior empolgação vem da pesquisa ao criar novos produtos e torná-los reais por meio da combinação de materiais e tecidos. A rotina quase não existe, já que a cada dia é uma nova necessidade. Porém, a trajetória desta vida de empreendedora já se mostra cheia de conquistas e aprendizado, o que é muito claro e, depois da maternidade, a melhor coisa que aconteceu.

claricraft2

Bonecas Clari que podem ser personalizadas para a criança

Missão compartilhada

Na marca Clarilari Craft, a equipe é formada pela mãe Rose, que cuida da criação e produção, a irmã Anne que cuida da administração e redes, e Desirée que se ocupa de tudo e mais um pouco e, é claro, da Clarisse que cuida de brincar e crescer feliz. A missão da empresa é evidente: espalhar alegria, fortalecer vínculos familiares, unir beleza e infância, brincar mais, sempre. Para tanto, o projeto já se expandiu.

Além do trabalho com a Clarilari Craft, o empreendedorismo cria novas portas por meio dos eventos do coletivo Mães Que Criam, em Ribeirão Preto. Em cada evento, buscamos fomentar o empreendedorismo materno e trazer uma programação interessante para todas as idades e especialmente para os pequenos.

Depois de todas essas iniciativas transformadoras, quem aí não diria que o futuro é criado por nossas próprias mãos? Para conhecer mais produtos e se deliciar com as criações da família, venha conhecer a loja online. #Brinquemais

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.