A internet tem um mar de conteúdo, e o buscador Google realmente facilita nossa vida em diversos momentos. Mas você conhece todos os seus recursos? Uma ferramenta que ajuda bastante a vida de empreendedores é o Google Trends. Ele te ajuda a localizar palavras-chave sobre um determinado assunto por relevância. Veja como utilizá-la!
Google Trends: como pesquisar tendências para seu negócio
Basicamente, o Google Trends é um recurso gratuito disponibilizado pelo Google. Seu objetivo é ajudar no acompanhamento de palavras-chave dentro do buscador, vendo quais assuntos e termos são tendência no seu nicho de mercado. Com ele você pode:
- Ver quais são os termos e tendências mais pesquisadas pelos internautas;
- Ter ideias de produtos e conteúdos relevantes para seu público alvo.
Utilizando o Google Trends em seu computador
Depois de entender como essa ferramenta que localiza palavras-chave funciona, é hora de instalar para começar a utilizá-la. Este é um processo simples, e para fazê-lo é preciso:
- Ir até a página do Google Trends. Você não precisa fazer download e nem realizar nenhum cadastro para começar;
- Na primeira página, você pode explorar os assuntos que estão sendo mais discutidos na internet na atualidade. Você também pode utilizar a aba de busca para localizar algo;
- Há uma série de recursos gráficos disponíveis, para ajudá-lo a ver onde e de que forma um termo é mais utilizado.
Como interpretar as informações da ferramenta
Ao entrar no Google Trends você vai reparar que existe uma série de gráficos, mapas e muitas informações. Tudo isto é bem útil para as palavras-chave, basta entender o funcionamento de cada um dos itens que estão ali:
- Os gráficos normalmente representam interesse em determinada palavra-chave por números. Isto significa que 100 equivale ao pico de popularidade de um termo, 50 a metade e assim por diante;
- Já o mapa mostra popularidade de palavras-chave em regiões do mundo. Cada região tem um valor de 0 a 100 com determinado termo buscado, e é isto que os mapas mostram. Um valor maior significa um número maior de consultas;
- Junto com as palavras-chave principais, há uma série de termos relacionados que você pode consultar. Ele também são importantes para ver a relevância de determinado tópico ou assunto.
- Na aba de exploração você pode filtrar resultados. É possível separar por localização, tipo de pesquisa e categoria, como vídeo, web, notícias ou shopping;
O funcionamento básico do Google Trends é simples e eficiente. E para aproveitar ao máximo suas ferramentas, veja estas dicas finais:
- Aproveite para ver os termos mais pesquisados no Google, e encontre a forma certa de colocar em seu conteúdo. Uma boa maneira é utilizar sinônimos;
- Todo ano o Google Trends traz uma retrospectiva dos termos mais utilizados. Veja esta lista com cuidado, de forma que você possa emprega-la futuramente. Confira a lista do ano de 2017.
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