Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Jornada dupla para mães: dicas de lojista

Jornada dupla para mães: dicas de lojista

Jornada dupla para mães, como lidar? Quando se é mãe e empreendedora, muitas vezes temos que nos desdobrar para dar conta das necessidades dos pequenos, educá-los, confeccionar os produtos de encomendas, cuidar da casa, responder emails, gerenciar a loja e muitas outras atividades. Convidamos três lojistas fora de série do Elo7 para compartilhar suas dicas sobre como gerenciar o tempo e dar conta de tudo, são elas: Adelayde da loja Ateliê DaLay, Andrea da loja Umsnart e a Luciana da loja Clube do Carimbo.

Jornada dupla para mães: Dicas de lojista

Jornada dupla para mães 1

1. O que te motivou a empreender?

O desejo de passar mais tempo com os filhos alavancou todo o processo de consolidação da empresa da Adelayde. Ela contou com o apoio do marido e da família e acha que não há nada mais gratificante do que ver os retornos de sua empresa, principalmente no sentido familiar. A Andreia começou a trabalhar sério com sua arte quando se sentiu desmotivada com seu trabalho em publicidade. A necessidade de ter um complemento no orçamento familiar e o desejo de ficar com minha filha foi o que motivou a Luciana a empreender em casa.

2. Como conciliam seu tempo com o seu negócio criativo e as responsabilidades como mãe?

A chave para conciliação, na opinião da Adelayde e da Andrea, é a organização e administração do tempo. Elas se dedicam à empresa nos momentos em que as crianças estão na escola e nas atividades complementares.

A Luciana separa seu dia por tarefas, incluindo a demanda da empresa e o tempo com sua filha. Ela segue o cronograma para que tudo fique em ordem e procura manter a disciplina para não deixar a peteca cair em casos de imprevistos. Com isso, sua filha pequena aprendeu quais são os horários de trabalho e quais são os horários de lazer, e assim ela não fica triste ou sente-se menos importante. Às vezes a filha da Luciana diz “Mamãe, quando você terminar de brincar no seu trabalho, podemos ir ao parque?”.

Jornada dupla para mães Dicas

caixa vintage pássaro Ateliê Dalay, carimbo Birdu e Lilás Clube do Carimbo, trançado em macramê com granadas Umsnart

3. Quais os desafios que a jornada dupla traz? Como lida com eles?

Pelas experiências da Adelayde, os desafios se encontram no início, pois achava que não iria dar conta de tudo. Com o tempo e após muita persistência, conseguir adaptar sua rotina às novas atividades. A Andrea tinha muitas noites mal dormidas e stress por causa de suas responsabilidades no início também, mas encontrou nas atividades físicas uma forma de repor as energias e ter mais disposição.

Manter a disciplina em casa é o maior desafio para a Luciana. Para ela, cumprir com seu cronograma é um esforço diário, mas vale muito a pena. Manter cada atividade no seu devido horário garante que as tarefas sejam completadas e evita a frustração.
.

4. Que dica daria para quem pretende ser uma mãe empreendedora?

dica da Adelayde é organização do tempo e do espaço de trabalho. Para ela é fundamental ter um espaço dedicado somente ao trabalho, seja em um cômodo da casa ou em outro local, isso evita a dispersão com outras atividades. Para a Andrea, é muito importante ter paciência, amor e alegria no dia a dia, para isso, nunca se esqueça de dedicar um tempo para você, fazer cursos, cuidar da saúde e ter um momento só seu.

A Luciana alerta: antes de tudo, pare e organize-se! Se você está num momento em que as tarefas de casa/cuidado com os filhos e seu negócio criativo se acumulam e se atrapalham, faça uma lista de tarefas e programe-se para fazer as coisas. Inclua nessa lista as tarefas de casa, as tarefas da empresa e os momentos em que fica com os filhos em alguma atividade especial, isso te deixará menos aflita, mais calma e verá que o tempo renderá.
.

5. Qual os maiores benefícios de ser uma mãe empreendedora?

Os maiores benefícios são o tempo que tenho com minha família e o exemplo que estão recebendo. O empreendedorismo envolve muitas informações que consequentemente refletem em nossa forma de pensar e agir: tempo, compromisso, prazos, organização, etc. Certamente quando estiverem maiores terão noção de tudo isso.

Para a Andrea, a liberdade para gerenciar seus horários da melhor forma para aproveitar sua energia quando está disposta, ou descansar quando o corpo pedir uma pausa. A Luciana se sente mais organizada, menos ansiosa, planeja melhor as finanças e realiza muitos dos projetos sem comprometer o meu tempo com sua filha. Para ela, a ideia é unir a família em seu negócio, não separá-la.

Compartilhe aqui nos comentários as suas dicas sobre como lidar com a jornada dupla. Vamos adorar saber!

bool(false)
Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Também sou mãe/empreendedora, e resolvi dar um passo a mais no meu negócio quando minha filha fez 1 ano, criando outra loja no Elo7 de artigos para bebês. Ela é minha total inspiração, pois apartir do quartinho que fiz pra ela me encoragei a começar esse novo ramo pelo qual sempre fui verdadeiramente apaixonada! Só com muuuita organização diária é possível dar conta de tudo. Adoro ler posts sobre esse assunto. Me anima muito saber que existem outras mamães como eu!